Pesquisa

Lição 11 - Características de um autêntico líder

Novamente tive a honra de contar com o comentário do meu amigo e irmão Carlos. Espero que ele seja ricamente recompensado pela ajuda que está dando a esse blog e também que vocês sejam abundantemente abençoados e instruídos por esse comentário.

P.S.: Quem quiser ver o outro comentário que irmão Carlos fez para esse blog, acesse: http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/02/6-licao-o-ministerio-da-reconciliacao.html


 

Escrito por Carlos Antonio de Souza, professor da classe dos jovens

 
Características de um Autêntico Líder


Texto Áureo:

Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, Cristo” ( 2 Co 11.2).



Liderança tem sido um tema muito usado em palestras, seminários e outras reuniões em nossa sociedade secular, todavia desejo abordar este tema dentro do contexto bíblico, precisamente na II carta de Paulo escrita aos coríntios.

Antes de tudo desejo deixar mais claro o sentido de três palavras chaves que serão usadas na nossa lição:






Características: Particularidade

Autêntico: Verdadeiro

Líder: Chefe, Guia, Aquele que representa um grupo.


 
O apóstolo Pedro escreve em sua Segunda epístola no cap.2 v.1-3:

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre se mesmos repentina perdição."

E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

O apóstolo Paulo enfrentou em Corinto os mesmos problemas descritos acima por Pedro. De um lado um homem extremamente zeloso, fiel,corajoso,autêntico e humilde servo de Deus, e do outro lado homens gananciosos,soberbos,mentirosos,carnais e descompromissados com a obra de Deus.




1- Os desafios que Paulo teve que enfrentar (2 cor. 10.9-18 )

Os acusadores ferrenhos de Paulo o acusaram de covardia,diziam os tais “porque as suas cartas dizem, são graves e fortes, mas a presença do corpo é fraca, e a palavra, desprezível (v.10).

Mas é então onde aparece as grandes virtudes do apóstolo São Paulo, ele nos revela a coragem que um líder deve ter em momentos decisivos da nossa vida e ministério. A resposta do apóstolo é a altura da acusação, mas tinha uma diferença ; Paulo era um homem cheio do Espírito Santo (Efésios 5.18) portanto suas respostas apesar de firmes eram controladas pelo Espírito Santo. Veja o que diz o apóstolo no versículo 11 do capítulo 10. “Pense o tal isto: quais somos na palavra por cartas, estando ausentes, tais seremos também por obra, estando presentes.”

Além da oposição, Paulo teve que enfrentar o orgulho e a autoglorificação daqueles que o acusava. Estes falsos líderes caíram na tentação do diabo que um dia também mostrou todos os reinos do mundo e a glória deles a Jesus, mas com uma condição: se prostrado me adorares! Ao que respondeu Jesus: vai-te,satanás, porque está escrito: ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.
O desejo de autoglorificação é antigo, devemos ter cuidado com glórias indevidas e louvores que só pertencem a Deus (Jeremias 9.23).



2- As marcas de um verdadeiro líder e (3-) Paulo, um líder segundo a vontade de Deus

Ninguém tem dúvidas do comprometimento de Paulo pela igreja, de sua entrega e abnegação, de seu amor, de sua sinceridade, do seu carisma, se eu fosse nomear suas qualidades, virtudes e características como líder e ministro de Deus teria que fazer como o escritor aos Hebreus no cap. 11 v. 32a “E que mais direi? faltar-me-ia o tempo contando!”

O homem que disse, desde agora ninguém me inquiete porque eu trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus! (Gálatas 6.17)
Paulo foi chamado por Deus (Atos 26.16) e seguiu o exemplo daquele que foi, é e sempre será o maior exemplo de líder de todos os tempos: Jesus, a Ele toda honra, toda glória e todo louvor pelos séculos dos séculos, amém!






2 comentários

Anônimo em 19 de março de 2010 às 21:21

muito bem comentada, Deus o abençoe.[gilvan].

Anônimo em 19 de março de 2010 às 21:24

vamos atualizar nossa foto?