Pesquisa

LIÇÃO 13ª - TEMA A DEUS EM TODO O TEMPO

ESTE COMENTÁRIO  FOI ESCRITO POR LUCAS VIEIRA, PROFESSOR DA CLASSE DOS ADOLESCENTES.



Tema a Deus em todo tempo

   ‘’De tudo que se tem ouvido, o fim é: teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem. ’’ (Ec 12. 13). Salomão termina o livro de Eclesiastes respondendo uma pergunta a qual muitos filósofos passaram a vida toda para responder, qual o sentido da vida? Por qual motivo existimos?

 ‘‘Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: não tenho neles contentamento ‘’. (Ec 12.1).

 O pregador põe Deus como o centro do universo, o criador, tudo gira em torno dEle, tudo é para Ele, Ele é o motivo da nossa existência e esse é a principal condição que devemos aceitar,  a de que dependemos exclusivamente do nosso Pai. Ao aceitarmos essa condição passamos a compreender a vida como algo temporário e que todas as coisas vindas de nós mesmos são passageiras. Devemos nos colocar na posição de criatura (criatura (lat creatura) todo ser criado), e ver Deus acima de tudo como o criador (criador (lat criatore) aquele que tira ou tirou do nada). 

No Eclesiastes a vida se divide em dois momentos, a juventude que é o momento de maior vigor, o qual deve ser aproveitado intensamente e a velhice que é o momento de maior maturidade que adquirimos por meio das nossas experiências (Jó 12.12). Salomão não despreza os investimentos nos estudos (Pv 1.7) e o tempo que  passamos no lazer, mas, defende a ideia de que devemos passar o nosso tempo fazendo coisas uteis, tendo a adoração e  obediência a Deus acima de tudo.

‘‘E o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu’’ (Ec 12.7).  É grande a importância do tempo que passamos na terra, pois é a forma que o administramos que irá determinar o nosso futuro, para onde iremos, o que receberemos. E é essa a preocupação de Salomão, ele afirma que virá dias ruins e o tempo perdido não voltará. A vida é o único momento que temos para buscar o reino dos céus, após a morte o homem nada poderá fazer, apenas irá mostrar a Deus as suas obras, pois o Senhor prestará conta de todas.

 São grandes e avassaladoras as consequências das condições a que somos expostos durante todo o período de vida de um ser humano e mesmo com todo esse bombardeio de doenças, raios solares, violências físicas, fome e outros problemas que somos expostos, existe uma parte de nós que não é atingida se estivermos em paz com Deus, o nosso espírito, mas quando perdemos o contato com o Senhor ou estamos fracos e nos apegamos com coisas materiais colocando nossa confiança nelas, pecamos, e quando não nos arrependemos não procurando a reconciliação o nosso espírito  enfraquece e o temor do Senhor some de nossa vida, mas para que isso não ocorra é necessário  humilhação e quebrantamento aos pés de quem entregou a própria vida por amor de nós pecadores (Jo 3.16), para que nos momentos de tentação e tribulações a mão do Criador esteja sobre nós, pois as dificuldades também são para glória de Deus (Fp 1.13,14) e (Jo 9.2,3).

   Somos conscientes de que ninguém pode escapar dos efeitos do tempo em nosso corpo e na nossa vida, e isso é inevitável, mas é através do tempo que coisas boas e ruins ocorrem e dependerá de nós aproveitarmos os bons momentos e nos maus, procurarmos a intimidade com Deus.
 
  


Comentários