Pesquisa

Lição 6º - A Soberania e a Autoridade de Deus

Nessa oportunidade estamos com a honra de receber o comentário do nosso vice-dirigente. Com vocês o seu comentário:

P.S.: O irmão Aguinaldo já postou outro comentário nesse blog. Veja:



Escrito por Aguinaldo Barbosa, vice-dirigente da Escola Dominical em Pereira Carneiro 1


É com muito prazer e alegria que eu volto a fazer mais um simples comentário para a Escola Bíblica dominical. Desta feita estaremos estudando a 6ª lição que tem como titulo “A SOBERANIA E A AUTORIDADE DE DEUS”. A soberania e autoridade de Deus é algo de que por mais que o homem insista em relutar, nunca vai poder negar (Romanos 9.20), o homem criado por Deus não está autorizado a questionar ou mesmo criticar toda a obra que Deus realiza em sua vida (Deuteronômio 32.4), pois todas as bênçãos ou castigos, se assim o homem julgar, com certeza somos merecedores, é preciso que o homem procure viver uma vida de retidão e humildade para que possamos sempre ouvir a voz do Oleiro (Ezequiel 2.1,2). O Oleiro tem todo o cuidado e principalmente paciência, pois quando o vaso que está em suas mãos, o quebra e continua a criar um novo vaso para que venha ter utilidade na sua obra (Jeremias 18.4), pois observando com cuidado o capitulo 18 de Jeremias na figura expressa de um Oleiro podemos entender um pouco sobre a soberania de Deus porque assim como o oleiro tem o poder de modelar de mudar de fazer o vaso que ele imaginar para um fim especifica para o bem daqueles que querem fazer a sua vontade porque sua soberania está diretamente ligada a sua autoridade e podemos ver isso no capitulo 37 do profeta Ezequiel no vale dos ossos secos onde o próprio Deus faz prova do profeta quanto à possibilidade de aqueles ossos ganharem vida e o profeta assegura que Deus sabe ou, em outras palavras, o profeta talvez quisesse dizer assim: se assim o Senhor determinar sim eles pode ganhar vida, pois Jó foi bem claro em declarar que Deus tudo pode e nenhum dos Seus pensamentos pode ser impedido (Jó 42.1,2). Porque devemos ir à casa do Oleiro? Ora o Deus soberano e poderoso é zeloso e requer de nós sinceridade e submissão e que sempre falemos a verdade.

Com a chamada de Jeremias no capitulo 1.11,12, Ele pergunta ao profeta uma coisa simples que com certeza ele sabia a resposta e Deus o prevenia dizendo eu velo sobre a minha palavra para cumprir por mais simples que seja Oleiro o seu trabalho é muito importante porque ele requer paciência prática e objetividade e determinação.

Como Opera a Soberania de Deus? Na natureza em volta vemos a soberania de Deus em toda a nossa volta, mas é no homem por ele mesmo criado que a sua autoridade nos surpreende na vida de homens como o apóstolo Paulo, no pescador Pedro ou mesmo na vida do cobrador de impostos Zaqueu vemos uma transformação espontânea que vem de dentro para fora e todos em volta deles glorificam a Deus pela transformação feita por Deus.

O Crente Quanto a Vontade de Deus- Nós não devemos viver indiferentes ao evangelho que nos foi pregado em Marcos 16 e verso 15 recebemos uma ordem direta de Deus, ide por todo o mundo a pregar o evangelho a toda criatura o mais importante é que eles nos condicionou nos autoridade sob a sua palavra. Para que nós não nos firmássemos em nós mesmos Mt 10.1

PALAVRA CONCLUSIVA- Pelo fato do homem se omitir de seus atos falhos, de seus pecados de sua desobediência é que Deus através de seus profetas fiés mensageiros de sua palavra sempre simplificou a sua forma de comunicação e muitas vezes falou por enigma ou Parábola usam dos fatos do cotidiano do homem o próprio Jesus muitas vezes fez uso de parábolas para explicar o motivo verdadeiro amor de Deus, de como ele nos amou incondicionalmente, de como ele está pronto a nos perdoar, nos receber não mas como criatura e sim como filhos que se achavam perdidos, mortos e arrependidos e foi assim que ele fez com o profeta Jeremias quando o mandou disse a casa do oleiro ele precisava ver o trabalho do oleiro e entender que muitas vezes o bairro precisava ser muito amassado para que se torne um vaso perfeito bonito e tenha uma boa utilidade proveitosa na casa pois o oleiro sabe o que cada vaso precisa para ser per feito que nós como igreja militante estejamos prontos a entender e respeitar a vontade de Deus que é o nosso oleiro que conhece nossos caminhos planos pensamentos e ações que possamos vivermos sempre na será presença. “Amém”


Comentários