Pesquisa

LIÇÃO 2ª- UM LIBERTADOR PARA ISRAEL



ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO PROFESSOR DA CLASSE DOS SENHORES O IRMÃO AUGUSTO DA ESCOLA DE PEREIRA CARNEIRO 1, QUE NÃO QUIS MOSTRA A SUA FOTO PARA NÃO ASUSTAR OS LEITORES. ( ISSO É BRINCADEIRA)



 LIÇÃO 2ª – UM LIBERTADOR PARA ISRAEL


Texto Áureo: ‘’E disse Deus a Moisés: EU SOU o QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós” (Êx 3.14).

INTRODUÇÃO

-A CHAMADA DE MOISÉS

Oque a palavra chamada quer dizer? Quer dizer invocar alguém pelo seu nome para que se aproxime. E foi isso que Deus fez com Moisés porque conhecia seu coração e sabia o desejo que ele tinha em ver o seu povo liberto. E assim é com nossas vidas, Deus tem um mistério certo para a pessoa certa, e assim Ele se revela e age segundo o caráter de cada um, por isso Ele se revelou a Moisés no meio do Fogo.

Aquele que é chamado não pode impor condições, mas deve sentir-se privilegiado em ser chamado e deve honrar a sua chamada. Não fazendo como fez Jeroboão, que sendo tirado do serviço pesado da casa do rei e tendo sido chamado por Deus para o trono para ser rei de Israel, (‘’E o homem Jeroboão era varão valente; e, vendo Salomão a este jovem, que era laborioso, o pôs sobre todo o cargo na casa de José. Sucedeu, pois, naquele tempo, que saindo Jeroboão de Jerusalém, encontrou o profeta Aías, o silonita, no caminho, e ele se tinha vestido de roupas novas e estavam sós no campo. E Aías pegou a roupa nova que tinha sobre si, e rasgou em doze pedaços. E disse a Jeroboão: Toma pra ti dez pedaços, por que assim diz o Senhor Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino de Salomão e darei a ti as dez tribos.” I Rs 11.28-31) Mas Jeroboão não honrou a chamada e seguiu a idolatria fazendo o povo de Israel Pecar. (I Rs 12.26-33)

Mas devemos tomar como exemplo o profeta Elizeu que quando foi chamado, matou a junta de boi que lhe pertencia, cozinhou a carne, e distribuiu com o povo de Israel, e foi embora deixando tudo que tinha, para assim fazer a vontade de Deus. (“Partiu Elias e achou Elizeu que andava lavrando doze juntas de bois adiante dele. Elias passou por ele e lançou sua capa sobre ele. Então Elizeu deixou os bois e disse a Elias: Deixa-me beijar meu pai, e minha mãe e depois te seguirei. E Elias respondeu: Vai e Volta. Então voltou Elizeu após ele, e tomou a junta de bois, cozinhou a carne e as deu ao povo, e comeram. Então se levantou e seguiu a Elias.” I Rs 19.19-21)

Moisés ao saber da chamada para ser libertador do povo de Israel que estava no Egito, viu a sua condição de homem débil que era. Então disse a Deus que não era eloquente e não sabia falar. (‘’Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor meu”! Eu não sou homem eloquente, nem de ontem, e nem de anteontem, e sou pesado em línguas e não sei falar.” Êx 4.10) A mesma resposta que deu Jeremias a Deus, quando foi chamado (‘’Então disse: Ah Senhor meu! Eis que não sei falar porque sou uma criança.” Jr 1.6).

Moisés tinha que ir para o deserto, por que era preciso esquecer a ciência do Egito para conhecer melhor a Deus. Deus manifesta sua glória na vida daqueles que são considerados loucos para confundir os que são sábios. ‘’Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias, e escolheu as coisas fracas para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis e desprezíveis para aniquilar as que são.’’ (I Co 1.27-28)

 
Deus não está procurando pessoas que estão de um lado pro outro, achando que sabem tudo e que podem fazer tudo. Mas Deus está procurando homens compromissados com sua palavra e que sejam incapacitados, para que assim ele possa capacitar para completar o chamado de suas vidas. Amém.

Feito por José Augusto



Comentários