Pesquisa

Lição 6ª - Profetas Maiores e Menores

Nessa sexta lição estaremos contando com o comentário da nossa professora Josefa.

A irmã Josefa já comentou anteriormente nesse blog, veja:




Escrito pela irmã Josefa, professora da classe das senhoras



Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada. E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo. Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra. E como antes disse Isaías: Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara descendência, Teríamos nos tornado como Sodoma, e teríamos sido feitos como Gomorra. (Romanos 9.25-29)


O apóstolo Paulo fundamentava sua pregação e seu ensino na lei de Moisés, o apóstolo Paulo cita dois profetas na ordem: Oséias, o primeiro dos profetas menores e Isaías dos maiores.




E, depois de haver desmamado a Lo-Ruama, concebeu e deu à luz um filho. E Deus disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ami; porque vós não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus.(Oséias 1.8-9)

Sua história dramática e conhecida por todos que leem a palavra de Deus, até mesmo dos seus filhos acredita-se que o terceiro filho de Gomer, um menino chamado Lo-Ami que significa não meu povo não fosse de Oséias. O nome da criança simbolizava a quebra do relacionamento pactual em consequência da rebeldia contra Deus mediante a idolatria.

O povo do Reino do Norte já não poderia esperar que Deus o abençoasse e o livrasse dos seus adversários.

Oséias estava aprendendo através de sua própria angústia sobre como se achava o coração de Deus por causa do pecado do seu povo.

Nos dias de Oséias os hebreus desviavam-se oferecendo sacrifícios a deuses falsos. Os gentios adoravam aos ídolos, tais cultos eram na verdade oferecido aos demônios.

Paulo mudou o texto de Oséias. Deus mudou a condição dos gentios que se converteram a fé cristã, agora são chamados “filhos de Deus”.

E para identificar o conjunto de cinco livros chamados de “maiores” usamos critérios de conteúdo literário: os três mais volumosos livros proféticos são Isaías, Jeremias e Ezequiel.

Os livros de Oséias a Malaquias, apesar de serem livros proféticos, por uma questão de “conteúdo literário” são considerados “profetas menores”.



Comentários