Pesquisa

Lição 2º - A Oração no Antigo Testamento

O comentarista dessa segunda lição é o nosso irmão Carlos. 


P.S. Quer ver os outros comentários do irmão Carlos para esse blog? Acesse:



http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/09/licao-11-o-dom-ministerial-e-dom-de.html [O Dom Ministerial e o Dom de Profecia]

http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/08/licao-7-os-falsos-profetas.html[Os Falsos Profetas]

http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/06/licao-12-opcao-pelo-povo-de-deus.html [A Opção pelo Povo de Deus]

http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/05/licao-5-o-poder-da-intercessao.html [O poder da Intercessão]

http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/02/6-licao-o-ministerio-da-reconciliacao.html [O Ministério da Reconciliação]

http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/03/licao-11-caracteristicas-de-um.html [Características de um Autêntico Líder]







Escrito por Carlos Antonio de Souza, professor da classe dos jovens




A Oração no Antigo Testamento


Introdução: O Antigo Testamento foi a Bíblia usada por Jesus e também pelos seus apóstolos, nela encontramos o exemplo de grandes homens e mulheres de Deus que demonstraram profunda intimidade e comunhão com Deus através da oração. No Pentateuco (nome dado aos cinco primeiros livros da bíblia), vemos o registro de homens piedosos como Sete, Enoque, Abraão, Moisés, Noé, e outros que não abriram mão de uma vida íntima com Deus através da oração. Em um desses momentos após Moisés ter passado quarenta dias e quarenta noites no monte Sinai em adoração e oração a Deus, ele é avisado estando ainda no monte por Deus acerca de todo pecado e transgressão de Israel lá embaixo.


“Então, disse o senhor a Moisés: vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido, e depressa se tem desviado do caminho que eu lhes tinha ordenado; fizeram para se um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e sacrificaram-lhe, e disseram: Estes são os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito.” (Êxodo 32.7-8).


É neste contexto que surge uma das orações “intercessórias” mais notáveis da bíblia no Antigo Testamento, devemos levar em consideração que o pecado descrito acima era grave e Deus resolve destruir, de um só golpe, toda aquela numerosa nação (Êxodo 32.10). E Deus se propõe a começar tudo de novo, para formar uma grande nação a partir de Moisés.


Diante do abominável pecado do povo, começa a intercessão de Moisés. Ele derrama o seu coração em favor daquela nação obstinada. Ser patriarca de uma grande nação seria um privilégio inestimável. Mas Moisés não o queria às custas do sacrifício daquela multidão. É o que vamos acompanhar em Êxodo 31.11-13:


a) Moisés suplica. Não apenas uma oração, mas uma ardente petição;
b) Moisés pede a Deus que abrande sua ira;
c) Moisés lembra que o Senhor, com mão forte, Ele tirou aquele povo da escravidão egípcia. Foi um milagre assombroso. E que não passou de um começo. Como Deus iria interromper esse curso de milagres e vitórias?


Moisés, à semelhança do que fez Abraão, no caso de Sodoma e Gomorra (Gênesis. 18.23-33), argumenta com Deus (Êxodo 32.12). Pede que se lembre do seu grande nome, do seu grande poder. E que diriam os povos ao redor de Israel? “Naturalmente,o Senhor não pôde levar avante a obra que começou com o seu povo, por isso o destruiu”. E, no v.13, Moisés vai fundo na fidelidade de Deus e pede que ele se lembre das promessas feitas a Abraão, a Isaque e a Jacó, de dar Canaã a Israel e multiplicar o povo escolhido.


Moisés reúne suas forças espirituais e derrama o seu coração diante do Senhor, em favor de um povo rebelde, mas escolhido para abençoar as nações da terra. É por este motivo que Davi no período da monarquia nos admoesta no lindo livro poético dos salmos “Orai pela paz de Jerusalém! prosperarão aqueles que te amam”(Salmos 122.6). Moisés vai longe na sua intercessão e ora a Deus como quem fala com Deus face a face e diz “ Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste” (Êxodo 32.32). E a oração de Moisés foi atendida:


a) Deus envia Moisés de volta para conduzir o povo;
b) Deus promete enviar o seu Anjo para guiar, guardar e defender o povo no perigoso deserto;
c) finalmente, Deus promete castigar o povo, no tempo certo (Êxodo 32.34). 


O castigo sobre os rebeldes aconteceu. Mas o povo todo não foi destruído.


No período profético dois homens se destacaram como homens de fé, coragem e zelo pela obra de Deus, são eles Elias e Eliseu, ambos combateram a idolatria em Israel e desafiaram os profetas de Baal, Elias em especial desafiou no monte Carmelo os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal e protagonizou uma das orações mais destemidas e fervorosas desse período; tendo é claro, como resposta o fogo consumidor de Deus sobre o holocausto e mais uma vez o nome do Senhor foi glorificado! (I Reis 18.36-39).  

Comentários