Pesquisa

LIÇÃO 13ª- A SACRALIDADE DA FAMILIA




ESCRITO PELA NOSSA PROFESSORA DA CLASSE DOS JOVENS CHARLENE









Malaquias
“Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”. (Gn.2.24)
A Sacralidade da Família




Quem pensa que Malaquias só se refere ao dizimo para o mantimento da casa do Senhor ainda não leu todo livro; Este livro nos fala sobre sacerdotes infiéis e o remanescente fiel.

Conheceremos agora um pouco deste profeta.


Introdução
 O nome Malaquias (em hebraico: malachi) quer dizer “o meu mensageiro”. Esse profeta anunciou as mensagens de Deus ao povo de Judá depois de haver sido reconstruído o Templo de Jerusalém ( 3.10 ). O povo não estava obedecendo às leis de Deus, e era necessário que eles abandonassem os seus pecados e as suas maldades, pois, em breve, viria o grande e terrível Dia do Senhor. Nesse Dia, Deus castigaria os desobedientes e abençoaria os que fossem fiéis a ele.

1. Conteúdo

 Por meio do seu mensageiro, Deus declara o seu amor eterno pelo seu povo e o seu ódio pelos edomitas. Ele condena os sacerdotes, e o profeta fala sobre os pecados do povo que Deus odeia: casamento com mulheres estrangeiras e infidelidade conjugal. O dia do juízo está chegando, mas, antes disso, Deus enviará o seu mensageiro para preparar o caminho do  Senhor . Esse mensageiro é o profeta Elias (4.5-6). É assim que termina o último livro do AT, prometendo a vinda daquele que preparou o caminho para o Senhor, isto é, a vinda de João Batista.

2. Mensagem

 Este livro ensina que Deus castiga os que lhe desobedecem e abençoa os que lhe obedecem. Mas, acima de tudo, mostra que Deus que sempre amou o seu povo escolhido e nunca deixará de amá-los ( 1.2 ;  3.6,17 ). Deus diz ao seu povo em todos os tempos: “Voltem para mim, e eu voltarei para vocês” ( 3.7 ).

3. Autor e data

 Nada se sabe a respeito de Malaquias. É bem possível que o nome seja um título, “o meu mensageiro”, em vez de nome próprio. Ele entregou as suas mensagens depois da reconstrução do Templo de Jerusalém (mais ou menos em 515 a.C.), depois do tempo dos profetas Ageu e Zacarias. Pode-se dizer, portanto, que isso aconteceu entre os anos 500 e 450 a.C. Não se sabe quando o livro foi escrito.

4. Esquema do conteúdo

 O amor do  Senhor  por Israel  1.1-5
 
 O  Senhor  condena os sacerdotes  1.6—2.9
 
 A desobediência do povo  2.10-16
 
 O dia do juízo está chegando  2.17—3.5
 
 O pagamento dos dízimos  3.6-12
 
 A compaixão de Deus  3.13-18
 
 O Dia do  Senhor  está chegando  4.1-6
Acabamos de ver um resumo deste livro. Mas a lição desta semana é sobre relacionamento familiar.

Entre muitos hinos de letras românticas este é um deles…
…Fico feliz quando te vejo sei que Deus uniu você e eu valeu a penas esperar pra ter você por perto Deus faz tudo acontecer no tempo certo… te amar ser feliz com você pra sempre no meu coração… tudo que sonhei pra nós agora aconteceu o amor chegou uniu você e eu… 
Família:
Pessoas aparentadas, que vivem, em geral, na mesma casa, particularmente o pai, a mãe e os filhos.
 




 Efésios 5.28-33
28 “Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo”. 
29 “Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; 
30 porque somos membros do seu corpo”. 
31 “Por isso, deixará o homem seu pai e  sua  mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne”. 
32 “Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja”. 
·         5.32 Mistério:  Ver  Ef 1.9 , n.  l 5.32 O sentido parece ser que o texto de  Gn 2.24  adquire o seu significado mais profundo ao referi-lo ao relacionamento entre Cristo e a Igreja, que, por sua vez, é modelo do relacionamento entre os cônjuges.
33 “Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido”.
Gêneses. 2.23-24
23- Então o homem disse:
“Agora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos. Ela será chamada de ‘mulher’ porque Deus a tirou do homem.”
  24 “É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.”


O relacionamento conjugal

Malaquias é o único livro da bíblia que descreve o efeito devastador do divórcio na família, na igreja e na sociedade.
As lagrimas, os choros e os gemidos descritos aqui são das esposas judias repudiadas. Elas eram santas e piedosas, mas foram injustiçadas ao serem substituída  por mulheres idolatras e profanas e por isso o  Senhor não aceitava as ofertas de Judá Cf.Ml.2.13. E nós  para nossos dias Deus não ouvi a aração daqueles que tratam injustamente o seu cônjuge(1 Pe.3.7). “Também você, marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito. Porque a esposa também vai receber, junto com você, o dom da vida, que é dado por Deus. Aja assim para que nada atrapalhe as orações de vocês”.
3:7 VÓS, MARIDOS.  Pedro menciona três coisas que o marido deve cuidar em relação a sua esposa.
 (1) Devem demonstrar consideração e compreensão, convivendo com a esposa com amor e em harmonia com a Palavra de Deus (Ef 5.25-33; Cl 3.19).
 (2) Devem demonstrar respeito como co-herdeiros da graça de Deus e da salvação. Isso quer dizer que as esposas devem ser honradas, sustentadas, ajudadas e protegidas, de conformidade com as suas necessidades. “Mais fraco”, por certo se refere às forças físicas da mulher. O marido deve elogiar e estimar grandemente a esposa, à medida que ela procura amá-lo e ajudá-lo, segundo a vontade de Deus (vv. 1-6; ver Ef 5.23 nota).
 (3) Devem evitar qualquer tratamento injusto e impróprio para com elas. Pedro indica que o marido que não usa de compreensão com a sua esposa e que não a honra como uma irmã em Cristo, prejudicará o seu relacionamento com Deus, criando uma barreira entre suas orações e Deus (cf. Cl 3.19). O marido deve amar sua esposa como Cristo ama sua igreja (Éfeso. 5.25-29).
O compromisso do casamento
Os votos solenes de fidelidade mutua entre noivos numa cerimônia de casamento não são um acordo transitório com data de validade, mas “um contrato jurídico de união espiritual”(Myer Pearlman).
O próprio Deus coloca-se com testemunha desse contrato. Por isso, a ruptura de um casamento é deslealdade e traição (Cf Ml.2.14).

O casamento misto.

É  a união matrimonial de um homem ou mulher com alguém descrente. O profeta chama isto de abominação e profanação. Os envolvidos são ameaçados de extermínio juntamente com toda a sua família. Cf.(Ml. 2.12).
        I.            Abominaçã; termo hebraico é “toevah” e diz respeito a alguma coisa ou pratica repulsiva, ofensiva.
      II.            Profanação; é aquele que trata o sagrado como se fosse comum (Lv.10.10;Hb.12.16).
Malaquias considera o casamento misto como transgressão da lei d e Moises: Judá […] se casou com a filha de deus estranho (Cf.Ml.2.11-b). A expressão indica mulher pagã e idolatra. E mais adiante inclui também o divórcio (cf.2.13-16).

A vontade de Deus
Deus criou apenas uma só mulher para Adão tendo em vista a formação de uma descendência piedosa Cf (Ml. 2.15).

Conclusão

Malaquias nos da diretrizes praticas sobre nosso compromisso com Deus  o Senhor merece o melhor que tivermos que oferecer.
Bíblia de estudo- aplicação pessoal

A sacralidade do relacionamento familiar deve ser levada a serio, pois o casamento é de origem divina e indissolúvel devemos, portanto deve ser honrado e venerado

Comentários