Pesquisa

Lição 04ª - A prosperidade em o Novo Testamento




Desde sua criação em janeiro de 2010, o blog da Escola Dominical em Pereira Carneiro 1 vem crescendo em número de acessos, o que acarreta consequentemente na sua popularização nos mais variados setores da igreja. Dessa feita, aceitando o convite feito pelo nosso irmão Flávio e prestigiando o trabalho que vem sendo realizado aqui, honra-nos com o seu comentário o nosso presbítero Vicente Santana. Espero então que vocês sejam ricamente abençoados com o seu comentário, num momento histórico para esse blog.




Escrito por Vicente Santana, presbítero de Pereira Carneiro 1 e de Costa Porto.



A PROSPERIDADE NO NOVO TESTAMENTO


Amados irmãos, nestas três primeiras lições, vimos o comentarista e professor da palavra de Deus nos introduzir aos ensinos relacionados à prosperidade cristã, mostrando-nos as raízes da teologia da prosperidade, os principais ensinos e as consequências desta teologia e em seguida enfatiza a sua propagação no Velho Testamento, mostrando que {aquele que deseja] ser prospero tem que ser obediente. Então veremos que a prosperidade no Novo Testamento é escatológica e nos conscientizaremos [que para o] Novo Testamento a questão [reside]  mais no ser do que no ter.

Prosperidade, do latim (properitate) refere-se à qualidade ou estado de próspero, que por sua vez significa ditoso, feliz, venturoso, bem-sucedido, afortunado. Em Mateus 6.25-32 Jesus nos ensina: ”Por isso, vos digo não andeis cuidadosos quanto a vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que a vestimenta? Olhai para aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial os alimenta...”

Muitos servos de Deus acham ou pensam que a prosperidade é ter um bom emprego, casas bonitas, carros, dinheiro no banco e coisas semelhantes a estas. Vemos Deus condenando o amor ao dinheiro através da sua palavra em I Timóteo 6.10. Nós devemos adquirir [as cosias] com esforço e trabalho honesto.

A Bíblia nos ensina a não ajuntarmos tesouros na terra, em Lucas 12.13-21. Observamos nesta passagem a preocupação do homem pedindo a Jesus para que seu irmão reparta a herança com o mesmo, mas o Mestre amado refuta-o respondendo que ele deveria acautelar-se e guardar-se da avareza. A Bíblia diz que a vida de qualquer um não consiste na abundância do que possuímos.

A prosperidade de Deus no sentido bíblico é medida das bênçãos do Senhor, segundo a sua vontade. A palavra do Senhor nos mostra que devemos guardar tesouros no céu onde a traça não corroí nem a ferrugem. Devemos buscar as riquezas espirituais e não as riquezas materiais.

No comentário da lição em Lucas 18.24.25 lemos: “Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas”! “Porque é mais fácil entrar um camelo no fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”. “Logo quem pode ser salvo”

Ser próspero [no sentido de] ter riquezas e bens materiais, tudo isso é maravilhoso, mas a vida do cristão deve estar pautada nas coisas concernentes ao Reino de Deus e não na abundância do que possuímos, a nossa relação com o mestre Jesus deve estar voltada ao ser e não o ter. AMÉM!


Bibliografia: trechos extraídos da internet e das lições de Escola Dominical e Bíblia.







Comentários