Pesquisa

O Poder e o Ministério da Oração, o relacionamento do cristão com Deus - Lição 1ª - O que é Oração [?]

Para essa primeira lição tivemos a honra de contar com o comentário do nosso vice-dirigente, o irmão Aguinaldo Barbosa. Espero que todos vocês possam ser abençoados com o comentário dele. Bom trimestre.


P.S.: Aguinaldo já postou outras vezes nesse blog. Veja:



http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/05/licao-6-soberania-e-autoridade-de-deus.html (A Soberania e a autoridade de Deus)


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/02/8-licao-exortacao-santificacao.html (Exortação à santificação)



Escrito por Aguinaldo Barbosa, vice-dirigente da Escola Dominical em Pereira Carneiro 1
 
 
A graça e a paz do Senhor Jesus Cristo seja com todos. Alegrei-me muito no espírito em poder compartilhar com os queridos irmãos em Cristo essa série de lições equivalentes ao 4º trimestre no qual vamos estudar, aprender e nos aprofundar nesse tema que é de essencial importância na vida do crente fiel.



ORAÇÃO


Oração: Definição do latim orationem ou um meio pelo qual o homem expressa suas necessidades, alegrias, súplicas e lamentações a Deus (Juízes 6.13; Lucas 2.28,29; Gêneses 28.28,21 e João 11.21) em qualquer que seja a circunstância que o crente esteja passando a oração com súplicas a Deus surte seus efeitos desde que seja sincera e verdadeira.



A quem devemos orar e quando orar?

Desde que descobrimos o mundo como pessoas, sempre nos apegamos a alguma coisa, por isso, somos apegados com nossos pais, irmãos, parentes e amigos para nos valer nas situações adversas da vida (II Crônicas 15.4; Neemias 1.9). Com isso entendemos que devemos orar somente a Deus (Salmos 121.1,2) porque só Ele é nosso socorro.



Orando em todo tempo, quando tudo parece estar bem.

O ato de orar deve estar presente no dia-a-dia do salvo, pois ele deve estar prepreparados para enfrentar as circunstâncias da vida do salvo (Colossenses 4.2)



... na angustia e adversidade.

Neste mundo devemos ser sóbrios, pois o fato de aceitarmos a Jesus não nos impede de passarmos por lutas e tribulações, pois enquanto estivermos no mundo estamos sujeitos as aflições da vida cotidiana (Isaías 32.17; João 17.14), pois os próprios discípulos bem sabiam dessa realidade (Atos 5.41).



Como devemos orar?

Desde que o homem foi criado por Deus lá no Édem, Deus sempre se preocupou em se comunicar com as sua criaturas (Gênesis 3.8,9; 6.13; 9.1). Após a queda do homem Deus de certa forma se afastou do homem, mas não o abandonou. No Velho Testamento vemos muitos personagens orarem a Deus de uma maneira diferente (Gênesis 28.20,21; II Samuel 15.8).

Para que sejamos ouvidos e termos respostas as nossas orações devemos orar com fé, confiança, objetivo, reverência e perseverança crendo que Deus nos dará resposta quando clamamos com fé e reverencia Ele se agrada (II Samuel 7.3)



Fé e humildade

Dois atos que movem a vontade de deus porque a fé um firme fundamento (Hebreus 1.1). Assim como a humildade faz mover o braço de Deus (II Crônicas 7.14). Nisso vemos que as duas ações andam juntas e nisto somos beneficiados (Efésios 1.15-17; I Timóteo 2.8). Podemos perceber que quando o homem se humilha ele consegue confessar todo seu pecado e culpa diante de Deus (I Pedro 2.5)



Onde e quando orar?

Devemos ter em nosso lar um lugar separado e especifico para orar a Deus com fervor e devoção (II Reis 4.33) e nisso o homem é privilegiado (Provérbios 12.2). Quando tivermos no templo para orar devemos mostrar que somos sóbrios e sábios diante de Deus para que Ele nos justifique (Lucas 18.13), é preciso saber que o templo no qual nos reunirmos foi edificado para oração e adoração a Deus e não casa de comércio e negócios que ema nada nos edifica (Lucas19. 46).


CONCLUSÃO

Antes de contarmos ou pregarmos devemos orar, pois este é um elo que liga o céu à Terra (Mateus 16.18,19). Com oração há libertação (Atos 12.5-9), na oração há milagre (atos 11.41-43), por isso, devemos sempre orar sem esquecer de vigiar para não entrarmos em tentação.


Comentários