Pesquisa

Lição 5ª - O Reino de Deus Através da Igreja


Nessa oportunidade temos a alegria de contar com um comentário suscinto, objetivo, bem escrito e rico de citações teológicas e bíblicas como é costume dos comentários escritos pelo mosso irmão Carlos. Espero que vocês aproveitem o que foi escrito e que sejamos todos abeçoados pela Palavra de Deus. 



Escrito por Carlos Antonio de Souza, professor da classe das senhoras




O Reino de Deus através da Igreja




O Novo Testamento classifica a raça humana em três povos distintos: o judeu, o gentio e a “igreja de Deus”. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus (I Coríntios 10.32).



A igreja é o conjunto de todos aqueles que creem em Cristo pela fé e que passam a viver em comunhão uns com os outros. Ela é descrita como: corpo de Cristo, templo de Deus, noiva de Cristo, povo de Deus e outras figuras que acentuam o seu caráter de comunidade e solidariedade.





I – O Reino de Deus e a Igreja



A Igreja tem uma importância tão grande no propósito de Deus, que ela foi chamada para ser o principal agente do Reino de Deus no mundo (I Pedro 2.9). Para que isso aconteça, a Igreja e seus membros precisam manifestar os sinais do Reino, ser instrumentos do reino na vida das pessoas, da sociedade, do mundo.



Sempre que a Igreja busca em primeiro lugar a glória de Deus, fazer a vontade de Deus, viver uma vida de humildade, amor, abnegação, altruísmo, solidariedade, etc. Ela se torna agente e instrumento do Reino.





II – O Reino de Deus presente na Igreja



O apóstolo Paulo escreveu aos gálatas dizendo: “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei (Gálatas 4.4). Cristo veio a este mundo, morreu e ressuscitou; e de mesmo disse ter consumado a obra que o Pai lhe deu (João 17.4).



Portanto cremos que há uma dimensão presente do seu Reino entre nós. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós (Lucas 17.21). Porém sabemos que a plenitude desse Reino ainda é futura.



Portanto, além de presente na Igreja, ele também é futuro. Todos nós como cristãos sabemos que o Reino está presente na Igreja e já veio num novo sentido em Cristo, que ele pode vir na nossa própria vida, mas que ainda não veio plenamente.



Desse modo, devemos viver no mundo presente como súditos desse Reino, em obediência, humildade, comunhão e servindo como Jesus nos ensinou (Lucas 22.27).





III – Quem é o maior no Reino de Deus



No “sermão da montanha” Jesus mostrou que o orgulho e a altivez de espírito não devem fazer parte da vida de seus seguidores (Mateus 5.3). Jesus disse que o amor seria a marca distintiva dos seus seguidores (João 15.35). Infelizmente, muitas disputas entre eles eram destituídas desse grande sentimento (Filipenses 2.5-8).



Em uma dessas discussões eles arrazoavam entre si para ver quem era o maior no Reino dos Céus, mas Jesus logo resolveu a questão: Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus (Mateus 18.4).







O Reino de Deus torna-se presente quando os crentes se unem para invocar a Deus como Pai, quando reconhecem a Sua soberania sobre suas vidas, quando O reverenciam e se submetem a Ele, quando procuram fazer a Sua vontade na terra como ela é feita nos céus. Amém!




Comentários