Pesquisa

LIÇÃO 14ª- A VIDA PLENA NAS AFLIÇÕES



ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO IRMÃO MANASSÉS ALMEIDA PROFESSOR DA CLASSE DOS SENHORES







INTRODUÇÃO: "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. (Romanos 8:18)" É com essas palavras do apóstolo Paulo que começo este simples comentário que na verdade sem comentário nenhum as palavras do apóstolo dispensa qualquer explicação.


1- AFLIÇÃO E VIDA PLENA



 Aflição vem do grego kaukocheõ que quer dizer ser maltratado (Hb 11.25) já o termo vida plena quer dizer abundância de vida! ou seja, é possivel ter vida abundante alegre e feliz mesmo sofrendo e sendo maltratado! sim! ora, o psiquiatra ou psicólogo dirá que sofremos algum disúrbio ou a força que nos motiva a viver é a ilusão de que existe um "pai" que cuida de nós. Desiquilíbrio? não! sabe por que? porque a nossa alegria independe das circunstâncias que vivemos, a nossa paz vem Dele, do alto! "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27"


2- OS GRANDES HOMENS DE DEUS FORAM AFLIGIDOS



 Abraão, Jacó, José, Moisés, Davi, Jesus e outros grandes homens de Deus os quais o mundo não era digno (Hb 11.38) passaram por grandes aflições! até o nosso Senhor Jesus exclamou: "E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai. Marcos 14:34"


3- ALEGRIA DE PAULO EM MEIO AOS SOFRIMENTOS



 Estamos vivendo há algumas décadas no Brasil um movimento conhecido por doutrina da prosperidade da qual falamos a exasutão no trimestre passado. Quanto mais a expectativa de vida aumenta em decorrência das grandes descobertas científicas mais aumenta o desejo de muitos de desfrutar o melhor e em abundância aqui na terra. Uma avalanche de promessas feitas por muitos que se dizem "pastores" alegando ter base bíblica para exigir de Deus a cura e a prosperidade infectou como uma célula cancerígina a mente de muitos evangèlicos! mas o que Paulo, o apóstolo que recebeu de Jesus ("Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei" ICor 11,23)   Nos diria em meio a essa cachoeira de bobagens. Vejamos:


 A-Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Atos 20:24


B-Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Filipenses 4:12


C-Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
(2 Coríntios 4:8-9)


D-Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo (Filipenses 3:8)


E-Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação.
2 Coríntios 1:5


4-COMO TER UMA VIDA PLENA NAS AFLIÇÕES


A- Confiando em Deus : Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. 1 Pedro 5:7


B-Crendo que tudo está em seu controle: Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Salmos 139:7


C-Crendo que não há nada impossível para Ele: Pois nada é impossível para Deus". Lucas 1:37


D- Sabendo que tudo coopera para os que amam a Deus: E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28


CONCLUSÃO:


 Em apocalipse diz:  e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima. Essa é a nossa esperança, passamos por momentos difíceis, perdas, conflitos, incompreenções etc. mas em todas estas coisas somos mais que vencedores por aquele que nos amou. Crendo que as aflições da vida não se comparam com a glória que haveremos de ter! glória a Jesus!!!! por isso prossigamos sem olhar nem para direita nem para esquerda mas somente para Ele o autor e consumador da nossa fé! e olhando nos olhos do inimigo e dizendo: apesar das aflições sou mais que vencedor!


Comentários