Pesquisa

LIÇÃO 12ª - LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS



ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO AUXILIAR OFICIAL E PROFESSOR DE ESCOLA DOMINICAL EM LOTEAMENTO GRANDE RECIFE 1. IRMÃO ANTÔNIO BARBOSA.




LIÇÃO 12 – LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS - 4º TRIMESTRE 2013
(Ec 11.1-10)


Introdução

Quando pensamos ou falamos em lançar  o pão sobre as águas pensamos logo nisto:
 Mas veremos no decorrer desta lição que essa expressão é de difícil interpretação e vai muito além de um simples entendimento, a exemplo disto temos algumas interpretações.

 I - POSSÍVEIS INTERPRETAÇÕES DO SIGNIFICADO DO TEXTO DE ECLESIASTES 11.1

1-vejamos o que alguns teólogos falam sobe o texto citado, observem que Salomão talvez quisesse falar algo alem de um simples pão sobre as águas.

A-      Alguns estudiosos afirmam que esse texto possa se referir à caridade, ou seja, devemos “lançar” o pão para abençoar vidas que precisam dele. Ajudando os outros, a bênção voltaria às nossas vidas mais cedo ou mais tarde como consequência da nossa liberalidade e amor ao próximo.
B
-       Outros estudiosos apresentam a interpretação de que mesmo uma atitude que não parece tão sábia – nesse caso lançar o pão sobre as águas – tem as suas recompensas ou conseqüências em nossa vida. Assim, temos que ter cuidado com nossas atitudes, principalmente aquelas absurdas, pois acharemos os frutos delas.

C-       Outra interpretação diz que a alusão aqui possa ser a respeito do comércio marítimo de trigo. Salomão estaria apresentando essa modalidade de comércio como algo sábio e recompensador, apesar de arriscado. Esse comércio seria o lançar o pão (trigo) sobre as águas e, depois da viagem longa e perigosa por mar, obter o seu lucro. Apesar da demora de muitos dias, o lucro seria achado (recebido), bastando que houvesse tranquilidade para fazer o investimento no tempo certo e a paciência de esperar.

D-       Outros estudiosos do AT declaram que esse versículo é uma alusão a um antigo costume egípcio. AS CHEIAS DO RIO NILO – Os egípcios jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam abundantemente por onde estivesse sementes. “Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados” ( Lm 3.39).

II – INTERPRETAÇÃO LITERAL PARA O TEXTO

Queridos existe uma coisa chamada expressão idiomática para cada idioma, que só é entendido de uma forma mais compreensiva naquele determinado idioma, a exemplo do nosso idioma temos algumas frases como:
- Olha ele deu um tiro no pé(ou seja, o mal virou contra ele mesmo)
- A vaca foi pra o brejo(ou seja, deu tudo errado)


A despeito do Hebraico também temos algumas expressões que são bem entendidas nesse idioma, principalmente quando está atrelada a cultura judaica, por exemplo, quando traduziram o versículo que diz; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlate os tornarei branco como a pura neve.para alguns países da áfrica, nunca tinham visto a neve e na época da tradução bíblica para eles não tinha internet como hoje, uma possível solução encontrada pelos tradutores para essa expressão judaica foi traduzir da seguinte forma; ainda que os vosso pecados sejam com a escarlate os tornarei brancos como a polpa do coco.


-No caso em especial de Ec 11.1
Existe um contexto histórico/cultural envolvendo esse texto conforme (Isaias 32.20). em Israel existe apenas dois períodos de chuvas, são eles: março e abril, e outubro e dezembro, essas épocas eram tão importantes que após a colheita havia a FESTA DAS COLHEITAS, onde comemoravam a colheita do pão. Fora esses meses a terra e muitissimamente seca onde a plantação é totalmente imprópria. para isso as famílias se precaviam, colhia as espigas não de milhos mas de trigo,que posteriormente seria transformado em pão, levavam a eira
EIRA




 tratavam de limpar os graus em 4 etapas, ou seja:
1-     Batiam o trigo colhido.

2-     Os bois passavam o jugo para refinar a colheita, girando sempre em ciclo, os meninos faziam peso sobre o jugo.

3-     pegavam as pás e jogavam pra cima, com a intenção do vento levar a palha e deixar apenas o trigo. Conforme Lucas 3:17 nos fala.

4-     Peneiravam o trigo, no processo de ciranda.



Depois de bem batido e separado a palha do trigo, ofertavam ao senhor a devida parte e do restante tiravam o seu sustento para os meses posteriores.

Aonde entra  o texto?

Acontece que eles não tinham outro sustento ou meio de sobrevivência principal, a não ser o cultivo, logo os grãos de trigo trazidos para suas casas, eram armazenados e todos os dias os judeus comiam ao máximo duas porções desse trigo, o transformando em pão, uma espécie de pizza, sendo que ao passar o tempo essa reserva ia diminuindo a ponto de na maioria das vezes sobrar uma pequena porção no final do verão, acontece que; o pai da família iria decidir se no suposto inverno onde empoçava água a ponto de puderem trabalhar a terra a irrigando, e assim lançar essas sementes de pão, para assim poderem colher depois, ou comeria o restante dos grãos e ficariam com fome o restante do inverno mais o verão, até conseguirem sementes emprestadas para plantarem, o que não era tão fácil. e ai o que acontecia caso lançassem o pão sobre as águas?
  




 

REFERÊNCIAS


 III APLICAÇÃO

A-Aplicando para nossos dias Norman Clamplin nos trás uma linda definição para esse texto, ele diz o seguinte
B- podemos também aplicar esse texto a viúva que Eliseu multiplicou o seu restinho de pão, conforme diz em

Aquela viúva só tinha aquele resto de trigo, com ele ela poderia comer e se tivesse terra plantar, mas optou pela fé em lançar sobre as águas não literalmente mas por fé, oferecendo aquela pequena porção ao homem de Deus, e Deus a recompensou por isso.




Vídeo ilustrativo



 GONÇALVES, José. Prosperidade à Luz da Bíblia. CPAD.
 STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
 VINE, W. E, et al. Dicionário Vine. CPAD.
 MOODY COMENTARIO BIBLICO. ED. VIDA






Comentários