Pesquisa

3º Lição - A Glória do Ministério Cristão /TERCEIRA PARTE: PAULO CONTRA OS FALSIFICADORES DO EVANGELHO


"Tais cães são gulosos, nunca se fartam; são pastores que nada compreendem, e todos se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção." (Isaías 56.11)


O profeta Isaías da maneira que era acostumado descreveu com contundência os pastores gananciosos que nada compreendiam. Não só ele, mas a bíblia toda faz questão de separar o imundo do limpo (Levítico 10.10), o perverso do justo e os que servem a Deus dos que não servem (Malaquias 3.18). Não que Deus rejeite as pessoas que ainda não estejam limpas pelo lavar regenerador do Seu Espírito (Tito 3.5), mas Ele rejeita, sem sombras, de dúvidas os que obstinadamente não querem Seu perdão e deliberadamente se opõem a Sua Graça, pois diz: (...) me indignei contra essa geração e disse: Estes sempre erram no coração (...) Não entrarão no meu descanso (Hebreus 3.10-11) e também: Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. (Gálatas 6.7).

Com o aumento da propagação do Evangelho, o que acontecia no tempo de Paulo acontece hoje também: diminui-se o número das pessoas realmente ignorantes a respeito da tão grande salvação proposta por Cristo e aumenta consideravelmente o número daqueles que continuam alienados, mas que, uma vez conhecedores do Caminho, resistem a salvação de Deus. Paulo sabia disso. No capítulo terceiro da Segunda Epístola a Timóteo, Paulo fala sobre as características dos últimos dias, dizendo: E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé (...) (II Timóteo 3.8).


Resistir significa lutar contra, não deixar se dominar, nem se influenciar. Esses emissários do diabo estavam dentro da igreja e ao mesmo tempo lutavam contra ela, atacando seus líderes, influenciando pessoas a se tornarem filhos do inferno duas vezes mais do que eles mesmos (Mateus 23.15). Essas pessoas tentam convencer as pessoas, e a si mesmos, que a salvação de Cristo não é suficiente por si só, nem a Palavra de Deus o é.

Por isso, Paulo os chama de falsificadores, isto é, numa melhor tradução, mercadores do Evangelho, ou como diria o apóstolo em outra parte, chorando: homens que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas (Filipenses 3.19).

Devemos, pois, em favor do Evangelho mostrar-nos diferentes a esses impostores e propor em nossos corações não se contaminar com àqueles cujo fim é a perdição, retirar das mãos destes as ovelhas que foram enganadas, seduzidas pelos seus desejos, inocência ou aflições. Pois as palavras da serpente são doces e o fruto do erro é aprazível, como há caminhos que para o homem parecerem ser direitos, contudo no fim está a morte.


Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganado; nós, porém exalamos o bom perfume de Cristo, quando mais esmagados mais perfume exalamos como pétalas de rosa, para a pregação da mensagem pura e genuína do Evangelho de Cristo, que alguns recebem infelizmente para morte, todavia, outros recebem para a salvação e grandiosa esperança no Dia do Senhor. Por isso, podemos exultar nAquele que nos conduz em triunfo.


"Quem, porém, é suficiente para estas coisas? (...) Nós (...) Em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus." (II Coríntios 2.17) 

2 comentários

ROGERIO GOMES DA SILVA em 30 de janeiro de 2010 às 14:18

A PAZ DO SENHOR PARA TODOS.FIQUEI FELIZ EM SABER DESTE BLOG. QUE DEUS AJUDE VOCÊS A ELABORAR ESTE BLOG, AO IRMÃO ESEQUIEL E OS DEMAIS .ATT. ROGERIO GOMES PANTANAL II

Ezequiel Carvalho em 30 de janeiro de 2010 às 19:43

Rogério, obrigado por sua participação. É bom saber que o blog está chegando cada vez mais longe e sendo comentado e elogiado em outras congregações. Que você possa continuar orando para que Deus seja glorificado em nossas vidas.