Pesquisa

Lição 4º - Chorando aos Pés do Senhor

O comentarista dessa quarta lição é o nosso professor Manasses Almeida.

P.S. Manasses Almeida já publicou um comentário anterior a esse. Se quiseres ver esse comentário, acesse:
http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/03/licao-12-visoes-e-revelacoes-do-senhor.html 



CHORANDO AOS PÉS DO SENHOR



Texto áureo

Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza (Tiago 4.9)

Leitura em classe (Jr. 9.1-3,5-9)


INTRODUÇÃO

O profeta de coração despedaçado, assim podemos descrever Jeremias, homem de dores, no meio de um povo entregue a tudo quanto era vil, 8.6; 9.2-9, chorando dia e noite quando pensava na tremenda retribuição que estava prestes a vir, andava pelo meio deles pedindo, argumentando, persuadindo, convidando, implorando

Que abandonassem a impiedade, mas tudo em vão!

Jeremias foi contemporâneo de Sofonias, de Habacuque, de Ezequiel e de Daniel. Entre os seus escritos e os de Ezequiel há muitos pontos interessantes ou de semelhança ou de contraste. Os dois profetas trabalharam para mesma obra, e quase ao mesmo tempo. Um profetizou na palestina, e o outro na Caldéia. Mas ambos se esforçaram em persuadir os judeus a que fossem cidadãos pacíficos, esperando sempre a restauração. Ezequiel, contudo insistia muito mais em pontos rituais da religião do que Jeremias. E havia neles uma grande diferença na maneira de se exprimirem e no seu caráter pessoal. A vida de Jeremias revela que ele era homem humilde e modesto, pois contra sua vontade saiu da obscuridade e isolamento para a vida pública, sujeitando-se aos perigos que acompanhavam a missão profética. Embora pacífico por natureza, e mais inclinado a lamentar em segredo as iniqüidades do povo do que a acusar publicamente os homens perversos, ele obedeceu ao chamado de Deus, mostrando sempre ser um fiel e destemido campeão da verdade. Isaías conseguiu livrar Israel da Assíria, porém Jeremias não conseguiu livrá-los dos babilônicos, isso doeu muito no profeta e por isso lamentou, profundamente! (Jeremias 9.1)



O lamento de Jeremias


Vejamos a cronologia desde o tempo do nascimento do profeta até a destruição de Jerusalém



650 a.C. Nascimento de Jeremias (data aproximada).

648 a.C. Nascimento de Josias.

641 a.C. Acesso de Amom ao trono de Davi.

640 a.C. Acesso de Josias.

632 a.C. Josias começa sua busca de Deus (2 Cr 34.3).

628 a.C. Josias começa as reformas.

627 a.C. O chamamento de Jeremias ao ministério profético.

626 a.C. O acesso de Nabopolassar ao trono da Babilônia.

622 a.C. O livro da lei achado no templo. A observância da lei. Páscoa.

612 a.C. Queda de Nínive.

610 a.C. Harã capturada pelos babilônicos.

609 a.C Josias é assassinado. Joacaz reina por três meses. O exército assírio-egípcio abandona o cerco de Harã e se retira à Carquemis. Jeoiaquim substitui a Joacaz em Judá.

605 a.C. Os egípcios de Carquemis derrotam os babilônicos em Quramati. Os babilônicos derrotam decisivamente os egípcios de Carquemis. primeiro cativeiro de Judá. Jeoiaquim busca alianças com a Babilônia. Nabucodonosor acede ao trono da Babilônia.

601 a.C. Batalha inconclusa entre babilônicos e egípcios.

598 a.C. Morre Jeoiaquim. Cerco de Jerusalém.

597 a.C Joaquim, feito cativo após os três meses de seu reinado. Segundo cativeiro. Zedequias chega a ser rei.

588 a.C. O assédio a Jerusalém começa o 15 de janeiro. Acesso de Hofra ao trono egípcio.

586 a.C (19 de julho): os babilônicos entram em Jerusalém. (15 de agosto): Queima do templo. Morte de Gedalias. Emigração ao Egito.



Jeremias atravessou reinos, desde Manasses que reinava quando Jeremias nasceu, passando por Amom, Josias, Joacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias. Na sua grande maioria eram reis impiedosos, idólatras, que levaram a nação ao desvio moral, a prostituírem-se aos deuses, levantando assim a ira de Deus. A missão e a mensagem dos profetas foram:


1- Procurar salvar a nação de sua idolatria e impiedade

2- Falhando nisso, anunciar que a nação seria destruída.

3- Não, porém completamente destruída. Um remanescente seria salvo

4- Do meio desse remanescente viria o Salvador que restauraria o trono de Davi para sempre.


O que passava no coração de Jeremias sabendo que sua nação seria levada cativa, que o templo seria saqueado destruído! Que muitos morreriam a espada, príncipes seriam levados cativos e não só estes mas a elite, os melhores como era de costume, os pobres esses sim, ficavam na terra destruída! O que pensava Jeremias que conhecia a história do seu povo, de como Deus chamara Abraão e dele faria uma grande nação da qual viria o salvador o libertador do mundo. Como estava o coração deste homem que sabia dos feitos de Deus no Egito, tirando o povo das garras de Faraó, guiando o povo com providencias miraculosas no deserto, depois dando-lhes a terra prometida, e fez promessas grandiosas,de que se o povo não se curvasse diante de outros deuses, Deus os abençoaria ricamente, livrando-os dos inimigos dando-lhes abundância invejáveis que outras nação almejariam profundamente. No entanto acontece exatamente ao contrário o povo comete pecados horríveis, trazendo sobre si a ira divina. Jeremias sabia disso e lamenta, lamenta muito, ao ponto de dizer: “Eu queria que minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos, em uma fonte de lágrimas! Então choraria dia e noite” (Jeremias 9.1)

Fazendo jus ao epíteto que lhe marcaria na história...



O PROFETA DA SOLIDÃO

“Gostaria de ter um lugar para estar no deserto, onde pudesse estar longe do meu povo”. (Jeremias9.2)

Jeremias não podia desviar os pensamentos dos horrores dos cercos que estavam por vir, o choro das crianças a morrerem de fome, as mulheres que cozinhariam seus próprios filhos como alimento (Lamentações 2.20; 4.10) nada melhor do que ausentar-se e ir a um lugar solitário e chorar amargamente pela calamidade que o próprio povo buscou!


O LAMENTO DE SAMUEL


Quando lemos o livro de Juízes percebemos a distância que o povo estava de Deus. “Naqueles dias não havia rei em Israel, cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos”

No entanto pelas eternas misericórdias de Deus quando o povo se humilhava Deus levantava Juízes para comandá-los e livrar diante das nações inimigas principalmente os Filisteus. Deus levantou a: Otoniel, Eúde ,Sangar, Débora e Baraque, Gideão,Tola, Jair, Jefté, Ibisã, Elom, Abdom, Sansão. O período dos Juízes cobriu um espaço de mais ou menos 300 anos, no período em que a nação era uma confederação de 12 tribos independentes, sem qualquer força unificadora, exceto o seu Deus. A forma de governo diz-se comumente era teocrática, isto é acreditava-se que Deus era o governante direto da nação. Após esse período Deus levanta Samuel, profeta , sacerdote e juiz ,que comandou a nação até que o povo pediram para si um rei como as outras nações(I Samuel 8.5) e isto foi como uma flecha no coração do profeta que orou ao Senhor que lhe permitiu ungir um rei, porém Deus os advertiu mostrando-lhes qual era o costume do rei:

1- Ele tomará os vossos filhos e os empregará para que vá diante de seus carros e para seus cavaleiros

2- Porá como príncipes de milhares para lavrarem suas lavouras

3- Fazer suas armas de guerra

4- Tomará suas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras.

5- Tomará o melhor de vossas terras e vinhas e olivais e dará aos seus criados

6- As vossas sementes e vinhas dizimará e dará aos seus criados e eunucos

7- Tomará vossos criados, vossos melhores jovens, e jumentos e os empregará no seu trabalho.

8- Dizimará o vosso rebanho, e vós servireis de criados.

Apenas isso! Somente, era de costume dos reis, porém o povo obstinado disse: “Não, mas sobre nós haverá um rei” ( I Samuel 8.19). Samuel lamenta profundamente a rejeição do povo ao seu próprio Deus, pois não rejeitaram a Samuel e sim a Deus! ( I Samuel 8.7). Infelizmente isso se repete através dos séculos, os homens tem rejeitado a soberania de Deus e tem dado crédito a homens pecadores e impiedosos!



O LAMENTO DE OSÉIAS


Oséias foi profeta do reino do Norte: sua mensagem dirigiu-se ao reino do Norte com referencias ocasionais a Judá. Mais ou menos nos últimos 40 anos do reino do norte foi sua época. Começou seu ministério quando Israel, sob Jeroboão II estava no auge do seu poder; (IIRS 14) Foi contemporâneo de Amós, sendo, porém mais moço; contemporâneo de Isaías e Miquéias, mas velho que este. Segundo alguns historiadores, quando criança conheceu o profeta Jonas. Os reis em cujo reinado profetizou foram: Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, todos de Judá, e Jeroboão II, de Israel. Uns 200 anos antes da época de Oséias, dez tribos, dentre as doze, separaram-se do reino de Davi e se constituíram em reino independente tento como o bezerro de ouro como o seu deus nacional, nesse período Deus enviou os profetas Elias, Eliseu, Jonas, Amós, e agora Oséias. O ponto crucial do livro está nas palavras do Senhor;”O meu povo foi destruído porque lhes faltou conhecimento” Será isso o nosso lamento nos dias atuais?????


O LAMENTO DE PAULO


Paulo, missionário de Cristo Jesus, desde o seu encontro com Cristo a caminho de Damasco dedicou sua vida ao ministério apostólico, viajando por todo o mundo constituindo igrejas, presbíteros etc. A maior dor do apóstolo era estabelecer uma igreja, cuidar dela como uma criança recém nascida, regar ter todos os cuidados necessários e na sua ausência a igreja se dividir e se afastar do verdadeiro evangelho! Foi o que aconteceu com os crentes da Galácia, onde o apóstolo lhes chama de insensatos!

As igrejas da Galácia se constituíam em parte de judeus convertidos, e na sua maioria de gentios que tinham abraçado o cristianismo. Eles receberam logo o evangelho com prontidão e alegria, mas não muito depois da segunda visita de Paulo, alguns mestres judaizantes, provavelmente dos fariseus, visitaram as igrejas da Galácia e ensinavam que os gentios tinham que observar as leis e circuncidarem-se, a própria autoridade de Paulo foi por eles questionada e atacada, julgando-a inferior a Pedro e aos outros apóstolos. COMO É DIFÍCIL INCUTIR O VERDADEIRO EVANGELHO!



CONCLUSÃO

Como o próprio Jesus lamentou, contemplando Jerusalém, comparando sua tentativa de agasalhar a cidade como a galinha faz com seus pintinhos, Jesus lamentou por todas as tentativas de restabelecer Jerusalém, pois disse: “... quantas vezes quis eu...” foram muitas as tentativas, mas o povo não viu a sua glória, glória do unigênito filho de Deus!

Veio para o que era seu, mas, os seus não o receberam! Jesus lamentou, lamentemos nós e choremos, intercedamos pela nossa nação que está afundada na cegueira espiritual, em nossas lideranças políticas envolvidas no ocultismo, enquanto estamos em uma ascensão econômica nosso país afunda na promiscuidade, idolatria, corrupção etc..

Lamentemos! Como Jeremias, como Oséias, como Paulo e principalmente como Jesus!



Bibliografia

Manual bíblico (Henry H. Halley)

Dicionário bíblico universal (Boland)

Lição Bíblica (CPAD)

Bíblia Almeida revista e corrigida (Edição, 1995)

Comentários