Pesquisa

LIÇÃO 4ª - A CELEBRAÇÃO DA PRIMEIRA PÁSCOA


ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO DIRIGENTE O IRMÃO GILVAN GOMES 





   A celebração da primeira páscoa
 
Introdução  


Interessante é pensar em uma comemoração de algo que ainda iria acontecer; como nosso Deus é poderoso, ao mesmo tempo em que ele advertia o povo a se prepararem para um grande acontecimento, já os levava também a comemorar um fato histórico que pela sua presciência estava preste a acontecer. Pois celebração fala  da parte cultural imaterial que distingue a forma ou método de elaboração de determinada cerimônia. Vejamos pois o que foi a páscoa judaica e a nossa páscoa.


                            A páscoa judaica


 
A Ceia Judaica, também chamada de Páscoa foi instituída por Deus quando o povo ainda estava no Egito. – Ex 12. Ela significava libertação (redenção) para os hebreus – Ex 12.14. A palavra “páscoa” quer dizer: “passar além, passar por cima”. A palavra descreve a passagem do anjo da morte, quando seriam mortos todos os primogênitos do Egito e poupados os dos israelitas. Essa festa era sombra (tipo, figura) daquilo que aconteceria futuramente, isto é, ela apontava para Jesus – 1Co 10.1-10; Cl 2.16,17; Hb 10.1.


O significado da páscoa judaica

Jesus instituiu a Ceia em substituição à Páscoa judaica (Lc 22.7-23) para que ela fosse celebrada pelos cristãos tendo em seu simbolismo, alguns significados. No quadro abaixo, na primeira coluna estão os símbolos da antiga páscoa judaica, e na segunda coluna estão seus significados cumpridos em Cristo na Cruz, quando disse: “Está consumado” (Jo 19.30), ou seja, a páscoa judaica já não deveria mais ser celebrada:


Páscoa Judaica
O cumprimento em Jesus

O cordeiro (Ex 12.3)
Cristo é o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1.36)
Era sem defeito (Ex 12.5)
Jesus é perfeito (1 Pe 1.18,19; Jo 8.46; Hb 4.15)


Os ossos não foram quebrados (Ex 12.46; Sl 34.20)
O corpo de Cristo simboliza a Igreja e a igreja somos nós, por isso não podemos viver em contendas, intrigas ou sem participar da Ceia. Seria o mesmo que peixe fora d’água. Cear é fazer parte de Cristo, da Igreja (1 Co 10.16,17; 12.12-27). Esta unidade não pode ser quebrada. Os ossos de Cristo não foram quebrados (Jo 19.36).
O sangue do cordeiro representava libertação, redenção e proteção para os israelitas (12.7,13)
Somente o sangue de Cristo é capaz de redimir o pecador. Nem a água do batismo ou a intervenção de santos pode nos dar proteção. Só o sangue do Cordeiro de Deus (1 Jo 1.7; At 4.12; 16.31)
O cordeiro foi sacrificado (Ex 12.6,27)
Jesus foi sacrificado por nós (Is 53; Jo 3.16; Rm 3.25; 1 Co 5.7)
O cordeiro seria sacrificado à tarde (Ex 12.6)

Jesus morreu à tarde (Mc 15.25)
Os pães asmos (sem fermento) simbolizavam pureza (Ex 12.8). Significava a separação do povo do Egito. Egito, na Bíblia, é igual a pecado.
Fermento na Bíblia é símbolo de pecado (1 Co 5.6-8; Gl 5.9). A Ceia para o crente significa a separação do crente do mundo (Mt 16.6,11; Mc 8.15)
As ervas eram amargas (Ex 12.8; Is 53.7)
Cristo sofreu, na Cruz, a amargura, a dor, pelos nossos pecados (Mt 26.39,42)
O sangue foi derramado para expiação dos pecados. Era o penhor da salvação (Ex 12.13)
O sangue de Cristo é a garantia do perdão; é a garantia de que a morte não tem mais poder sobre nós. Ainda que morramos, ressuscitaremos (Jo 11.25; Hb 9.22; 1 Jo 1.7)

A páscoa cristã
 
Então, a páscoa cristã foi resumida em dois símbolos apenas: pão e vinho. – 1Co 11.23-32. Nós a chamamos de Ceia do Senhor.


O significado da páscoa cristã


 O que a Ceia do Senhor significa? A Igreja Primitiva lembrava-se de que Jesus a instituiu na noite da refeição da Páscoa (Lc 22.13-20).
Da mesma maneira que a Páscoa celebrava a libertação da escravidão do Egito, com a morte do cordeiro, a Ceia do Senhor celebra a libertação do pecado por meio da morte de Cristo.
Os preparativos de Ex 12.11 relembram o crente de hoje que deve estar preparado (certo de sua salvação) com as armas espirituais dadas por Deus (Ef 6.10-18) para que, ao sair “apressadamente” do mundo (não se pode ficar em dúvida), não volte mais atrás (2 Pe 2.20-22). “Esta é a Páscoa do Senhor” (Ex 12.11b).
O pão e o vinho simbolizam o corpo e sangue de Cristo  rasgado e derramado na cruz para nos salvar. Por isso, quem não comer e não beber do corpo e do sangue, isto é, não participar da Ceia do Senhor, não terá salvação. – Jo 6.51-56. Ao participar da Ceia do Senhor, de acordo com 1Co 11.26, o cristão deve ter em mente que essa festa aponta para três eventos:
A morte de Cristo. – A morte do Senhor é importante para nós, porque se ele não tivesse morrido nós não poderíamos ser salvos. Por isso, devemos cear agradecendo ao Senhor por esse ato. – 1Co 15.3,4.
A ressurreição de Cristo. – Paulo diz que só a morte de Cristo não valeria, se ele não tivesse ressuscitado. – 1Co 15.14,17.
A volta de Cristo. – “Até que ele venha” é o que diz o apóstolo. Isso indica a continuidade da Ceia. Devemos, pois, participar da Ceia lembrando de que ele virá em breve. – Jo 14.1-3.

Conclusão

Como disse o comentarista: A Páscoa era uma oportunidade

para os israelita descansarem, tão grande livramento que foi sua libertação e saída do Egito. Hoje o nosso cordeiro pascal é Cristo ele morreu para trazer redenção aos judeus e gentios. Cristo nos livrou da escravidão do pecado e sua condenação eterna. Exaltemos ao Senhor diariamente por tão grande salvação. (Isaías 53. 4,5,6,7) 



Comentários