Pesquisa

Lição 05ª - As bênçãos de Israel e o que cabe à Igreja


Escrito por Aguinaldo Barbosa, vice-dirigente da Escola Dominical em Pereira Carneiro 1



Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião (Sl 125.1). Que a paz do Senhor seja com todos,louvo a Deus pela oportunidade que o Senhor me tem concedido de poder fazer este pequeno comentário a cerca desta maravilhosa lição que traz a luz.

AS BENÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE A IGREJA

Bênçãos ou promessa significam: Ato de alguém obriga-se a fazer ou da alguma coisa. Israel um povo que surgem de uma promessa, logo após a queda do homem (Gn 3.15) no homem estava a coroa da criação e Deus tinha um plano excelente para sua obra prima até que o diabo interveio na harmonia que o homem tinha com Deus (Gn 23.24)

Sabemos que as promessas de Deus não podem ser frustradas (Jó 42. 1,2) Deus é longânimo e durante algum tempo guardou um homem que soube-se ouvir e obedecer sem argumentar e crer no Deus invisível (Gn 12.1-3) a principio a promessa faz menção a Abraão e Isaque que apontava para os gentios pela obediência de Abraão, Deus o abençoou (Gn 24.1) por que todo aquele que coopera para o bem da causa de Deus (Js 6.17).

Deus faz promessas até para aqueles que estavam fora dos planos de Deus (Gn 27.29) assim como Raabe a prostituta que foi poupada na queda de Jerico, Deus tem compromisso com aqueles que temem ao seu nome e reconhece sua grandeza e majestade, pois muitas das suas bênçãos são coletivas (Jó 5.9,10), cabe a cada um refletir e agradecer. Jacó lutou e foi abençoado (Gn 32.25,28).

Muitas vezes a benção está na nossa frente e não nos esforçamos para alcança La, não nos arrependemos para que Deus nos abençoe com bênçãos espirituais e consequentemente bênçãos matérias na sua misericórdia. Deus ensinou ao sacerdote Arão a abençoar seus filhos com palavras que fortalecia e incentivava a fé e confiança do povo de Deus (Nu 6. 22-26).

Devemos saber sempre que Deus é o Senhor das coisas impossíveis (2 Rs 4.26) o filho da sunamita estava morto mais a resposta de sua mãe foi um tanto quanto espantosa pois ela sabia que o Deus de Eliseu tudo podia fazer por isso com humildade confiou em Deus (Mt 15.27). A palavra benção significa: Pedido feito a Deus para que faça o bem a alguma pessoa (Gn 27.4; 27.29).

A benção de Deus não traz sofrimento (Pv 10.22) as benção de Deus são dádivas que o homem tem que saber adquirir com sabedoria e responsabilidade, pois Deus foi quem lhe deu esse prévilegio. As promessas de Deus não falha mesmo quando pensamos que ele se esqueceu de nos (Sl 77.8,9), Jesus fez menção de que as promessas vêm de Deus (Lc 24.49).

As promessas de Deus embora tardias mais não falha (Gl 3.17,18) promessa essas que fez surgir o povo de Israel e que deste povo veio o Messias que é o salvador de todos, pois Israel foi adotado por Deus (Ex 4.22) com direito de filho legitimo ao qual ele tem zelo e Deus honra as palavras de seus filhos (1Rs 17.1) quando fazemos propósito para que o nome do Senhor ser exaltado ele nos ouve (Dn 1.11-12,15).

Aqueles que vivem uma vida de obediência Deus cuida de sua vida e até na hora da morte, Deus cuida dele e abençoa aqueles que amam (Gn 25.8-9,11). Isaque desde a sua infância via a forma como seu pai se portava em relação a Deus em obediência e fé (Gn 22.7-9) e desta forma Isaque ia adquirindo experiência para ficar proto a cumprir o querer de Deus e da mesma maneira Isaque levou a seus filhos.

O que Deus queria fazer a Israel, e a benção de Isaque acompanhou Jacó (Gn 30.43) a promessa que Deus fez a Abraão foi algo que se estendeu a seus filhos e netos (Gn 15.4-6) e foi dessa forma que a promessa era repassada de pai para filho, e a benção de Deus sobre José (Gn 45.10,11) e não há prova maior das bênçãos de Deus na vida de José pois foi provado e venceu as lutas e tentações por amor a Deus (Jó 23.10; 1Co 10.13; 2Pe 2.9).

Convicto de suas responsabilidades e deveres como um escravo embora vivendo como um mordomo especial obedecia a seu Senhor foi assim que José resistiu todas as tentações, quando honramos a Deus ele nos coloca sempre a frente por cima, na liderança (Dt 28.13,14) para que as bênçãos de Abraão chega-se a Igreja atual foi necessário Cristo se fazer maldito para estender a promessa aos gentios (Gl 3.13,14).

Pela rejeição de Israel veio a adoção aos gentios (Jo 1.11,12) todos quantos receberam Jesus como Senhor e Salvador foram beneficiados (Mc 10.51,52; Mc 7.28,29). Tanto para Israel quanto a Igreja atual. Deus requer de todos obediência e fidelidade para com Ele e vivermos uma vida digna de sermos cidadãos do céu, aqui na terra pois as bênçãos que Deus nos da é pra ser compartilhada com os necessitados principalmente os nossos irmãos na fé (Gl 6.10).

Não podemos demonstrar amor e benignidade para os que são de fora da família e rejeitar os nossos filhos e parentes e sermos sinceros (Rm 12.9) não devemos falar só de amor mais vivelo (1Jo 3.17) a benção de Deus é derramada sobre nós para que possamos demonstrar o amor pelo próximo que tanto pregamos mais que muitas vezes esquecemos de vivelo no dia a dia, devemos dizer e fazer como fez o salmista Davi (Sl 103.1,2) quando não esquecemos de seus benefícios. Vivemos o amor e a caridade e a bênção de Deus nos acompanha para sempre.

Amém!

Comentários