Pesquisa

Lição 7ª - Os falsos profetas

O comentarista dessa sétima lição é o nosso irmão Carlos.



P.S. Quer ver os outros comentários do irmão Carlos para esse blog? Acesse:











Escrito por Carlos Antonio de Souza, professor da classe dos jovens
 
 
Os Falsos Profetas
 
 
Texto Áureo:  
“Quando o tal profeta falar em nome do SENHOR, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou o tal profeta; não tenhas temor dele” (Deuteronômio 18.22).
 
Mais uma vez, tenho o privilégio de comentar um assunto muito pertinente para todos nós que temos a Bíblia, como a inerrante e infalível palavra de Deus. E quando eu falo da Bíblia falo de uma revelação, de uma profecia, de uma palavra que se encontra em forma escrita para todos nós cristãos do século 21, lembremo-nos de que ela é a nossa principal arma para lutarmos contra os falsos ensinos e heresias dos nossos dias, e porque também não dizer dos falsos profetas que tem se levantado nestes últimos dias. As palavras do apóstolo João são bem incisivas: “Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se tem levantado no mundo.” ( 1 João 4.1).


Desde o começo da criação, Satanás tem procurado destruir, negar ou torcer a palavra de Deus. Quem não se lembra da sua astúcia usando a própria palavra de Deus contra Eva no Éden dizendo “É assim que Deus disse? (Gênesis 3:1). Estabelecida a dúvida, abre-se uma porta larga para a queda de qualquer cristão!


Mas como reconhecer uma verdadeira mensagem profética? Como desmascarar um falso profeta como Hananias, como reconhecer a voz de Deus, já que ele falou muitas vezes e de muitas maneiras (Hebreus 1.1)?


Deus usou os seus profetas através de sonhos, visões, palavras, mas também usou linguagem simbólica, figurada, etc. Com Jeremias, a princípio, usou um jugo de madeira, que simbolizava o domínio e opressão que Judá sofreria na mão dos Babilônios. Definitivamente esta profecia não agradava ninguém, pois não era uma profecia de prosperidade, de saúde e de benção!


Não quero dizer com isto que Deus não quer ver o nosso bem, afinal de contas o apóstolo João escreve em sua terceira epístola: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.” (3 João 2). Todavia não devemos esquecer uma coisa: Deus não mente: “Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do SENHOR é para sempre”. (Salmo 117:2).


Portanto a verdadeira mensagem profética não vem misturada com erros: "Que tem a palha com o trigo? – diz o SENHOR" (Jeremias 23.28). Se Deus disse que havia entregado as terras e nações, e até mesmo os animais do campo a Nabucodonosor por intermédio do profeta Jeremias (Jeremias 27.6), e de outros profetas, Deus confirmou mais de uma vez o que falou.


Hananias quando mentiu e distorceu a palavra de Deus que veio através de Jeremias, não estava mais desafiando Jeremias e sim ao Próprio Deus! "Horrenda coisa é cair na mão do Deus vivo"! (Hebreus 10.31). Infelizmente muitos por causa do orgulho e da soberba tem procurado assumir e tomar o lugar de Deus, para estas pessoas Deus está dizendo constantemente: “A minha glória, pois, a outrem não darei” (Isaías 42.8).


Hananias teve um fim trágico! Com a sua própria morte o povo viu cumprir-se a risca a profecia de Jeremias. Que Deus possa nos conceder mais de Sua Graça e do dom de discernimento de espíritos para que, a exemplo de Paulo e outros servos de Deus, possamos seguir sempre no caminho do SENHOR. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz , para o meu caminho” (Salmo 119.105). Não podemos esquecer a tríplice função do dom de profecia em nossos dias: EXORTAR, CONSOLAR e EDIFICAR a Igreja ( I Coríntios 14.3). Amém!

Comentários