Pesquisa

LIÇÃO 9ª - Confrontando os Inimigos da Cruz de Cristo





ESCRITO PELO PROFESSOR DA CLASSE DAS SENHORAS O IRMÃO CARLOS ANTONIO












Confrontando os Inimigos da Cruz de Cristo

Texto Áureo
"Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo" ( Fp 3:18 ).

Introdução: A carta aos filipenses diferentemente da carta aos gálatas e colossenses não foi escrita com a finalidade de condenar erros doutrinários ou heresias no meio da igreja. Essa carta aos filipenses é bem pessoal, nela vemos a alegria do apóstolo transbordar diante de uma igreja que ele mesmo chama de sua " alegria e coroa". A carta foi escrita em primeiro lugar porque Paulo havia recebido uma dádiva da igreja. Já durante a sua segunda viagem missionária, os filipenses lhe tinham dado ajuda econômica ( comp. 2Co 11:9; Fp 4:15s, comp. 1:5 ).



E agora recebera mais uma dádiva deles. Foi transmitida por Epafrodito que durante certo tempo ajudou Paulo na sua prisão e até arriscou a sua própria vida ( Fp 2:25-30 ). Esta é a razão porque Paulo escreveu a carta. Ela não foi motivada por disparidades havidas. Por isso também tem um tom de alegria. Mas isto não quer dizer que Paulo não viu alguns perigos na igreja. Também aqui os falsos doutores tinham operado, ( Fp 3:11ss ). Havia ainda sinais de desacordo e de desunião, ( FP 2:2-4; 4:2 ).



Paulo lamenta profundamente a condição de alguns que visavam apenas destruir a paz e estabilidade da igreja, e vai além quando chama-os de inimigos da cruz de Cristo, na verdade eram judeus cristãos conhecidos como judaizantes, eles insistiam na necessidade da observância dos preceitos judaicos em especial a circuncisão. Paulo sempre foi firme diante de situações em que a igreja era ameaçada, como grande apóstolo ele demonstrou uma intensidade extraordinária quando combateu esse mesmo problema na igreja da galácia. A atmosfera agitada da carta aos gálatas mostra como ele se envolvia profundamente com os problemas das igrejas, Paulo foi um ministro exemplar, com muita ousadia ele pôde dizer aos filipenses " sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam" ( Fp 3:17 ). 



Paulo foi um homem zeloso e muito escrupuloso no judaísmo, mas após sua conversão Cristo tornou-se o grande cerne em sua vida, " já estou crucificado com Cristo; e vivo não mas eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim" ( Gl 2:20 ). Paulo lutou contra muitos opositores e inimigos da fé cristã, e em muitos casos o confronto era inevitável. Ele enfrentou muitos inimigos como os judaizantes, gnósticos, antinomianistas e outros, nesta guerra muitas vezes ele derramou lágrimas não por medo, porque Paulo estava acostumado a prisões, açoites, torturas e muitos outros sofrimentos por causa de Cristo, mas ele chorou por ver a dureza dos corações incrédulos e diante do destino daqueles que teimavam em permanecer em seus erros. 



muitos eram seus próprios compatriotas "Em Cristo digo a verdade, não minto dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo; tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração. Porque eu mesmo poderia desejar ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne. Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e os concertos, e a lei, e o culto, e as promessas; dos quais são os pais, e dos quais é Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém! ( Rm 9:1-5 ).


 Conclusão: O apóstolo sempre ensinou a igreja, foi um homem incansável na tarefa de seu mestre, nunca esquecendo de olhar para o horizonte e lembrar que " A palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus" ( 1Cor 1:18 ) Amém.


Comentários