ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO AUXILIAR OFICIAL E PROFESSOR DE ESCOLA DOMINICAL EM LOTEAMENTO GRANDE RECIFE 1. IRMÃO ANTÔNIO BARBOSA.
LIÇÃO 12 – LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS -
4º TRIMESTRE 2013
(Ec 11.1-10)
Introdução
Quando pensamos ou falamos
em lançar o pão sobre as águas pensamos
logo nisto:
Mas veremos no decorrer desta lição que essa
expressão é de difícil interpretação e vai muito além de um simples
entendimento, a exemplo disto temos algumas interpretações.
I - POSSÍVEIS INTERPRETAÇÕES DO SIGNIFICADO
DO TEXTO DE ECLESIASTES 11.1
1-vejamos o que alguns
teólogos falam sobe o texto citado, observem que Salomão talvez quisesse falar
algo alem de um simples pão sobre as águas.
A- Alguns estudiosos
afirmam que esse texto possa se referir à caridade, ou seja, devemos “lançar” o
pão para abençoar vidas que precisam dele. Ajudando os outros, a bênção
voltaria às nossas vidas mais cedo ou mais tarde como consequência da nossa
liberalidade e amor ao próximo.
B
- Outros estudiosos
apresentam a interpretação de que mesmo uma atitude que não parece tão sábia –
nesse caso lançar o pão sobre as águas – tem as suas recompensas ou conseqüências
em nossa vida. Assim, temos que ter cuidado com nossas atitudes, principalmente
aquelas absurdas, pois acharemos os frutos delas.
C-
Outra interpretação diz que a alusão aqui possa ser a
respeito do comércio marítimo de trigo. Salomão estaria apresentando essa
modalidade de comércio como algo sábio e recompensador, apesar de arriscado.
Esse comércio seria o lançar o pão (trigo) sobre as águas e, depois da
viagem longa e perigosa por mar, obter o seu lucro. Apesar da demora de muitos
dias, o lucro seria achado (recebido), bastando que houvesse tranquilidade para
fazer o investimento no tempo certo e a paciência de esperar.
D-
Outros estudiosos do AT declaram que esse
versículo é uma alusão a um antigo costume egípcio. AS CHEIAS DO RIO NILO – Os
egípcios jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da
baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam abundantemente por onde
estivesse sementes. “Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se
cada um dos seus próprios pecados” ( Lm 3.39).
II – INTERPRETAÇÃO LITERAL PARA O TEXTO
Queridos existe uma coisa chamada
expressão idiomática para cada idioma, que só é entendido de uma forma mais
compreensiva naquele determinado idioma, a exemplo do nosso idioma temos
algumas frases como:
- Olha ele deu um tiro no pé(ou seja, o
mal virou contra ele mesmo)
- A vaca foi pra o brejo(ou seja, deu
tudo errado)
A despeito do Hebraico também temos
algumas expressões que são bem entendidas nesse idioma, principalmente quando
está atrelada a cultura judaica, por exemplo, quando traduziram o versículo que
diz; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlate os tornarei branco como
a pura neve.para alguns países da áfrica, nunca tinham visto a neve e na
época da tradução bíblica para eles não tinha internet como hoje, uma possível
solução encontrada pelos tradutores para essa expressão judaica foi traduzir da
seguinte forma; ainda que os vosso pecados sejam com a escarlate os tornarei
brancos como a polpa do coco.
-No caso em especial de Ec 11.1
Existe um contexto histórico/cultural
envolvendo esse texto conforme (Isaias 32.20). em Israel existe apenas dois
períodos de chuvas, são eles: março e abril, e outubro e dezembro, essas épocas
eram tão importantes que após a colheita havia a FESTA DAS COLHEITAS, onde
comemoravam a colheita do pão. Fora esses meses a terra e muitissimamente seca
onde a plantação é totalmente imprópria. para isso as famílias se precaviam, colhia
as espigas não de milhos mas de trigo,que posteriormente seria transformado em
pão, levavam a eira
EIRA
tratavam de limpar os graus em 4 etapas, ou
seja:
1-
Batiam
o trigo colhido.
2-
Os
bois passavam o jugo para refinar a colheita, girando sempre em ciclo, os
meninos faziam peso sobre o jugo.
3-
pegavam
as pás e jogavam pra cima, com a intenção do vento levar a palha e deixar
apenas o trigo. Conforme Lucas 3:17 nos fala.
4- Peneiravam o trigo, no processo de ciranda.
Depois
de bem batido e separado a palha do trigo, ofertavam ao senhor a devida parte e
do restante tiravam o seu sustento para os meses posteriores.
Aonde
entra o texto?
Acontece
que eles não tinham outro sustento ou meio de sobrevivência principal, a não ser
o cultivo, logo os grãos de trigo trazidos para suas casas, eram armazenados e
todos os dias os judeus comiam ao máximo duas porções desse trigo, o
transformando em pão, uma espécie de pizza, sendo que ao passar o tempo essa
reserva ia diminuindo a ponto de na maioria das vezes sobrar uma pequena porção
no final do verão, acontece que; o pai da família iria decidir se no suposto
inverno onde empoçava água a ponto de puderem trabalhar a terra a irrigando, e
assim lançar essas sementes de pão, para assim poderem colher depois, ou
comeria o restante dos grãos e ficariam com fome o restante do inverno mais o
verão, até conseguirem sementes emprestadas para plantarem, o que não era tão
fácil. e ai o que acontecia caso lançassem o pão sobre as águas?
REFERÊNCIAS
III APLICAÇÃO
A-Aplicando para nossos dias Norman Clamplin nos trás uma
linda definição para esse texto, ele diz o seguinte
B- podemos também aplicar esse texto a viúva que Eliseu multiplicou o seu restinho de pão, conforme diz em
Aquela viúva só tinha aquele resto de trigo, com ele ela
poderia comer e se tivesse terra plantar, mas optou pela fé em lançar sobre as
águas não literalmente mas por fé, oferecendo aquela pequena porção ao homem
de Deus, e Deus a recompensou por isso.
Vídeo ilustrativo
GONÇALVES, José. Prosperidade
à Luz da Bíblia. CPAD.
STAMPS, Donald C. Bíblia
de Estudo Pentecostal. CPAD.
VINE, W. E, et al. Dicionário Vine. CPAD.
MOODY COMENTARIO BIBLICO.
ED. VIDA
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