Pesquisa

8º Lição - Exortação à santificação

Antes de qualquer coisa gostaria de dizer a todos os leitores que este blog não seria possível sem a benção e proteção de Deus e o apoio da minha família e do corpo de membros de nossa igreja, especialmente da direção e do corpo docente e discente da nossa escola dominical. Nessa oportunidade temos a honra de contar com o comentário do vice-dirigente da escola dominical em Pereira Carneiro 1, o nosso irmão Aguinaldo Barbosa. Aguinaldo sempre foi o homem de raciocínio fino e rápido e notável saber nas Escrituras e é com justiça que ocupa um cargo de direção na nossa escola dominical. Além de tudo isso, ainda é o dirigente do conjunto musical da nossa congregação. Fiquem agora com seu comentário da oitava lição:



Escrito por Aguinaldo Barbosa, vice-dirigente da Escola Dominical em Pereira Carneiro 1



Santificação significa separação do mal e do pecado ou processo pelo qual o crente se conforma mais e mais à imagem de Cristo. Como está escrito:

Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo, por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora. Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (II Pedro 1.3-11).

e:

Nunca me assentei no congresso dos zombadores, nem me regozijei; por causa da tua mão, me assentei solitário, pois me encheste de indignação (Jeremias 15.17, ARC).

Em nosso texto bíblico básico ou leitura em classe encontramos o apóstolo Paulo fazendo a igreja analisar sua nova maneira de viver em Cristo com a vã maneira de viver daqueles que não conhecem a Cristo. Faz-nos lembrar de Sansão com suas fraquezas por mulheres de povos que não conheciam a Deus nem O temiam (confira Juízes 14.1,2; 16.1,4).


A santificação exige de certa forma alguns cuidados e separação (Cf. Levítico 19.19 e Esdras 9.1-2,11-12)

Quando Deus criou o homem não criou apenas um homem, mas um templo aonde pudesse habitar. Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado (I Coríntios 3.16-17).

Pois quando estamos santificados – e isso no sentido mais explícito: separados dos negócios desta vida – podemos sentir a íntima comunhão que temos com Deus através de Cristo transbordar em nossos corações. Dar-lhes-ei coração para que me conheçam que eu sou o SENHOR; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; porque se voltarão para mim de todo o seu coração (Jeremias 24.7).

Deus em sua essência é santo e por esse motivo o salvo precisa manter-se afastado daqueles que se comprazem com este mundo e suas concupiscências (Cf. Isaías 52.11 e Salmos 1.1).


Deus nunca mudou quanto ao se conceito com Israel, pois foram eleitos filhos Seus (Jeremias 31.1,9; Levítico 26. 11-12)

Para que essas promessas cumprissem-se literalmente o povo deveria observar Seus estatutos: Se andardes nos meus estatutos, guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes, então, eu vos darei as vossas chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua messe, e a árvore do campo, o seu fruto (Levítico 26. 3-4).

Ora, pela rejeição de Israel a promessa de Deus nos alcançou, mesmo nós sendo gentis fomos aceitos pela misericórdia de Cristo e pelo amor de Deus (cf. João 1.12 e João 3.16).

Quando o apóstolo Paulo se sentia forçado a exortar a igreja de Corinto, o fazia com o coração apertado, mas confiante, pois ele sabia a palavra que ele tinha pregado e que essa palavra havia, germinado, brotado e crescido com a graça de Deus (II Coríntios 5.17 e II Coríntios 3.2-3)


Se nós vigiássemos a nós mesmos a cada dia não seríamos julgados, porém quando Somos repreendidos por Deus por meio da Sua Palavra, no primeiro momento nos sentimos tristes e a aflição invade a nossa alma, mas em seguida somos confortados pelo Espírito Santo.


Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. (I Coríntios 11.31-32)







Comentários