Pesquisa

LIÇÃO 8ª- A REBELDIA DOS FILHOS



ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO PROFESSOR CARLOS ANTONY DA CLASSE DAS SENHORAS





A Rebeldia Dos Filhos

             Texto Áureo

" Instrue o menino no caminho  em que deve andar , e, até quando envelhecer, não se desviará dele" ( Pv 22.6 ).

   

    Introdução:

Comemoramos recentemente uma data, e um dia muito especial aqui no Brasil. O segundo Domingo de Agosto é dedicado a todos os pais. Ser pai é algo inesplicável, é um verdadeiro dom de Deus; somente Deus pode nos conceder esta dádiva!!! Sl 139.14 . Porém toda a alegria e expectativa que é gerada em torno de um filho, logo poderá se transformar em frustração e dor.



Davi nunca desejou que seu filho Absalão se torna-se um homem tão mal, a ponto de perseguir seu próprio pai, e infelizmente ter tido o fim trágico que teve. Hoje em dia não é diferente , vemos muito nos noticiários inúmeros casos de filhos que chegam até mesmo ao extremo de matarem os seus próprios pais!!!, temos um caso recente em que houve uma grande repercussão, a morte de um dos mais influentes líderes da igreja anglicana no Brasil, o bispo Robson Cavalcanti que foi morto pelo seu próprio filho.



Sabemos que este rapaz não era filho biológico, mas e daí, será que pai é somente aquele que gera um filho biologicamente? ou também não o é aquele que cria, que acolhe, que educa, ama e ensina o seu filho como ser um cidadão no meio desta sociedade corrompida. Sinceramente não tenho todas as respostas para dar quando o assunto é filhos rebeldes, mas uma coisa é certa e indispensável, precisamos aplicar a disciplina aos nossos filhos e procurar educá-los segundo os princípios da palavra de Deus. Nunca foi tão difícil educar os nossos filhos, vivemos na época em que Daniel profetizou dizendo que a "ciência se multiplicaria, e muitos correriam de um lado para outro" (Dn. 12.4). 



Vemos muitas vezes o papel de educador e ensinador dos nossos filhos ser passado para pessoas que muitas vezes não tem condições nenhuma de educar nossos filhos. A educação secular por si própria não garantirá uma boa formação para os nossos filhos pois a bíblia diz que o mundo jaz no maligno ( l Jo. 5.19 ). Precisamos despertar enquanto é dia e rogar as misericórdias de Deus para que nossos filhos sejam exemplos de submissão e lealdade aos princípios da palavra de Deus, que sejam grandes exemplos como foi Timóteo, Abel, Samuel, Daniel e outros grandes exemplos bíblicos. 



E devemos nos humilhar perante Deus como fazia o patriarca Jó ( Jó 1.5 ) para que nossos filhos não venham a se desviar dos caminhos do Senhor e tornem-se filhos rebeldes como foi Caim, Hofni, finéias, Absalão e outros cuja vida trouxe muita angústia para seus pai!!. Não devemos esquecer que no caso dos filhos de Eli, Deus responsabilizou diretamente ele que era sacerdote pela rebeldia dos seus filhos ( l Sm 3.13 ). Porém há casos em que mesmo com todo amor e atenção dos pais há filhos como o pródigo da parábola de Lucas que preferem dar uma voltinha no mundo. ( Lc 15.11ss ). Devemos fazer a nossa parte, aplicar a disciplina como o sábio Salomão ensinou ( Pv.22.15 e Pv.29.17 ) . Mas também devemos lembrar que nunca devemos disciplinar sem amor ( Hb 12.6-8). Devemos também manter um relacionamento de paz com nossos filhos evitando provocar a ira dos mesmos ( Ef. 6.4 ).



Conclusão: 

Desejo encerrar este comentário lembrando aos leitores o texto de Deuteronômio 6.6,7 "E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te. Amém.    







Comentários