Pesquisa

LIÇÃO 3ª - AS PRAGAS DIVINAS E AS PROPOSTAS ARDILOSAS DE FARÁO




  ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO PROFESSOR DA CLASSE DAS SENHORAS O IRMÃO CARLOS ANTONIO.                                                                      



As Pragas Divinas E As Propostas Ardilosas De Faraó
                                                                                        
                                                                                                   Texto Áureo

" Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo" ( Ef 6: 11 ).




Introdução:

 O livro de Êxodo revela o poder de Deus para redimir o seu povo e julgar o pecado. os milagres e juízos operados por Deus na terra do Egito continuaram sendo lembrados por muitos judeus piedosos mesmo depois de tantos séculos depois, é verdade que muitos logo se esqueceram e até mesmo foram rebeldes, mas aqueles que permaneceram fiéis a Deus, jamais se esqueceram do que ele fez na terra de cão ( Sl 106: 21,22 ). O povo israelita clamava por libertação, seus gemidos chegaram até Deus, e Deus " lembrou-se do pacto que fez com Abraão, com Isaque e com Jacó" ( Êx 2:24 ). Apartir daí o próprio Deus interveria de forma pessoal na história de Israel para libertá-los. Dois irmãos foram escolhidos para serem porta-vozes de Deus, Moisés e Arão. Deus ia falar com Moisés, mas seu irmão Arão seria seu profeta diante de faraó (Êx: 7:1 ). A libertação do povo de Deus não seria secretamente, mas por meio de sinais e maravilhas visíveis a todos ( Êx 7:3 ) e também com grandes manifestações de julgamento ( Êx 7:4 ). Deus disse "... eu porei a minha mão sobre o Egito," uma clara alusão às pragas. Tudo aquilo seria feito para que soubessem os egípcios que Deus é o Senhor ( Êx: 7:5 ).

A praga é uma arma que Deus usa para os injustos e inimigos de seu povo, diz o profeta " adiante dele vai a peste, e a pestilência segue os seus passos" ( Hc 3:5 ARA ). Os egípcios adoravam muitos deuses, representados de várias formas: como figura humana ( Antropomorfismo), sob a figura de animal ( Zoomorfismo), com corpo humano e cabeça de animal ( Antropozoomorfismo). Os principais deuses eram: Ámon-Rá, Osíris, ísis, hórus, Ptah, Thot, Anúbis, etc. O povo considerava o próprio faraó como também um deus. O coração duro e incrédulo de faraó fez com que fosse necessário Deus enviar o juízo das pragas, segundo o livro de Êxodo Deus enviou dez pragas sobre o Egito: 1) Águas transformadas em sangue, 2) Rãs, 3)Piolhos, 4) Moscas, 5) Peste nos animais 6) Úlceras 7) Chuva de Pedras, 8) Gafanhotos, 9) Trevas e a 10ª que foi a Morte dos Primogênitos. Durante alguns momentos o faraó tentou com suas astúcias enganar os servos de Deus enviados, esquecendo ele que eles estavam sob a direção de Deus. É inútil tentar impedir os planos de Deus.

Conclusão: O faraó cedeu, e o povo de Deus saiu do Egito com grande milagre operado pelo braço forte do Todo-poderoso Deus. Amém.


Comentários