Pesquisa

LIÇÃO 8ª - A SUPREMA ASPIRAÇÃO DO CRENTE

Este Comentário foi Escrito por Lucas Vieira, Professor da Classe dos Adolescentes.











Texto Áureo: “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp 3.14)
  ’Não que já tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus’’ (fp 3.12). Paulo ao afirmar que não havia alcançado e que não era perfeito nos deixa entender que atingimos a perfeição quando somos salvos. Só nos tornamos perfeitos quando buscamos o reino de Deus que é a verdadeira aspiração do crente, mas para adquirir esta graça é necessário conhecermos a Jesus Cristo através da revelação do Espírito Santo pela sua palavra, pois ela é a nossa bússola e que mostra-nos por onde é o caminho que nos leva ao Pai.
   Para que o ser humano passe a trilhar o caminho para o céu é necessário haver uma transformação, pois quando ele está no mundo já tem o seu destino que é a condenação, mas ao aceitar a Jesus como o seu único e suficiente salvador ele começa a sua jornada rumo a perfeição ele sai de um estado de inércia e passa a caminhar e o seu final dependerá dele. Paulo não se contentou com apenas uma mudança ao ter um encontro com Cristo e sim teve varias transformações consecutivas, pois  para atingirmos a perfeição passamos por varias experiências o que nos faz crescer espiritualmente, mudando também o nosso pensamento, caráter, forma de agir nos moldando para que possamos nos tornar aptos para conquista do lar eterno e faz com que venhamos nos  aprofundar nos mistérios que o Senhor nosso Deus reservou para nós filhos seus.
    ‘’... Esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. ‘’ (Fp 3.13b- 14). Nessa passagem o apostolo se refere aos erros cometidos que podem nos impedir de prosseguir, sabemos que Paulo era um homem que perseguia a igreja do Senhor e talvez em algum momento de sua vida os seus atos passaram na sua mente, mas ele deixou claro que devemos prosseguir na caminhada independente do nosso passado, pois o nosso Deus tem o poder de nos perdoar e de nos transformar.
‘’ Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. ’’ (Fp 3.17). São poucos os cristãos que podem exortar outros a imita-los, mas Paulo fala com muita convicção e assume toda a responsabilidade ao dizer isso, aprendemos assim que devemos estar convictos em relação as nossas ideias e ao nosso comportamento na sociedade para que por meio das mesmas possamos influenciar e ser exemplo dos demais irmãos.
   Devemos ter cuidado também com os falsos mestres que com suas heresias em relação a perfeição que é dita na bíblia, tem desviado muitos cristãos do caminho. Uma dessas doutrinas hereges é o gnosticismo, essa palavra vem do grego gnosis que significa ‘’saber’’. Além das muitas contradições com o que a palavra de Deus nos ensina, uma delas é que os seus seguidores possuem um conhecimento mais elevado do que as demais pessoas adquirida por uma revelação mística dada por Deus para um grupo especifico atingindo dessa forma a perfeição através de reencarnações e de um conhecimento que os diferenciava das outras pessoas. Paulo na sua carta a igreja de Corinto diz que o prêmio está no final e não no início da jornada “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis’’ (1 Co 9.24).
Os obstáculos são grandes para nos impedir de atingir o nosso objetivo principal (Jo 6  .33), ‘’ mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo’’ (Fp 3.20). Que possamos ir além do apostolo Paulo nos espelhando em Cristo Jesus, prossigamos para o nosso alvo tento a certeza da nossa salvação, nos revestindo das armaduras de Deus (Ef 6.13) e tendo em mente que o que nos espera vai além daquilo que pensamos. ‘’ E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada e nem de luz do sol, porque o Senhor Deus alumia, e reinarão para todo o sempre’’. (Ap 22.5). 


Comentários