Pesquisa

LIÇÃO 5ª - A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO


ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO VICE-DIRIGENTE DA NOSSA ESCOLA EM PEREIRA CARNEIRO 1, O IRMÃO FLÁVIO JOSÉ.






INTRODUÇÃO



Lembremo-nos mais uma vez do que Deus diz do "vermezinho de Jacó": "Porque tu és povo santo ao Senhor, teu Deus; o Senhor, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra. Não vos teve o Senhor afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o Senhor vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito" (Dt 7.6-8). A abertura do Mar Vermelho constituiu-se num bem permanente na vida do povo. Era um referencial de fé. Quando o povo se enfraquecia, lembrava-se daqueles dias, em que Deus proveu a salvação e o livramento. Ainda hoje, a lembrança do que Deus fez no passado pode levantar o ânimo nos momentos de abatimentos. O versículo transliterado com a primeira citação Bíblica “vachamushim alú benei Israel meérets Mistraim" “YAN SUF”


A travessia do Mar Vermelho foi o maior milagre relatado no Antigo Testamento. Um Memorial ao Senhor para todas as gerações dos filhos de Israel. Por causa desse milagre, Raabe creu e temeu a Deus bem como “o terror do Senhor” foi enviado diante de todos os moradores de Canaã e daqueles que habitavam os oásis no deserto. Este milagre originou um cântico no céu, o cântico de Moisés, Ap 15.3. Mas antes de atravessar a pé seco o Mar Vermelho, os israelitas tiveram que se submeter às estratégias de Deus na véspera do milagre. A ação Soberana do Senhor tem muito a nos ensinar. Vejamos o que podemos aprender das ações de Deus e de como o Senhor manifestou o Seu poder quando tudo parecia perdido e o ataque de Faraó era uma ameaça de destruição total.


A MÃO FORTE DE DEUS


Com mão forte Deus havia tirado o povo hebreu do cativeiro. Durante gerações eles estiveram debaixo de escravidão servindo a nação Egípcia. Porém o Senhor enviou Moisés, um homem separado para libertar aquele povo e conduzi-los a terra de Canaã, a terra prometida, onde poderiam estabelecer-se como nação após derrotar os inimigos que estavam no poder naquela região. Porém o que eu quero chamar-lhe atenção nesta oportunidade é exatamente o que se refere à travessia do mar vermelho, um obstáculo que se apresentara justamente quando Faraó tentava recuperar o que havia deixado ir, ou seja, o povo de Israel.


Eu posso imaginar a apreensão de Israel ao ver o mar sem nenhuma embarcação para travessia, ao mesmo tempo a cavalaria do exercito Egípcio aproximando-se cada vez mais. Com certeza foram momentos de angustia, de lagrimas de desapontamentos. Clima de murmuração e queixas se faziam notar entre os grupinhos de pessoas, de famílias que viam claramente a aproximação da morte. A chacina era uma questão de tempo e ali estava o povo esperando o pior para acontecer. Porém a Palavra de Deus nos mostra que Moisés estava na direção e na comunhão com o Senhor e logo recebe a ordem para seguir em frente. Deus havia falado: “Dize aos filhos de Israel que marchem. Tu levanta a tua vara, estende a tua mão sobre o mar e divide-o para que os filhos de Israel passe pelo meio do mar seco. “Endurecerei o coração dos egípcios para que entrem atrás deles. Serei glorificado em Faraó e em todo o seu exercito, nos seus carros e nos seus cavaleiros”. (Êx 14.15-16). “Quanto a mim, eu buscaria a Deus e a ele entregaria a minha causa; ele faz coisas grandes e inescrutáveis e maravilhas que não se podem contar;”.


De fato tudo o que Deus compartilhou com Moisés vieram a acontecer. Moisés estende a sua vara na direção do mar e as águas se dividem e o povo começa a entrar naquele corredor marítimo. Os egípcios ao tentar fazer o mesmo foram tragados pelas ondas do mar que se fechou matando o exercito de Faraó. Um assunto que gostaria de ressaltar é que os deuses adorado pelo povo egípcios também eram adorados pelo povo de Israel, temos o exemplo do bezerro de ouro e Deus mostrou a sua soberania sobre os deuses pagãs.  


CONCLUSÃO

Estamos às vésperas de um grande milagre nas nossas vidas. Não se esqueça que Deus está no controle de todas as coisas. Confie sempre no Senhor e saiba que todas as estratégias de Deus vão culminar na manifestação da Sua glória e do Seu poder. Vamos avançar mesmo que não haja caminho. O caminho está aberto; é hora de seguir em frente, marchando sempre. O que vai fazer e como vai fazer a quem vai usar, são questões que pertencem ao Senhor. Nossa tarefa é crer, confiar e avançar em nome de Jesus. Amém


Comentários