Pesquisa

LIÇÃO 6ª - JONAS, A MISERICÓRDIA DIVINA

 ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO PROFESSOR DA CLASSE DAS SENHORAS, IRMÃO CARLOS. 

  Texto Áureo
“E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mau que tinha dito lhes faria e não o fez” (Jn 3.10).
Introdução: Muitos críticos não tem aceitado os relatos do livro de Jonas como sendo verídicos,  porém a referência de (ll Rs 14.25) prova que Jonas foi um personagem histórico. O Senhor Jesus, no novo testamento também confirma estes fatos  citando o profeta como um personagem não de uma  estória fictícia, mas real e verídica( Mt 12. 39-41 ). Mas quem foi Jonas e em qual contexto histórico ele viveu?. Jonas era natural de uma cidade chamada Gate- Héfer na Galiléia, os fariseus da época de Jesus esqueceram-se disto e  disseram a Jesus equivocadamente “Que da galiléia nenhum profeta surgiu. ( Jo. 7.52 ). O nome Jonas  significa “pomba”, seu  pai se chamava “ Amitai”, cujo significado é “verdadeiro”. Foi durante o reinado de Jeroboão ll (793-753) que Jonas atuou; foi profeta do reino do norte. Apesar do livro relatar o milagre de Jonas no ventre do grande peixe e a conversão dos ninivitas, o tema principal do livro é a infinita misericórdia de Deus e o seu grande amor redentor por todas as nações. Misericórdia é um dos atributos que faz parte da natureza do nosso Deus. Embora Jonas tenha alimentado um sentimento de justiça própria contra os moradores de Nínive, Deus mostra a ele que a sua misericórdia e graça está pronta para atuar em qualquer ser humano sem distinção de raça,  cor, classe social ou qualquer outra barreira ( Ap 5.9 ). Mas Jonas contrariando a vontade de Deus recusou-se ir para Nínive e foi em direção oposta, mas será que isto tem uma explicação? . A cidade de Nínive era uma cidade marcada pela malícia ( Jn 1.2 ), pela corrupção moral ( Jn 3.8  ), e pela violência ( Jn 3.8 ). Os ninivitas eram truculentos, sanguinários e cruéis. Eles despedaçavam suas vítimas sem qualquer piedade. O profeta Naum assim descreveu a cidade: “ Ai da cidade sanguinária, toda cheia de mentiras e de roubo e que não solta a sua presa” ( Na 3.1 ). Os assírios eram conhecidos por todos os seus vizinhos pela violência e crueldade com que tratavam seus inimigos. Espetavam seus inimigos com estacas pontiagudas, deixando-as assar até a morte no calor do deserto. Decapitavam pessoas aos milhares e empilhavam seus crânios perto das portas da cidade e até esfolavam pessoas vivas. Não respeitavam sexo nem idade e seguiam a política de matar bebês e crianças para não ter de cuidar deles ( Na 3.10 ). Apesar de suas barbáries Deus teve misericórdia do povo de Nínive ( Jn 4.11  ). “ A misericórdia de Deus é a divina bondade em ação com respeito às misérias de suas criaturas, bondade que se comove a favor deles, provendo o seu alívio, e, no caso de pecadores impenitentes, demonstrando paciência longânima” ( Hodges ). Tito 3:5; Lam. 3:22; Dan. 9:9; Jer. 3:12; Sal. 32:5; Isa. 49:13; 54:7
Conclusão: Apesar de toda a impiedade praticada pela  cidade de Nínive, Jonas também terminou pecando quando desobedeceu a ordem divina e depois demonstrou a falta de amor quando viu a conversão e humilhação diante de Deus de toda a cidade. No novo Testamento, Jesus nos ensina a amar os nossos inimigos ( Mt 5.44 ), e revela que são justamente estas pessoas que necessitam de arrependimento e salvação “ Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício. Porque eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. ( Mt 9:13 ).

Comentários