Pesquisa

LIÇÃO 10ª- SOFONIAS, O JUIZO VINDOURO



 
 ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO PROFESSOR DA CLASSE DAS SENHORAS CARLOR ANTONIO


Sofonias – O Juízo Vindouro
Texto Áureo
“ Porque surgirão falsos Cristos e falsos profetas e farão  tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos ” 
( Mt 24:24 ).
Introdução: Estudaremos nesta lição o livro do profeta Sofonias. Este nome significa: ” O Senhor esconde ou protege”. Quando lemos o Salmo de Davi, 27:5 onde está escrito “ Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha” entendemos o quanto é significativo este nome!!! Há pelo menos a menção de outros dois Sofonias no Antigo Testamento: Um coatita, antepassado de Hemã, o cantor ( l Cr 6:36 ) ; o outro, um segundo sacerdote, comteporâneo de Jeremias ( ll Rs 25:18; Jr 21:1; 37:3 ).

 Quanto ao profeta mencionado no livro cujo título tem o seu nome, Ele é apresentado no capítulo 1, como sendo da linhagem do rei Ezequias de Judá, sendo assim Sofonias é o único dos profetas menores que pertencia a família real. Seu livro foi escrito durante o reinado de Josias, 640-609, e antes da queda de Nínive em 612 ( 1:1 ; 2:13 ). Aqueles dias foram difíceis no cenário político e principalmente religioso, onde a apostasia e corrupção dominavam até mesmo as classes mais altas da sociedade civil e principalmente religiosa, veja o que diz o profeta acerca do assunto: “ No meio dela os seus líderes são leões que rugem. Seus juízes são lobos vespertinos que nada deixam para a manhã seguinte. Seus profetas são irresponsáveis, são homens traiçoeiros. Seus sacerdotes profanam o santuário e fazem violência à lei ” ( Sf 3:3,4  NVI ). 


A situação moral de Judá e Jerusalém era tão baixa que eles estavam adorando ao deus amonita chamado moloque ou malcã na versão ARC. ( Sf 1:5 ). A adoração a moloque envolvia atos sexuais e sacrifícios de crianças, coisas que Deus já havia condenado no meio do seu povo ( Lv 18:21 ). Diante de um quadro tão negro e escuro não haveria outra mensagem senão a de julgamento!. A grande mensagem do livro é : o grande  dia do Senhor, esse grande e terrível dia é descrito também pelo profeta Joel ( Jl 2:31 ), Malaquias ( Ml 4:5 ) e o próprio Sofonias ( Sf 1:14 ). Apesar de outros profetas terem falado sobre a justiça de Deus e o seu terrível juízo, a quem defenda que Sofonias foi o único profeta que descreveu esses juízos como nenhum outro. Vejamos o que ele diz no capítulo 3 v 8 “ Por isso, esperem por mim, declara o Senhor, no dia em que eu me levantar para testemunhar. Decidi ajuntar as nações, reunir os reinos e derramar a minha ira sobre eles, toda a minha impetuosa indignação. O mundo inteiro será consumido pelo fogo da minha zelosa ira ( Sf 3:8 NVI ). 


Esse quadro revela que assim como foi o julgamento de Deus no dilúvio que teve consequências universais, esse julgamento irá atingir não somente os incrédulos israelitas mas também todas as nações que não reconhecerem Deus como seu Senhor e salvador soberano sobre elas. A profecia de Sofonias sobre este grande e terrível dia do Senhor vai além do contexto histórico da época, ela aponta também para uma época futura e escatalógica. É preciso porém deixar claro que apesar de um estilo forte e imperativo não podemos esquecer que a profecia de Sofonias também mostra a restauração e salvação para aqueles que se arrependem, ainda há esperança para o remanescente fiel, ou seja aqueles que permanecem fiéis em meio a imoralidade e corrupção. Sofonias não encerra o juízo de Deus como um fim em si mesmo, mas mostra como Deus é capaz de julgar o pecado e redimir o seu povo. A bíblia diz: Ele mesmo julga o mundo com justiça; governa os povos com retidão ( Sl 9:8 NVI ). Sofonias enfatiza também que os resultados finais do julgamento de Israel, é que eles seriam um povo purificado e humilde, restaurado pelo Senhor, e este passaria a habitar no meio deles ( Sf 3: 9-20 ) .  

Conclusão: Portanto o juízo de Deus são para aqueles que se esquecem de Deus, para aqueles que continuam indiferentes a sua palavra, veja o que diz o Salmo 9: 17 “ Os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus”. Que possamos buscar as misericórdias de Deus e aguardar a sua preciosa vinda debaixo de suas promessas, como a que Paulo nos revela na carta aos romanos: “ Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Amém!!!






Comentários