Pesquisa

Lição 03ª - Os frutos da obediência na vida de Israel


Escrito por Aguinaldo Barbosa, vice-dirigente da Escola Dominical em Pereira Carneiro 1

Todo homem que teme ao Senhor mostra-se ser sábio (Salmos 111.10). Louvo a Deus por mais uma oportunidade Ele concede-me em compartilhar mais um comentário bíblico da Escola Dominical, com o tema: Os frutos da Obediência na vida de Israel.

A obediência é algo que todo o pai e toda a mãe desejam de um filho, principalmente quando esta obediência é voluntária, em que se percebe que há prazer em cumprir a tarefa que lhe foi conferida, porque aquele que trabalha em prol da justiça terá recompensa (Provérbios 11.30).

Deus em sua bondade sempre nos deu a liberdade de escolher entre servir ou não servi-lo, obedecer ou não obedecê-lo (Deuteronômio 11.26-28). O obedecer faz com tenhamos uma vida mais próspera diante de Deus, pois é melhor obedecer (I Samuel 15.22).

Quando se ama a Deus de coração, suas bênçãos caem sobre nós (Deuteronômio 11.13-15). O povo de Deus (Israel) sempre foi bem cuidado por Ele, não lhes faltava água, frutos e fartura; simplesmente lhes pedia reconhecimento, ou obediência. Quando temos compromisso com Deus, Ele se compromete conosco e guarda até os nossos filhos (Gênesis 26.1-5).

É muito importante para um filho ser bem acolhido pelo bom comportamento do pai, ouvir da boca de alguém que ele seja tão obediente quanto seu pai foi e com certeza Abraão foi um grande exemplo de fé e obediência, tanto para Israel quanto para nós (Hebreus 11.8).

Vemos em Abraão uma fé tão intensa que mesmo quando Deus lhe pediu seu filho único e herdeiro da promessa, ele não fraquejou, porque sabia que tudo era possível a Deus (Hebreus 11.17-18).

Sabemos que aqueles que vivem pela fé não se deixam levar pelas belezas desta vida, porque sabem e reconhecem suas raízes (Hebreus 11.24-25). Estas raízes, ou melhor, essa raiz, começou em Abraão, que passou para Isaque, e Deus deu nome a esse povo em Jacó (Gênesis 32.28).

Para se entender a Bíblia Sagrada é preciso pedir misericórdia a Deus para que o Espírito Santo nos esclareça tudo quanto lemos. Vejamos quem era Jacó, cujo nome significa “enganador”. Deus já havia decretado que Jacó seria irmão gêmeo de Esaú, que Esaú seria o primogênito, mas que Jacó iria receber a bênção (Gênesis 25.23).

Vemos que Jacó tentou mais de uma vez se antecipar à vontade de Deus (Gênesis 25.30-33). Observemos a astúcia de Jacó ao comprar algo que se poderia vender, isto é, a herança (I Reis 21.1-3). Mesmo nesse caso, Deus se mostrou fiel, cumprindo Sua promessa e se comprometendo a cuidar, zelar pelo povo que havia escolhido para Lhe servir (Êxodo 6.7).

Deus em sua soberania fez surgir um povo do meio dos outros povos e se revelou grande, forte e poderoso para cuidar e proteger com toda a autoridade (Deuteronômio 4.32-34). Não há nada melhor do que se sentir protegido, amado e abençoado (Números 23.7-9). Mesmo que Balaão amaldiçoasse Israel nenhum dano lhe viria, pois Deus já havia abençoado.

A bênção de Deus é algo muito importante na vida do homem, porquanto é Ele quem salva, quem livra e quem justifica. Para que isso seja evidenciado na vida do salvo é preciso que haja comprometimento com Deus (Deuteronômio 14.2).

Jesus falou que seríamos seus discípulos se fizéssemos aquilo que ele nos mandou fazer (João 15.14). Tudo que Deus quer de nós é somente a obediência (Mateus 21.28-29).

No primeiro ato de oferta a Deus, Caim e Abel ofereceram daquilo que Deus lhes tinha dado, mas Caim percebeu que Deus havia se agradado da oferta de Abel mais do que a sua. Isso lhe causou inveja, que consequentemente lhe trouxe o ódio e em vez dele procurar conciliar-se com seu irmão, de como poderia fazer para Deus poder se agradar, não dando ouvidos à razão, matou o seu irmão (Mateus 5.23-24).

Na oração de Davi, ele relata a misericórdia de Deus e as maravilhas que Ele operou para exaltar Israel (I Crônicas 17.21). E Deus tinha um pacto de fidelidade com Israel (Deuteronômio 10.12-13; 6.1-2). Quando estamos em Deus, as bênçãos do Senhor nos acompanham (Levítico 25.21). Pois Deus escolheu Israel e nos escolheu também para sermos modelos na terra de que as bênçãos Deus são derramadas (Isaías 19.24-25).

Deus é quem humilha e é quem exalta o homem na terra, aqueles que O reconhecem e O louvam. Os soberbos vivem uma ilusão (Lucas 12.19). O homem deve a Deus obediência, pois Deus o abençoa, provendo antecipadamente tudo quanto ele iria precisar quando fosse formado (Gênesis 1.22). Ele abençoou Abraão (Gênesis 24.1).

Tenhamos por firme essa promessa: da bênção de Deus em nossas vidas (Isaías 17.14). Deus tem guardado Israel firme até hoje, porque Ele é fiel (Salmos 29.11). Em tempo algum devemos nos desvanecer quanto à promessa de Deus em abençoar Israel e nos abençoar (Hebreus 6.14).

Tudo quanto passamos ou recebemos vem de Deus, não porque merecemos, mas por Sua misericórdia. O que devemos fazer para agradá-lo é obedecê-lO (Salmos 116.12-13).

Por isso agradeço a Deus por tudo quanto me tem feito, por tudo o que me deu e pelas suas misericórdias na minha vida. A Ele a honra, a glória e o louvor. Amém.   



   

Comentários