Pesquisa

Lição 10 - A Defesa da Autoridade Apostólica de Paulo

Solicitei em mais uma oportunidade o comentário do nosso professor irmão Flávio e como sempre fui prontamente atendido, espero que Deus use as palavras do nosso irmão como forma de nos abençoar pela Sua Santa Palavra. Fiquem agora com o comentário da décima lição:

P.S.: se quiser ver o comentário anterior do irmão Flávio: http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/01/4-licao-gloria-das-duas-aliancas.html



Escrito por Flávio José Pereira, professor da classe dos senhores.


Estou muito satisfeito com a oportunidade de comentar novamente a lição de Escola Dominical e prometo dar o melhor de mim, para os meus irmãos.

O apóstolo Paulo era um homem de amor, nós vemos isso em sua atitude com a igreja, a preocupação com a necessidade dos irmãos, e da maneira que ele fala nas cartas sobre amor. Mas mesmo assim aparecem os opositores. O apóstolo com muita coerência e delicadeza sabia como repreender estes irmãos, que eram usados pelo diabo, isto é, em minha opinião. Por melhor que façamos somos injustiçados como foi Paulo, isto acontece em muitas congregações não só em Corinto.

Mais nós que estamos em constante batalha com o mundo, corpo e o diabo. Estamos aprendendo com Paulo que as armas materiais que muitos usaram para dominar o mundo não são o grande problema da humanidade e sim o pecado. As armas destroem o corpo do homem, não era estas armas temidas pelo apóstolo e sim a mentira, discórdia, inveja e soberba já naquela época, são estas coisas que comprometem o crescimento da igreja.

Então esta batalha não é contra a carne e sim contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Estes investem na destruição da igreja na terra, ora o próprio Jesus foi tentado e venceu usando as armas espirituais que são mencionadas pelo próprio apostolo em Efésios 6. 10-20, na tentação de Jesus Ele usou a espada do espírito a palavra de Deus, Mateus 4. 3-10. Que nós possamos está firmes para usar tais armas, só desta maneira podemos ser vencedor



Acerca dos sistemas filosóficos, frutos do mundo intelectual grego, Paulo retrata-os como fortalezas a serem demolidas (“sofismas” no v.4 ). Na contemporaneidade os principais pensamentos presentes no mundo são:

• PRAGMATISMO – O exercício das ações voltado somente para a obtenção de lucros ou vantagens;

• RELATIVISMO – Ausência do valor absoluto, a ideia de que a verdade depende do ponto de vista de cada indivíduo e circunstâncias que se encontram;

• HEDONISMO – Representa a busca intensa por prazer. O hedonista pergunta: Isto me dá prazer?

• MATERIALISMO – Ignora completamente o valor imaterial (sentimento, amor, eternidade, Deus, etc...) das coisas, buscando a pura racionalidade, elegendo a perspectiva naturalista de vida.

Vamos fazer como escreveu Pedro I Pedro 5.8, sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; bem meus irmãos esta é a minha pequena contribuição com a nossa escola, se alguém tiver algo para acrescentar esteja à-vontade. Que Deus continue abençoando a todos.

1 comentário

Manassés em 18 de agosto de 2013 às 06:45

Parabéns mestre!