ESCRITO PELA NOSSA PROFESSORA DA CLASSE DAS SENHORAS IRMÃ JOSEFA
NTRODUÇÃO
Habacuque ou
Habacuc. É o livro bíblico cujo é atribuído ao profeta do mesmo nome. Se
discute a data em que o livro foi escrito havendo duas hipóteses. O
livro foi escrito pouco antes da queda de Nínive em 612 a.c. nessa
hipótese os opressores seriam os Assírios. O livro foi escrito entre
batalha de Carquemes em 605 a.c. e o primeiro cerco a Jerusalém em 597
a.c. e nessa hipótese os opressores seria os caldeus. Habacuque
significa “abraço” e está incluso na subdivisão da Bíblia chamada de
profetas menores sendo um livro de apenas três capítulos. tenha sido
escrito no século V a.c. Habacuque nos sugere que observava a sociedade
judaica a partir do templo onde possivelmente servia como levita, isto é
cantor ornamentação do templo. Podemos notar o capitulo três do seu
livro é uma maior expressão de fé do A.T. O livro de Habacuque é
diferente dos demais livros dos profetas contra esta ou aquela nação as
pessoas particular porém o que se pode ver é um diálogo entre o profeta e
Deus.
COMENTÁRIO LIÇÃO 9
Entre o seu texto
há no capitulo dois, há expressão: O justo viverá da fé que mais tarde
inspirada o apóstolo Paulo a escreveu a mais teológica de suas cartas a
carta aos romanos que posteriormente inspirou também Martinho Lutero. Na
elaboração das 95 teses “o gatilho” da reforma protestante. O profeta
Habacuque inicia o livro interrogando a Deus e pedindo socorro pois está
cansado de ver seu país sofrer a opressão violenta onde a lei
enfraquece e o direito está distorcido. A resposta de Deus e a
intervenção de um grande império que deveria corrigir os desmandos isso
porém não satisfaz o profeta pois o invasor não vem para fazer justiça
mas para substituir uma opressão pior, Habacuque continua esperando uma
resposta satisfatória de Deus. A resposta definitiva é dado agora com
uma proposta diferente mais difícil que exige paciência mas que não
falha: “O justo viverá da fé”
. Julgamento Divino da Babilônia (3.12)
O Livro de
Habacuque segue logicamente o de Naum no julgamento divino do segundo
maior inimigo de Israel, o destruidor vindo do Oriente. Embora tanto
Nínive quanto Babilônia tenham sido usadas pelo Senhor para destruir
Israel no norte e Judá no sul (Is 7.18-20; Jr 27.6), ambas foram também
julgadas pela violência. Esses dois livros registram o castigo
dessas duas nações por sua conduta sanguinária e perversa, não
tolerada nem aprovada por Deus. Ambos os livros revelam a grande
ansiedade inspirada pelo Senhor e sua grande ira ao vir em julgamento
para realizar pessoalmente a destruição.
. Santidade de Deus (1.12; 2.20; 3.3).
O maior interesse
de Habacuque é pela santidade divina com respeito tanto à perversidade
de Israel, quanto à soberba da Babilônia. Ele se afligiu por Deus
permitir que o pecado continuasse em Judá sem punição, e depois
preocupou- se por Deus usar a Babilônia como instrumento
punitivo, nação ainda mais perversa. Esse problema e a respectiva
resposta estão imortalizados em dois clássicos versículos: “Tu és tão
puro de olhos, que não podes ver o mal” (1.13). “Mas o Senhor está
no seu santo templo: cale-se diante dele toda a terra” (2.20).
Se o Senhor é longânimo com os pecadores e até escolhe “vasos de ira”
(Rm 9.22) para executar os seus objetivos, não faz, todavia, concessões
em assuntos onde está em jogo sua santidade. Permite, com freqüência,
que o pecado siga o seu curso normal e se destrua a si próprio dentro do
seu plano, demonstrando assim a soberania e a grandeza da sua santidade
e justiça.
. “O justo viverá pela sua fé” (2.4)
Habacuque tem sido
denominado de “o livro que começou a Reforma”. Paulo citou Habacuque
2.4 ao desenvolver a doutrina da justificação pela fé em
Romanos 1.17 e Gálatas 3.11, e esse foi o lema de
Lutero e dos Reformadores. Essa frase é também citada em
Hebreus 10.38, e as três citações do Novo Testamento têm uma
progressão interessante, quanto a ênfase: Em Romanos 1.17, a ênfase
está em “O justo”; em Gálatas 3.11, em “viverá”; e em Hebreus
10.38, em “pela fé”. Todos os três pontos estão enfatizados em
Habacuque. Poucos versículos da Bíblia têm participado com tão profundo
efeito no desenvolvimento da teologia e da proclamação da fé.
CONCLUSÃO
Habacuque começou o
livro tentando entender o que Deus faz, e o terminou sem compreender,
totalmente, a justiça e a sabedoria de Deus. Mas, ele aprendeu o mais
importante, a mensagem que nos sustenta no meio de angústias: Não
precisamos compreender tudo que Deus faz, mas precisamos saber que é
Deus que faz!
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