Pesquisa

Lição 12ª - A Opção pelo povo de Deus

O comentarista dessa décima-segunda lição é o nosso irmão Carlos.



P.S. Quer ver os outros comentários do irmão Carlos para esse blog acesse:

http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/05/licao-5-o-poder-da-intercessao.html

http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/02/6-licao-o-ministerio-da-reconciliacao.html

http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/03/licao-11-caracteristicas-de-um.html


Escrito por Carlos Antonio de Souza, professor da classe dos jovens



A opção pelo povo de Deus



Texto Áureo

Escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo” (Hebreus 11:25,26).

É com muito prazer e satisfação, que volto a comentar mais uma lição deste segundo trimestre de 2010, na lição de hoje veremos através da vida do profeta Jeremias o quanto é importante fazermos as escolhas certas na nossa vida espiritual!

Um dos significados mais claros da palavra “OPÇÃO” é : Livre escolha. Deus, portanto conferiu aos homens o direito de fazer qualquer escolha em suas vidas. Todavia um Deus tão amoroso e soberano não permitiria que seus filhos caíssem em um caminho de destruição, sem antes adverti-los e avisá-los do perigo e das conseqüências de suas más “escolhas”. E foi justamente neste contexto que Deus levantou, preparou, e capacitou homens cheios do seu poder para fazerem a Sua vontade, estes homens ficaram conhecidos no Antigo Testamento como PROFETAS.

“Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais , pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo filho” ( Hebreus cap.1v.1).

A chamada de Abrão (pai exaltado) e posteriormente Abraão (pai de uma multidão), é um marco na história da humanidade, porque tanto as alianças como principalmente as promessas que Deus fez a este homem, dizem respeito não somente a ele mas a toda a humanidade . Em Gênesis cap. 12: vs 1,2 nós lemos “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma benção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.”

Deus tem cumprido a sua palavra, através dos descendentes de Abraão ele fez surgir aqueles que ele mesmo chama de seu povo (Salmos cap.100v3): “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele, e não nós que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto”. Mas se Deus tem sido fiel ao seu povo, porque então Israel tem muitas vezes passado por tanta humilhação como nos dias de Jeremias, onde o povo teve até mesmo destruído aquele lugar que representava tanto para os judeus, o templo de adoração ao Deus Todo-Poderoso. Quando lemos Jeremias 44:v 3, 4,5,6 entendemos o porque de Deus ter disciplinado o seu povo com tanto rigor, vejamos o que dizem os quatro versículos “ Por causa da maldade que fizeram, para me irarem, indo queimar incenso e servir a deuses estranhos, que eles nunca conheceram,eles, vós e vossos pais. E eu vos enviei todos os meus servos, os profetas, madrugando e enviando a dizer: ora, não façais esta coisa abominável que aborreço.Mas eles não deram ouvidos, nem inclinaram os ouvidos, para se converterem da sua maldade, para não queimarem incenso a deuses estranhos. Derramaram-se, pois, a minha indignação e a minha ira e acenderam-se nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém; e elas tornaram-se em deserto e em assolação, como hoje se vê”.

Portanto como se vê as profecias de Jeremias se cumpriram!!! Agora todos os seus acusadores podiam ver e sentir, ao mesmo tempo em que Deus falou através do seu profeta. Quando nos colocamos na sua presença como vasos de barro, ele nos prepara e nos faz instrumentos para sua honra e glória, ainda que mesmo para isto tenhamos que sofrer e suportar as perseguições e incompreensão de muitos, todavia devemos lembrar das palavras consoladoras do nosso Mestre que disse “ Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós (Mateus cap.5v, 11,12.).

Depois do cerco da cidade de Jerusalém, Jeremias é levado sob custódia e algemado até a presença do capitão babilônio, Nebuzaradã (Jeremias 40. 1,2). Na presença de Nebuzaradã Jeremias é levado a fazer uma grande opção, ir cativo para babilônia ou ficar em Judá com o restante do povo.

Jeremias poderia ter escolhido Babilônia onde seria bem tratado, mas preferiu ficar com os desvalidos em Judá que ficaram sob o governo de Gedalias, um nobre judeu. Isto faz lembrar-nos da opção de homens como Moisés, como Abraão, como José e outros heróis da fé, que no momento de decisões tão importantes em suas vidas, optaram pelo povo e vontade de Deus. Lembremos das palavras de Paulo que disse “Sabei, que os que são da fé são filhos de Abraão”.

Comentários