Pesquisa

LIÇÃO 11- INVEJA, UM GRAVE PECADO


ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO VICE-DIRIGENTE O IRMÃO AGUINALDO BARBOSA 










  Texto Áureo


" O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos"
( Pv 14.30 )



Introdução: Falaremos nesta lição sobre um dos pecados mais graves da natureza humana, a inveja. Antes de abordarmos este tema biblicamente, faço menção aqui, que dada a sua tão grande relevância muitos foram os pensadores que falaram a respeito da inveja, dentre eles posso citar: Aristóteles ( 384-322 a.C ), Ovídio ( 43-17? a.C), Francis Bacon ( 1561-1626), Freud (1856-1939), Melanie Klein ( 1882-1960), Lacan ( 1901-1981) e muitos outros. Mas o que significa inveja?, quais são as suas consequencias na vida dos crentes ?, e como podemos nos livrar desse grave pecado?.




 Sabemos que trata-se de algo ruim e prejudicial a toda humanidade, algo que não raras vezes leva-nos a cometer também atos de extrema maldade contra o nosso semelhante. Francis bacon definiu-a como sendo: " A ejaculação dos olhos. Essa definição pode até parecer exagerada mais ela nos remete a própria etimologia da palavra formada pelos étimos latinos IN ( dentro de ) + VIDERE ( olhar ), que indicam claramente o quanto esse terrível sentimento alude a um olhar mau que penetra no outro. Essa alusão acabou por se disseminar em diferentes expressões populares, tais como; mau olhado, olho grande, olhar que seca pimenteira, entre outros. 




Uma outra definição importante etimológica possível é : o prefixo IN designa uma negativa, uma exclusão, de modo que IN+VIDERE pode traduzir a inveja a serviço do sujeito que se recusa a ver e a reconhecer as diferenças entre ele e o outro, uma vez que esse outro possui as qualidades de que ele necessita e que almeja ter (cf. ZIMERMAN, 2001, P. 225 ). biblicamente falando, a inveja está presente no coração humano desde a sua queda. O apóstolo Paulo cita a inveja como sendo um dos pecados que é obra da carne ( Gl 5.21 ) Um dos textos e exemplos bíblicos mais significativos sobre este tema é o de ( Gn 4.5 ) " Mas para Caim e  para a sua oferta não atentou.




 E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. Vemos neste texto a ira de Caim, resultado da maldade que se instalou no seu coração e a sua face ou semblante que descaiu-lhe mostrando todo seu descontentamento e inveja pelo seu irmão. uma pessoa quando cobiça e inveja o que Deus deu a seu irmão, é perceptível até pelo rosto; Salomão diz em Pv 15.13 " O coração alegre aformoseia o rosto, mas, pela dor do coração, o espírito se abate".




 O coração humano é a sede das nossas emoções, a recomendação bíblica é: " guarda o teu coração por que dele procedem as saídas da vida " ( Pv 4.23b ). Jesus disse: " Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, asmaudades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. ( Mc 7.21,22 ). As consequencias da inveja de Adão por Abel foi o primeiro homicídio, os irmãos de José poderiam hoje serem processados por tentativa de homicídio, já que no caso de josé não houve o homicídio propriamente dito, mas houve a tentativa motivada por inveja e ciúmes por parte de seus irmãos.


conclusão: Nossa maior ambição deve ser os céus e não as coisas terrenas, quanto as coisas deste mundo, Deus não nos proibiu que possuíssemos, porém devemos buscar andarmos em Espírito para não cumprirmos as concupiscências da carne, ao invés de invejarmos o que os outros são em seus cargos e possuem devemos " alegrar-se com os que se alegram e chorar com os que choram" ( Rm 12.15 ) Amém. 


Comentários