Pesquisa

LIÇÃO 4ª- A COMISSÃO CULTURAL E A GRANDE COMISSÃO

Este comentário foi escrito pelo nosso vice dirigente da escola dominical, Aguinaldo Barbosa



Regozijai-vos no Senhor, outra vez digo regozijai-vos (Filipenses 4.4).


Saúdo a todos com a paz do Senhor. Paz que excede a todo entendimento. Verdadeiramente me sinto regozijado em ter sido solicitado a fazer este pequeno comentário sobre esta grande lição a respeito da:

A COMISSÃO CULTURAL E A GRANDE COMISSÃO


[Comissão] - Derivado de “encarregado de serviço” (Atos 26.12).


Ao nos deparar com o início da Criação notamos o valor que DEUS deu ao homem, além disso, delegou ao homem tarefas e deveres e lhe deu também, de certa forma, autoridade (Gênesis 1.26). Muitas vezes nos perguntamos por que o homem é tão apegado as coisas matérias, como casas, carros, fazendas, riquezas e poder. Mas se analisar-nos, tudo isso provêm da terra (Gênesis 2.5-8).


A MISSÃO INTEGRAL COMO MANDAMENTO DIVINO


Mesmo o homem recebendo todo apoio [e] toda orientação divina, pecou, fraquejou, caiu e ficou preso à lei do pecado e sujeito a morte eterna (Romanos 6.23; 7.7). Mas DEUS nos deu seu único filho (unigênito) (João 3.16) e ele não se negou (Lucas 19.10). [No entanto] ele nos comissionou (Mateus 11.28). Mais adiante ele se compromete a nos qualificar esta obra (Marcos 1.17; Lucas 5.10), em seguida ele nos ordena a evangelizar (Marcos 6.15).


A COMISSÃO CULTURAL E O DEVER DA IGREJA


DEUS nos outorgou o dever e responsabilidade de cuidar da moral e da ética cristã. Em respeito à Bíblia Sagrada nós quando éramos gentios muita vezes [pensamos] que estávamos fazendo aquilo que agradava a DEUS (Atos 22.3-5). Seguindo costumes e tradições que acompanhavam nossa cultura (Isaías 41.29; Atos 15.20; I Tessalonicenses 5.1.9). Isso muitas vezes nos acompanhava desde nossa infância. De forma que alguém diz que vai morrer na lei que nasceu, pela qual foi ensinado.


Como gentios, no entanto, sabemos que CRISTO conta conosco para divulgação do Reino cumprindo o ide glorioso (Marcos 16.15). De onde suje A GRANDE COMISSÃO?


Quando Nicodemos tem o encontro com JESUS descobre que mesmo sendo mestre (doutor da lei) não conhecia nada a respeito da salvação e do amor de DEUS para com os homens (João 3.16).


Aqueles a quem DEUS alcançou pela fé já estavam automaticamente salvos por crerem em JESUS e no seu amor (Marcos 16.16), pois o filho de DEUS veio ao mundo não para condená-los, mas sim para salvo-los (Lucas 19.10) e veio trazer paz, descanso e alívio as nossas almas (Mateus 11.28).


Esta chamada específica que o SENHOR JESUS nos fez foi muito importante, pois nos comissionou a pregar o Reino de DEUS. isso é maravilhoso, saber que fomos escolhidos para esta tarefa (João 15.16), neste desafio.


Não podemos fazer acepção de pessoas, pois ele mesmo nos deu o exemplo (João 4.9-10). Os seus discípulos vendo que o mestre não fazia acepção de pessoas não sabiam como agirem (João 4.27), eles estavam na fase de aprendizagem, pois no futuro precisariam dar seqüência ao que tinha aprendido (veja o caso de Felipe em Atos 8.26-27, de Pedro em Atos 10.21-22 e de Paulo em Atos 16.27-28, 31-32).


Se quisermos mesmo pregar o evangelho devemos agir como os santos homens de DEUS agiram, quebrando barreiras e tradições que só fazem afastar os homens do DEUS vivo (Atos 10.28-29). Falemos de JESUS e do amor de DEUS e Mestre, que os ídolos são meras caricaturas, pois quem opera em tudo e em TODOS é DEUS (Atos 17.23-25).


Como diz as Escrituras trabalhemos em quanto é dia, pois, a noite se aproxima deste grande mar que é o mundo, com a concupiscência, com as suas glórias, com suas máscaras, pessoas que pensam que sabem, mas que na verdade são como crianças (Jonas 4.10-11).


Não devemos nunca desistir, mesmo que os homens se corrompam dia a dia, se entregue a devassidão e tudo quanto DEUS abomina, sabemos que tudo é possível a DEUS (Lucas 1.37). AMÉM.





Comentários