Pesquisa

A escolha pelO Ministério Profético na Bíblia


Uma pergunta honesta que se poderia fazer ao recebermos a notícia que o próximo tema das Lições Bíblicas será “O ministério Profético na Bíblia” é: “o tema não está muito próximo do que estudamos no semestre passado (Jeremias)?”


É claro que um professor que planeja a sua aula com bastante esmero não terá que repetir na sétima lição de semestre (Os falsos profetas) aquilo que disse na oitava lição do semestre passado (O poder da verdadeira profecia) onde teve que, provavelmente explicar quem eram os falsos profetas.


Porém eu acredito que a CPAD acertou mais uma vez em propor tal tema.


O cristianismo evangélico, segundo algumas pesquisas como as mostradas na edição de 11 anos da revista Época (edição 575 - 23/05/2009, veja capa em baixo), vai ser o credo da maioria dos brasileiros daqui a uma década, devido ao crescimento acelerado da evangelização do nosso país.




"É possível, ainda, que [em 2020] o maior país católico do mundo tenha maioria protestante."





Se estivermos crescendo, como diz as pesquisas, devemos ter ainda mais cuidado com a “qualidade de fé” que a igreja de Cristo vai ter. Por isso, estudar apologética nunca foi tão importante como está sendo agora.


E quando falamos de apologética não devemos pensar em uma defesa cega e sim uma autocrítica dos nossos princípios de fé. E autocrítica não de uma maneira destrutiva, mas equilibrada, sabendo que a verdade é como o ouro quando mais posto a prova mais reluz o seu brilho.


Se olharmos sob esse prisma então não haveria tempo melhor para estudarmos profecia do que depois dessa última revista. Estudamos o profeta, agora analisaremos o conceito de profecia à luz da Bíblia.


Nesses últimos dias tem se multiplicado aqueles que dizem “Assim diz o Senhor”, devemos, pois, estarmos sempre prontos para julgar os espíritos, se procedem verdadeiramente de Deus ou não, porque muitos falsos profetas tem saído mundo afora apregoando verdades contrárias ao ensinamento de Cristo.


Esequias Soares é sem sombra de dúvidas um dos melhores apologistas da atualidade, por isso é com méritos o presidente da Comissão Apologética da CGADB, um grande conhecedor do hebraico e do grego (a primeira lição é uma prova disso), desde 1996 vem comentando as revistas das Lições Bíblicas. O último tema que comentou foi no primeiro trimestre de 2008: Jesus Cristo, Verdadeiro homem Verdadeiro Deus.


Por último, parabéns para a CPAD pela qualidade gráfica desse nova revista, está mais colorida e visualmente mais agradável de ser ler.


Comentários