Pesquisa

Lição 9ª — A organização do serviço religioso

Escrito por Sara Carvalho, professora da sala dos adolescentes.



  A adoração a Deus sempre foi importante e deve ser feita com organização e seriedade, e não foi diferente no tempo de Neemias, a reconstrução da cidade não foi suficiente apenas, mas também a restauração do culto ao Senhor para que tudo aquilo desse certo.

  Os sacerdotes tinham como missão representar o povo diante de Deus, portanto, eles deveriam ser irrepreensíveis  diante do Senhor e dos homens (Lv 21.16-21). O zelo pela obra do Senhor é uma característica que todo sacerdote deveria ter.

  Na dedicação dos muros de Jerusalém houve muita alegria e regozijo. A presença dos levitas era fundamental, pois eles eram responsáveis pela adoração divina. Assim, podemos ver como é importante que os obreiros impulsionem o povo a adorar com espírito sincero. Neemias  chamou 148 cantores que descendia de Asafe e mais de 245 que eram de outras famílias leviticas  para que louvassem a Deus. O nome do Senhor foi glorificado, pois, quando cantamos uma música em louvor a Deus seu coração se alegra.

  Outro ponto interessante e que serve de exemplo nos nossos dias, foi a purificação dos sacerdotes. Como purificar o povo se os próprios sacerdotes não são puros? É necessário que os líderes da igreja sejam santificados, para dar exemplo ao resto dos irmãos. Todos nós como adoradores que somos devemos buscar a santidade.

  Na festa da dedicação foram sacrificados animais a Deus e os seus servos mostraram alegria em adorá-lo. Na nova aliança o sacrifício de animais é desnecessário, mas o Senhor ainda deseja que os seus servos tenham corações sinceros e zelosos no momento da adoração e que sintam prazer neste ato.

  Neemias preocupou-se em fazer uma liturgia santa e esta deve ser a nossa preocupação ainda hoje. É nosso dever entregar o nosso melhor a Deus e agradecê-lo por suas obras em nossas vidas. O momento de render graças ao Senhor deve ser puro e organizado porque o nosso Deus está presente.



1 comentário

Adelaide Florencio em 6 de dezembro de 2011 às 21:02

É claro, a adoração ao SENHOR é algo muito sério.