Pesquisa

Lição 5ª - A Autenticidade da Profecia

Nessa quinta lição estaremos contando com o comentário do nosso professor Flávio.

O irmão Flávio já comentou algumas vezes no nesse blog, veja:



http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/03/licao-10-defesa-da-autoridade.html  ["A Defesa da Autoridade Apostólica de Paulo"]





Escrito por Flávio José Pereira, professor da classe dos senhores.


Introdução


A grande questão é que nós esperamos dos profetas um compromisso com as verdades de Deus. O fato não é só falar das coisas de Deus como se entendesse os mistérios do espiritual, será que precisamos abrir escolas de profetas como no passado, para que possamos diferenciar as verdadeiras e falsas profecias?

Estaremos tratando de fatos ocorridos no passado que marcaram a humanidade e foram profetizados pelos profetas de Deus como Daniel (Daniel 2.37-45) que falou a cerca das civilizações que dominariam na época presente e pelo profeta Jeremias (Jeremias 7.1-3) que anunciava ao povo que se entregasse a Babilônia. O tempo era a única maneira de provar se as profecias eram verdadeiras? Temos o Apocalipse e será que temos dúvidas de suas revelações futuristas? Qual é a prova que temos de que são genuínas? Falam de fatos que ocorrerão no futuro bem próximo e eu espero que esteja muito próximo.

Temos, no século passado, uma profecia dita pelo profeta Oseías (Oséias 11.10) que Israel [em 1948] voltaria a ser reconhecida como Estado [pelas Nações Unidas]. De fato estamos falando de homens que se dedicaram a anunciar aos homens e
nações as palavras do Deus vivo.




Andarão após o Senhor; ele bramará como leão: bramando ele, os filhos do Ocidente tremerão. Tremendo virão, como um passarinho, {os} do Egito, e como uma pomba {os} da terra da Assíria, e os farei habitar em suas casas, diz o Senhor.






A Mensagem do Senhor

O profeta Isaias foi o único que recebeu o titulo de profeta messiânico (é desta maneira que ensinamos no discipulado), porque ele foi o que mais falou do Messias. Sabemos que o que está escrito em Mateus 21.42; Marcos 12.10; Lucas. 9.22, confirmariam o que foi predito por Isaias, como muitos na época passada o tinha rejeitado João 12.37,38; Isaías 53.1, foi exatamente o teor de sua mensagem.

Na mesma época havia outros profetas anunciando mensagens sobre cativeiro e o restabelecimento de Israel, no caso de Oséias que falava da prostituta, de fato profecias citadas por Oseías tiveram o comprimento séculos depois mostrando que Deus não falha com as suas palavras.

Fato interessante ocorreu quando o Alexandre, o grande, estava formando o Império Grego e tinha tomado o Egito. Os Judeus foram ao seu encontro para mostrar uma profecia dita pelo profeta Daniel, a qual estava escrito sobre ele (Daniel 8.3,4); como não dar credito as palavras dos profetas. O que me diz que devo acreditar nas profecias de hoje? Se não é o cumprimento das profecias de ontem não daria credito no que esta escrita na Bíblia Sagrada.

 

Então, levantei os olhos e vi, e eis que, diante do rio, estava um carneiro, o qual tinha dois chifres, e os dois chifres eram altos, mas um, mais alto do que o outro; e o mais alto subiu por último. Vi que o carneiro dava marradas para o ocidente, e para o norte, e para o sul; e nenhum dos animais lhe podia resistir, nem havia quem pudesse livrar-se do seu poder; ele, porém, fazia segundo a sua vontade e, assim, se engrandecia. (Daniel 8.3,4)



A Paixão e a Morte de nosso Senhor Jesus Cristo

O nosso Senhor começou o seu sofrimento no Monte das Oliveiras. Quando o Senhor foi a sua oração o seu suor transformou-se em sangue estava sobre Ele as nossas transgressões, depois preso e torturado pelos romanos em seguida crucificado pelos seus opressores que eram os seus patrícios, ou seja, os Judeus.

Mas mesmo assim como ovelha muda foi ao matadouro (Isaías 53.7), com o seu silêncio parecia incomodar as pessoas que acompanhava os seus torturadores (Mateus 27.38-41). Mas tudo que falou o profeta Isaias aconteceu conforme a palavra do próprio Deus. Estas são as provas que precisamos para crer nas Escrituras de Deus.



Conclusão:

Embora o mundo esteja fechando os seus olhos para tais fatos, encobrindo certas verdades sobre o Cristo crucificado, mesmo tendo o conhecimento das Escrituras que eles ignoram, não podem impedir os acontecimentos, o que estar por vir virá e não tardará (Hebreus 10.37); o Senhor destas palavras também disse que as suas palavras são fies e verdadeiras, e Ele vela para cumpri-las (Jeremias 1.12). E tudo o que foi dito pelos santos profetas e apóstolos sem tirar ou acrescentar será comprido. Portanto a autenticidade das profecias está no seu comprimento, não podem ser negadas por autoridade de espécie alguma. Então eu concluo que os profetas, homens de Deus, falaram de Deus não de se mesmos.

Comentários