Pesquisa

LIÇÃO 13ª- A FORMOSA JERUSALÉM



ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO DIRIGENTE DA NOSSA EBD, GILVAN GOMES




 Queridos, estamos encerrando o II trimestre de 2012 após estudarmos preciosos temas e todos escatológicos, que benção! Pois não lembro de ter estudado lições deste porte ao longo destes 22 anos de EBD.
Foi marcante ver e estar com meus irmãos estudando, debatendo e ouvindo sobre todos esses temas que trouxeram grande despertamento e edificação para todos nós.


INTRODUÇÃO


A FORMOSA JERUSALÉM
Viagens sempre geram expectativas em relação ao lugar escolhido como: idioma falado ou sotaque, infraestrutura, receptividade dos habitantes, pontos turísticos, etc. Entretanto, em se tratando da Jerusalém celeste todas estas questões ficarão para  trás, uma vez não iremos apenas visita-la como turistas, e sim como habitantes e cidadãos. (II Pedro 3.13). Sua estrutura e beleza não tem comparação, uma vez que o seu arquiteto e construtor é o próprio Deus (Hebreus 11.10).


I – AS DUAS CIDADES DE JERUSALÉM


1 – A  Jerusalém terrestre.

 











Seu significado  indica lugar de paz habitação segura, nome da cidade sagrada. A bem conhecida capital de Judá da Judéia, da Palestina e dos judeus espalhados por todo mundo. Apesar do nome e da localidade sugerir paz e segurança em todos os séculos de existência Jerusalém foi destruída 2 vezes, sitiadas 23 vezes atacada, 52 vezes e capturada e recapturada 44 vezes. Ainda assim todo cristão deseja ir lá.


2 – A Jerusalém celeste



 












Como posso descrever uma cidade se nunca estive lá? É fácil. Basta apenas abrir as sagradas escrituras e encontraremos uma descrição completa desta gloriosa cidade, vejamos:
Porque Jerusalém celeste?
Porque no seu projeto, construção  e ornamentação desta cidade, senão o priprio Deus. Ap. 21. 1,2
Ainda sobre a cidade celeste da qual alimentamos nossa esperança temos as seguintes descrições:

- Incomparável . I Cor. 2.9

- Morada dos fieis. Jo 14.2

- Comparada a uma mãe. Gl 4.26

- Não é ficção.  Ap. 21

- Tem arquiteto. Hb. 11.10

- Tem medidas exatas. Ap. 21.16

- Construída com pedras preciosas. Ap. 21.18-21

- A fonte de luz é o próprio Deus. Ap. 21. 23

Um certo escritor sacro disse sobre a cidade celeste:
“Mas , metade da glória celeste, jamais se contou ao mortal.”
A criação restaurada. (O estado eterno)



No livro do Genesis mostra-nos a criatura frágil, inocente, vulnerável e cheio de interrogações, comendo do fruto proibido. Gn. 3. 2-7 Porém, nos livros de : Sl. 24. 3-10, Is. 65.17 e Ap. 21 e 22 descrevem com clareza a história dos remidos e do perfeito estado eterno com Cristo da seguinte forma:

Patriarcas, profetas e apóstolos, todos estarão  vivendo eternamente com o cordeiro, Lc. 13. 28, Ap. 21.12,14 e também remidos de todas as nações Ap. 7.9.
Nosso conhecimento será perfeito pois não haverá lugar para dúvidas. Rm.11.33 e ICor.13.12 .

A  glória  da comunhão será perfeita apesar de nunca termos visto patriarcas, profetas e apóstolos más reconheceremos. Mat. 17.4 , Ap. 21.4. O nosso amor hoje circunstancial e imperfeito, dará lugar a perfeição. I Jo 3.2.


CONCLUSÃO


Disse o apóstolo Paulo na primeira epístola aos coríntios no capitulo quinze e o versículo dezenove a seguinte expressão; “Se esperarmos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.”
AMÉM!









Comentários