Pesquisa

Lição 4ª - Profecia e Misticismo

Nessa oportunidade estaremos lendo o comentário feito pela nossa irmã Geitjane.

P.S.: A irmã Geitjane Carvalho já escreveu um comentário nesse blog. Veja:





Escrito por Geitjane Carvalho de Lima Falcão, professora da classe dos senhoras.




No mundo atual o misticismo está presente em vários meios de comunicação, e acima de tudo, propagado na internet, livros e revistas. Muitas vezes não percebemos, mas estamos sendo influenciados e achamos normal e engraçado aquilo veemente Deus condena.





No entanto, o primordial para entendermos essa quarta lição é sabermos corretamente a diferença entre misticismo e profecia.


No princípio poderíamos até nos confundir, visto que a palavra “misticismo” [do latim mystica, espiritual] representa, como aponta a nossa lição (p.29), uma atitude em busca da união intima e direta do homem com a divindade, e pensar que o profeta e o místico são iguais. Mas não são.


O que muda realmente é o caminho, embora aparentemente sejam os mesmos obetivos. O místico, na asserção a que estamos aludindo nessa ocasião, refere-se aquele que busca o contanto com o espiritual mais por meio da intuição e do sentimento do que pelo conhecimento racional de Deus e da fé genuína.


O místico não tem discernimento espiritual e o diabo se aproveita disso, quer o místico tenha consciência dessa realidade ou não. Não devemos ser meninos, a não ser na malícia, mas no conhecimento devemos ser adultos. Nem tudo que acontece no reino espiritual, sejam milagres, prodígios ou sinais, provêm de Deus.


Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.
Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.
É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça (II Tessalonicenses 2.7-12)


O verdadeiro teste para um profeta de Deus não é a realização de um milagre, portanto, mas a mensagem que ele anuncia. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo (I João 4.2-3).


O profeta de Deus realiza sinais e maravilhas para atestar o poder de Deus, para glória exclusiva do Senhor e para que o povo obedeça os mandamentos divinos. Já o falso profeta pode frequentemente reproduzir sinais e maravilhas como Janes e Jambres que resitiram a Moisés na presença de Faraó, mas esses não irão avante, pois não fazem esses atos por Deus e não estão enquadrados na obediência as Escrituras, antes são agentes do diabo para iluder os fracos e réprobos em relação à fé (ver II Timóteo 3)


Podemos saber se uma profecia é realmente inspirada por Deus pelo conhecimento que temos das Escrituras, nosso manual de fé, e porque aquele que é espiritualmente saúdavel a tudo dicerne.


Não precisamos de numerologia, búzios, astrologia, nada disso. Temos contanto direto com Deus pelo novo e vivo caminho: Jesus. Por isso o escritor sagrado nos convida:

Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.(Hebreus 10.19-22)



A voz de Deus é importante para os seus fihos. Apesar do homem ter pecado no Jardim do Éden, Deus nunca deixou de se comunicar com suas criaturas. Antigamente por patriarcas, sacerdotes e profetas, hoje por si mesmo na revelação de Jesus Cristo o qual fala conosco pessoalemnte por santa Palavra.


Enfim essa lição nos dá um alerta. Nas palavras do dr. Lawrence Richards (Guia do Leitor Bíblico, CPAD, 2005, p.131):

Mesmo para aqueles fora da comunidade da aliança, práticas ocultas eram detestáveis, pois eles representavam uma rejeição do que podia ser conhecido de Deus através da criação, em favor do demoníaco e do irreal. Essa extrema condenação indica uma rigorosa advertência aos modernos cristãos: que um crente nada tem a ver coisa ligada ao ocultismo.

Temos a Cristo a que o resplendor da glória e a expressão exata de Deus, o qual sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas. Busquemos a Sua voz e presença! Amém.


Comentários