Pesquisa

LIÇÃO 7ª- A DIVISÃO ESPIRITUAL NO LAR


Escrito por Aguinaldo Barbosa, vice-dirigente da Escola Dominical em Pereira Carneiro 1






Graça e paz seja com todos me sinto regozijado por esta rica oportunidade de está trazendo este pequeno comentário desta lição tão importante sobre;


A  DIVISÃO  ESPIRITUAL  NO  LAR
Como dividir e crescer ao mesmo tempo PV.9.9 tudo que fazemos seguindo a orientação de Deus prospera mesmo quando há uma divisão principalmente no lar GN.2.18 após a formação do homem Deus percebeu que ele iria sentir-se só por isso fez a mulher para que fosse uma companhia e estivesse sempre ao seu lado lhe auxiliando e compartilhando de suas descobertas.


CONVIVENDO COM UM JUGO DESIGUAL


A bíblia adverte sobre a união do salvo com o ímpio 2 CO.6.14 certamente este ajuntamento tem tudo para dar errado pois os gostos ,as festas,as tradições e a fé são totalmente opostos por enquanto um que se santificar o outro acha tudo comum mas os sábios prosperam PV11.1 mais quando Deus pela sua misericórdia salva um dos cônjugues o que ele deve fazer deixar aquele ou aquela que escolhera para ser sua companhia de vida afora mas lembremos que Deus disse que tudo estava bom só uma coisa não estava o homem por ele criado tinha em que se ocupar mais alguma coisa lhe faltava uma adjuntora GN 3.23 e juntos viveram e procriaram a terra GN 4.1.2 em vista a tudo isso notamos que Deus em misericórdia zela pela família que é a vida intima de um homem e uma mulher MT 19.5.6 o que deve acontecer quando um dos cônjugue aceita a Jesus é agir com sabedoria pedir orientação a Deus para saber ganhar o outro GL 1.5 é preciso ter sabedoria para conviver dia a dia em harmonia e amor se respeitando e vivendo a vida conjugal nunca atacando o não crente mas mostrando a ele o resultado da vida daqueles que não tem o temor de Deus PV16.1.2


AGINDO  SEMPRE  COM  SABEDORIA


O salvo deve sempre agir com sabedoria e prudência foi o que aconteceu com Ester quando
Soube o que estava prestes a acontecer com seu povo Ester 3.8,9 a primeira ação importante foi o contato que mardoqueu e Ester pois ela tendo se tornado rainha não esqueceu suas raízes Ester 4.7,8 sempre que o salvo em cristo tiver que tratar algumas coisas que sejam algo que tragam contradição é preciso primeiro buscar a Deus em oração,jejum e humildade para que ele mude e transforme o coração de seu cônjugue Ester 4.15,16 quando pedimos a Deus ele através do Espírito Santo toma nossa frente e resolve tudo por nós João 16.8 o rei assuero era  rei da pérsia Esdras 4.7 enquanto Ester era judia mais a colocou na vida do rei para salvar seu povo Ester.2.9,10 e5.2,3


O SALVO AGINDO COM SABEDORIA, Ester sendo rainha sabia que tinha que agir de forma sábia 


para ganhar a confiança do rei:Ester 5.7,8 o salvo sabe usar momentos oportunos Ester 7.3.6 quando o casal tem a fé dividida é preciso saber o momento de criticar, elogiar,reclamar e agradecer 1 Cor 9.22 como o apóstolo Paulo disse que se fez de tudo para que de alguma forma pode-se salvar alguns o servo de Deus deve sempre estar por cima da situação


COMO  EVANGELIZAR  O  CÔNJUGUE


A primeira coisa que deve acontecer na vida de alguém  que aceita a cristo como salvador é ter arrependimento Lc 19. 8.10 as mudanças devem ocorrer gradativamente e no tocante a vida conjugal estas  mudanças devem estar em evidência pois agora é uma nova criatura  2Cor 5.17 aquele que espancava não espanca mais, aquele que humilhava não humilha mais,aquele que traia não trai mais, para que tenha um bom testemunho tanto na vida conjugal quanto na vida secular o salvo sábio não tenta ganhar pelo grito, pelo escândalo,ou mesmo pela força pois quando isso acontece fica difícil que a outra parte dê ouvido a palavra de Deus às vezes é preciso se fazer de desentendido para ganhar terreno no campo inimigo 1Cor. 4-9,10 é 



preciso simplesmente aproveitar as oportunidades e com humildade e sabedoria saber abrir espaços para um diálogo sem ferir diretamente a crença do outro mais mostrando uma alternativa melhor para servi a Deus  1Cor.4.13-15 e 1Cor.420-23 o apóstolo Paulo sendo instruído por gamaliel muitas vezes se fez de fraco para ganhar os fortes 1 cor.9.19-23 pois o importante é que o reino de Deus cresça e que aqueles que foram alcançados pelo evangelho comece evangelizar primeiro seu cônjugue seus filhos e seus familiares vizinhos e colegas de trabalho para que se torne um grande missionário para glória do Deus altíssimo
amém.

Comentários