
ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO PROFESSOR DA CLASSE DAS SENHORAS O IRMÃO CARLOS ANTONIO
Há um Milagre Em Sua casa
Texto Áureo
“ Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio ” ( ll Rs 4:4 ).
Introdução: Durante o estudo das lições anteriores, estudamos sobre assuntos relacionados a vida e ministério do profeta Elias, a partir de agora vamos estudar sobre a vida e ministério de Eliseu, o seu sucessor. A lição em foco aborda um milagre que diferentemente de outros não acontece em meio a grandes multidões como os de Elias no Carmelo ou o de Jesus na multiplicação dos pães ( Jo. 6: 1- 15 ). Porém esse milagre aconteceu na esfera domiciliar. O profeta se depara com uma mulher viúva que desesperada clama urgentemente por socorro, pois ela estava profundamente angustiada por tudo que havia acontecido em sua vida.
Há momentos em nossas vidas que nada dar certo, os problemas de todos os tipos aparecem e ficamos em grande sofrimento e angústias ( Sl. 116:3 ) . Aquela mulher estava sofrendo emocionalmente pela perda do seu marido e ainda pior estava vivendo uma grande crise financeira que a deixou profundamente desesperada. Sabemos que o seu marido havia sido um homem muito temente a Deus e que também era um discípulo de Eliseu ( ll Rs 4:1 ) mesmo assim agora sua esposa estava sem recurso nenhum pra sustentar a si mesma e seus dois filhos. Deus sabe de tudo aquilo que precisamos.
“Ele conhece as nossas necessidades” ( Mt. 6;8 ) e age operando grandes milagres em meio a elas, Deus na sua provisão não se esquece de ninguém inclusive as viúvas ( Dt. 10:18 ). Voçê agora pode estar me perguntando então por que Deus se esqueceu desta mulher? . Na realidade Deus não a havia esquecido ( Is. 49:15 ) mas há momentos da nossa vida que ele nos prova, principalmente nós que somos seus servos, ele quer saber até onde vai a nossa fé e confiança nele. Aquela mulher também traz grandes ensinos para nós hoje, ela nos mostra que diante dos problemas da vida precisamos procurar as pessoas certas nos lugares certos. Ela foi atrás do profeta que era um representante de Deus aqui na terra e contou todo o seu problema.
Ele por sua vez ouviu o seu clamor e lhe dirige duas perguntas: “ Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa” ( ll Rs. 4:2 ). Diante de uma pergunta como esta ela poderia exibir orgulho já que estava diante de um profeta, mais também diante de um dos conhecidos da família, porém sua humildade logo transparece quando ela responde: “ tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite” ( ll Rs. 4: 2b ). Realmente o credor estava às portas pronto mesmo até a levar os seus dois únicos filhos como pagamento pela dívida, os rapazes seriam levados como mão de obra escrava pelo menos por seis anos já que a lei permitia isto ( Êx. 21:1,2 ) e aquela mulher responde que só tem uma botija de azeite!!! qualquer um riria daquela situação, mas devemos lembrar que o nosso Deus é um Deus de milagres!!!. Então o servo de Deus inicia uma grande obra de restauração e restituição na vida daquela família.
Ele faz um pedido que para ela não foi muito difícil, já que percebemos que ela mantinha um bom relacionamento com seus vizinhos. Ele pediu que ela trouxesse vários vasos emprestados, não poucos e vazios, depois ela e seus filhos entrariam em casa e fecharia as portas, Eliseu mostra com isso que toda honra e toda glória pertence somente a Deus, talvez aqueles vizinhos quisessem idolatrar Eliseu como fizeram mais tarde com Paulo e Barnabé ( At. 14:8-11 ) por causa de um milagre operado por eles. Depois da porta fechada pede ele que seja derramada aquela única botija que ela tinha cheia sobre todos os vasos vazios que ela trouxe e vá colocando à parte os que estiverem cheios. Sabe qual foi o resultado desta surpreendente história, leiamos o versículo 6 “ E sucedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um vaso. Porém ele lhe disse: Não há mais vaso nenhum. Então, o azeite parou ( ll Rs. 4:6 ).
Conclusão: O azeite foi muito importante nos tempos bíblicos, porém se não fosse a intervenção Divina aquela viúva não teria alcançado a vitória que alcançou, por isso o objetivo desse milagre serviu pra glorificar a Deus e mostrar ao mesmo tempo que nós somos dependentes dele, e demonstrar que sua provisão e seus recursos nunca se esgotam!!! Podem acabar os nossos vasos, mais Deus sempre estará pronto para derramar sua graça e compaixão em nossas vidas. Diz o texto que aquela mulher foi instruída pelo profeta a vender o azeite, pagar as suas dívidas e ainda viver do resto que sobrou, glória a Deus por tudo Amém.
Comentários