Pesquisa

LIÇÃO 11ª- OS MILAGRES DE ELISEU







Texto Áureo

“ Ora, o rei falava a Geazi, moço do Homem de Deus, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito” ( 2 Rs. 8:4 ).


Introdução:  A Bíblia revela vários milagres operados por Deus através do profeta Eliseu. Sabemos que milagres não aconteceram para a glorificação humana nem tão pouco foram realizados por Deus sem objetivos definidos. Um certo estudioso da palavra de Deus disse uma vez que milagre é: A ação, o fato ou acontecimento que é impossível de explicar-se segundo as ciências naturais atribuindo-se então o acontecido a um mover sobrenatural de ordem Divina, ou seja, a Deus. A nossa palavra milagre vem do Latim “Miraculum”, e significa aquilo que causa admiração.


Nos dicionários, o milagre é definido como um fato que se atribui a uma causa sobrenatural. Já na Bíblia, os milagres estão sempre associados ao maravilhoso, ao extraordinário, ao que é fora do comum, ao que é superior às forças do homem e da natureza. Eliseu identificou-se muito com as causas sociais e necessidades humanas, e neste sentido posso citar dois de seus milagres que foram verdadeiros milagres de provisão material ( 2 Rs.4:1-7 ) e ( 2 Rs. 4: 42-44 ). Quando houve uma grande fome no reino do norte por causa da impiedade de Jorão, Deus mesmo assim usa o profeta pela sua bondade e misericórdia, e manda Eliseu profetizar o fim da fome e mais uma vez o milagre acontece!. 


Apesar de Eliseu não ser citado nominalmente no capítulo onze da carta aos Hebreus, vemos claramente como Deus, séculos mais tarde o coloca como um grande herói da fé, um homem de milagres. Deus usa o autor da carta aos Hebreus para fazer menção de homens que além de grandes heróis da fé, foram também  instrumentos de Deus na realização de grandes milagres, como o da ressurreição  da vida: “ As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos” ( Hb. 11: 35a ), fica claro que tanto Elias como Eliseu estão dentro deste contexto, pois ambos ressuscitaram filhos de mulheres ( 2 Rs. 4:18-37 ),( 1 Rs. 17:22 ).


Poderia citar vários milagres, porém dois milagres na vida de Eliseu me chamaram a atenção: O primeiro a cura milagrosa de um general gentio chamado Naamã, este milagre foi mencionado até por Jesus no Novo Testamento ( Lc. 4:27 ) e o outro milagre é que junto com a morte de Eliseu é mencionada a vinda dos moabitas, que na primavera invadiram o país e o saquearam. E com a chegada dos moabitas, nem houve tempo de um grupo de pessoas enterrar um morto e fugir; então eles jogaram o cadáver na sepultura de Eliseu e logo que o morto tocou os seus ossos, reviveu! Glória  a Deus!.



Conclusão: Eliseu foi um homem íntegro que rejeitou os bens materiais em detrimento das coisas celestiais, não aceitou tudo que Naamã lhe ofereceu em troca de um milagre, os dons e poder de Deus não se negociam, não se vendem, e nem se trocam ou se barganham. Jesus disse “ Curai os enfermos, ressuscitai os mortos,limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça daí ” ( Mt: 10:8 ). Simão o mágico, Ananias e Safira, Geazi e outros dentro do contexto atual se esquecem que: “ Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” ( Gl. 6: 7 ). Portanto que Deus tenha misericórdia de todos nós, amém.





Comentários