ESCRITO PELO NOSSO DIRIGENTE DA ESCOLA DOMINICAL EM PEREIRA CARNEIRO 1 GILVAN GOMES, DIÁCONO DA NOSSA IGREJA EM ZUMBI 1
E se alguém está em Cristo. Nova criatura é , as coisas velhas já passaram eis que tudo se fez novo (II Coríntios 5.17).
Queridos irmãos, este texto além de instrutivo é também confortante uma vez que ele mostra a nossa posição agora em Cristo como nova criatura. Quem já passou pelo novo nascimento sabe que é uma das etapas mais lindas na vida do cristão, e ao mesmo tempo é o período em que mais uma das etapas da nossa nova vida em Cristo [é completada], [sendo assim logo] alcançaremos no tempo certo a maturidade espiritual e conseqüentemente a medida de varão perfeito. (Ef. 4.13)"Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo".
O que é um novo convertido?
Dentre alguns significados para a palavra "convertido", que deriva do verbo converter, estão os seguintes adjetivos: "mudado", "transformado", "aquele que se converteu", "converso".
Lembro-me que certa feita peguei a estrada rumo a uma determinada cidade, certo de estar no caminho correto me dei por conta que já havia passado da entrada da cidade pelo menos vinte km, parei tomei informações e retornei ao caminho certo, ao meu objetivo, no final cheguei a conclusão de que havia alongado o percurso em pelo menos (40km); a experiência não foi uma das melhores porque eu estava convicto de que estava no caminho certo.
É mais ou menos assim que se sente um novo convertido, frustrado por ter percorrido um longo caminho distante cada vez mais do seu Criador e ao mesmo instante feliz por alguém lhe orientar ao caminho de volta. "Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados" (Tiago 5.20).
A ESTRUTURA DO NOVO CONVERTIDO
Quando a estrutura de um novo convertido talvez fosse um certo exagero afirmar que é forte como um pilar principal de um edifício , ao pensar que também é frágil como uma rosa no jardim.
Forte como pilar de um edifício. Isso fala da segurança que ele agora como nova criatura em Cristo Jesus adquire quando recebe a fé salvadora (Efésios 2.8 e Tito 3.5) "Não pelas obras de justiça que houvêssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo" notemos que ele está sempre pronto para servir ainda que tenha apenas 5 pães e 2 peixinhos (Mateus 14.17).
Frágil como uma rosa. Comparar o novo convertido como uma rosa é mostrar cuidado que devemos ter quando manipulamos as rosas, pois além de serem muitos frágeis, não duram muito fora do jardim (igreja). Sendo assim, tanto um novo convertido quanto um crente mais antigo na fé não podem abandonar alguns princípios básicos para continuarmos crescendo na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. "E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens" (Lucas 2.52)
Afinal o que é preciso para continuarmos crescendo na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo?
01 - Estudar a Bíblia - Estude diariamente, pois o verdadeiro alimento da alma se extrai da leitura das Escrituras Sagradas - (Isaías 12:3 / Mateus 4:4 / Salmos 1:2 / Salmos 119:11). Esse estudo deve ser sistemático, diário e contínuo. Ore antes de ler a Bíblia para que Deus abra o entendimento de sua Palavra.
02 - Viver fielmente - O sistema que domina o mundo é mal e está sob a ação dos poderes das trevas.Por isso os valores morais e espirituais estão em farta decadência. Nós somos tentados a abandonar o nosso ideal em Cristo, por isso precisamos RESISTIR firmes - (Efésios 6.11-13) e permanecer fiéis - (Salmos 101.6).
03 - Manter comunhão- Com Deus e com os nossos irmãos (outros crentes) e permanecemos em nossa congregação (Hebreus 10.24 e 25). Nunca devemos permitir que o diabo ou outro ser, nos coloque contra nossos irmãos, a quem devemos amar cordialmente (Romanos 12.10) e servir prazerosamente. Uma brasa para se manter acesa deve está próxima das outras brasas vivas.
04 - Dar testemunho - De Jesus Cristo, aos outros (Marcos 5.18-20). Testemunhar é contar aos outros as coisas que Jesus fez por nós (Salmos 116.12 e 13). Faz-se necessário que comuniquemos nossa vitória a outras pessoas, para que também sejam salvas.
05 - Orar sem cessar - Em I Tessalonicenses 5.17 - Jesus ensina a orar continuamente. Orar é falar com Deus o que pensamos. Deus promete ouvir e responder nossas orações (II Coríntios 7.15) A oração é a respiração da alma.A oração pode ser verbal (expressa em palavras) e mental (expressa em pensamentos). Quando estamos orando estamos falando com Deus e quando lemos a Bíblia, Deus está falando conosco.
06 - Tornar-se aluno da “Escola Dominical” - [A Escola Dominical] é gratuita e aberta a todas as pessoas. Precisamos examinar as escrituras (João 5.39) e conhecer melhor o Deus que servimos. A Escola é o melhor caminho e o recurso da Igreja para transmitir conhecimento aos crentes. Não devemos ler a Bíblia para acharmos um bom texto para um sermão.Devemos ler a Bíblia para conhecermos mais e mais a Deus.
07 - Participar dos cultos de doutrina - O nosso amadurecimento espiritual (entender as coisas de Deus), provém basicamente dos ensinos doutrinários oferecidos nestes cultos. Ali ficamos sabendo diferenciar o certo do errado (Hebreus 5.14 / I Coríntios 2.12 / Levíticos 10.10). Hoje fala-se muito em avivamento. Mas todos os maiores avivamentos bíblicos vieram através da leitura da Palavra.
O novo convertido que observar estas instruções e aplicá-las no seu dia-a-dia, certamente desenvolverá uma fé genuína e crescerá na graça e no conhecimento do Senhor Jesus. É bem verdade que deve enfrentar lutas diversas, mas, os grandes vencedores são aqueles que não temem as lutas, mas, as enfrentam com dignidade e fazendo uso das armas certas.
Comentários