Pesquisa

LIÇÃO 11ª - COMO ALCANÇAR A VERDADEIRA PROSPERIDADE

ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO DIRIGENTE DA ESCOLA DOMINICAL GILVAN GOMES


INTRODUÇÃO

Nesta lição não queremos fornecer nenhuma fórmula mágica para que se alcance prosperidade financeira como resultado de um falso ensinamento que vai de encontro a palavra de Deus, também não queremos afirmar que se tome exatamente o caminho oposto, e sim apontar o caminho à luz da Bíblia sagrada e assim possamos viver tranquilo e agradecidos a Deus (I Timóteo 6.7): “Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele.”


I – PRECISAR X DESEJAR

Não obstante uma sociedade de consumo desenfreado, faz-se necessário para o cristão atentar para o que realmente estamos buscando, se o básico, o necessário ou o supérfluo: Cuidado! A mordomia do cristão inclui também o tempo: sejamos sensatos e estejamos conscientes de que se o Senhor não guardar a cidade em vão vigia a sentinela (Samos 127.1).


A Bíblia nos mostra vários personagens que ao longo de suas vidas alcançaram uma verdadeira prosperidade como resultado não apenas dos seus esforços, mas das bênçãos provenientes do dono no ouro e da prata (I Crônicas 29.12). Quanto ao desejar ser próspero, é preciso termos bastante cuidado para não estarmos ilhados, conforme cita o pastor e escritor Caio Fábio no livro “Crise de ser e de ter”, pois isto tem levado muitos ao esfriamento espiritual (I Timóteo 6.9) e grande decepções e constrangimentos (I Timóteo 6.10)


II - PROSPERIDADE É SINÔNIMO DE TRABALHO

Há ainda um grande número de pessoas que pensam em prosperidade pondo de lado o trabalho e ainda criticam os que prosperam insinuando que tal é produto de falcatruas, [ou no campo] eclesiástico afirmam que é produto de bajulações, para tais pessoas a Bíblia traz um conselho: (Provérbios 6.6-8). Existe uma expressão bem conhecida: “ O trabalho dignifica o homem”, o próprio Jesus afirmou: meu pai trabalha até agora e eu trabalho também (João 5. 17).


III - O CRISTÃO E O USO CORRETO DOS SEUS HAVERES 

Em Lucas 12.13-21, Jesus foi confrontado por alguém da multidão a que ordenasse ao seu irmão para que repartisse com o mesmo uma certa herança, que por sua vez era razão de intriga entre esta família, entretanto, Jesus não quis entrar nesta causa, mas propôs uma parábola na qual falava da prosperidade repentina da herdade de um homem considerado rico que decidi-o derrubar seus depósitos e reconstruí-lo bem maiores e assim viver o restante de sua vida como um verdadeiro marajá, então Deus falou-lhe dizendo “louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouro e não é rico para com Deus”, daí surge a pergunta: Porquê? Para quê? E em que área de sua vida você deseja alcançar prosperidade? (Mateus 6.33)


CONCLUSÃO

Com base na própria palavra de Deus concluímos que com fidelidade, empenho, honestidade de uma sábia administração de tudo quanto o Senhor nos tem confiado como despenseiro do reino de Deus poderemos alcançar uma verdadeira prosperidade, (Mateus 25.21).
Amém!




Comentários