Pesquisa

Lição 2º - A Natureza da Atividade Profética

Nessa oportunidade estamos contando novamente com um comentário do nosso irmão Aguinaldo.

P.S.: Aguinaldo já postou outras vezes nesse blog. Veja:





Escrito por Aguinaldo Barbosa, vice-dirigente da Escola Dominical em Pereira Carneiro 1


Queridos internautas, me sinto lisonjeado por mais uma vez poder trazer um mero comentário da lição em pauta.

 

Introdução



O homem criatura feita pelas próprias mãos de Deus, teve a responsabilidade de dar nome aos animais e plantas (Gênesis 2.7; 2.20), no entanto isso era só uma pequena partícula da utilidade do homem para com Deus. Mas para isso era preciso que o homem procurasse viver uma vida recatada se afastando de tudo quanto desagradava a Deus Criador. E vemos Deus chamar Abraão a peregrinar no deserto (Gênesis 12.1). Após Moisés nascer e ser lançado no rio Nilo, Deus realizava um feito extraordinário quando a filha de faraó o adotou como filho, mas ele sabia que sua origem era hebraica e por isso estava sempre pronto a defender seu povo (Êxodo 2.11,12).



Todavia, este ato trouxe conseqüências (Êxodo 2.13,14). Tudo isso aconteceu porque Deus tinha um plano específico de libertar seu povo do jugo egípcio e foi no deserto que Deus falou com Moisés (Êxodo 3.4-6). Aquele momento marcava oficialmente o inicio de uma intima relação.





1. As formas de comunicação de Deus aos profetas

 
Como está bem claro em Hebreus 1.1, Deus continua falando de várias formas e maneiras para que o homem, feitura Sua, não se perca. Ele fala pelos profetas, pelas chuvas, pelos ventos, terremotos, furacões e desastres ecológicos.


Revelação Divina em forma e sonho. Quando se tem responsabilidade há forma temor que é diferente de desobediência. Vemos um grande exemplo de sonho em forma de revelação quando faraó teve um sonho que significava um enigma (Gênesis 41.1-4) e este sonho teve continuação de forma diferente (Gênesis 41.57). Deus cria situações para cumprir tudo quanto tem prometido aos seus servos. Foi preciso que todo recurso de faraó se esgotasse para que Deus pudesse aparecer através da vida de José (Gênesis 41.8-12).


Visão ou sonho. Quer por sonho, quer por visão, Deus sempre se comunicou com os profetas no Antigo Testamento (Daniel 7.1). Deus se revela a Jacó em visão (Gênesis 46.2-3), pois Deus sabe e conhece nossas necessidades e dos altos céus contempla tudo (Jó 33.14-15).


 
2. As formas de transmissão da mensagem dos profetas ao povo

 
Declaração direta e oral. Alguns profetas recebiam alerta e visões da parte de Deus e transmitiam de forma rápida e direta (II Reis 6.8-12). Deus se revela para dar livramentos e fazer cumprir suas palavras (Mateus 2.11-12).



3. A questão extática do profeta


Dizer que a interpretação profética é algo comum, que alguém fala de si mesmo, é dizer algo contrário ao que Deus diz biblicamente (II Reis 17.13, II Timóteo 3.16). Vemos, contudo, que os profetas de Deus são verdadeiramente embaixadores de Deus (Ageu 1.13), por que os profetas de Deus têm lábios purificados (Isaías 6.7; 51.16; 59.21; Deuteronômio 18.18).

Por tudo isso é que Deus ainda quer continuar a falar com o homem, pois desde o Éden, quando Deus fez o primeiro homem, ali se iniciou este grande elo de comunicação do qual Deus se agrada. Mesmo o homem pecando, caindo e se acovardando , Deus é fiel.

Que Deus nos abençoe.

Comentários