Pesquisa

Lição 10ª – O ministério da Intercessão

Novamente temos a honra e a alegria de contar com o comentário do nosso vice-dirigente, o irmão Aguinaldo Barbosa. No entanto, não é a primeira vez que ele comenta no blog
 Aguinaldo já postou outras vezes nesse blog. Veja:






http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/05/licao-6-soberania-e-autoridade-de-deus.html (A Soberania e a autoridade de Deus)


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/02/8-licao-exortacao-santificacao.html (Exortação à santificação)


Escrito por Aguinaldo Barbosa, vice-dirigente da Escola Dominical em Pereira Carneiro 1

Congratulações! Paz do Senhor para todos. Venho mais uma vez trazer meu simples comentário para as Lições Bíblicas da Escola Dominical, dessa vez a lição de número 10, intitulada:

O MINISTÉRIO DA INTERCESSÃO

 A intercessão é ato ou efeito de se interceder em favor de outrem (Isaías 59.16). A intercessão  é um dos sinais que mostra  que aquela pessoa que outrora não se preocupava com o bem estar dos outros agora sente o dever, a necessidade, de sentir e compartilhar dos problemas e anseios do seu próximo independentemente do grau de amizade e/ou parentesco.

Abraão intercedeu por toda cidade de Sodoma e Gomorra tendo lá um único parente. "E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio? Se, porventura, houver cinqüenta justos na cidade, destruí-los-ás também e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela?” (Gênesis 18. 23,24).

Para poder interceder a favor de alguém para Deus é preciso andar na presença de Deus (Gênesis 17.1; Romanos 8.3,4). Mesmo com as autoridades constituídas no poder, podemos estar prontos  a interceder pela nossa família, pela nossa cidades, estado ou mesmo nosso país (Ester 4.15-17). Foi assim com Ester quando precisou interceder pelos judeus e também por ela mesma (Ester 15.14).

Nunca devemos pensar só em nós mesmos, temos de orar pelos nossos amigos (Jó 42.10), pois eles fazem parte de nossa vida (Provérbios 18.24). O próprio Jesus, contrário a muitos Judeus, escribas, fariseus e saduceus ensinava que todos deviam amar seus inimigos (Mateus 5.44; Lucas 6.27), mas esse amor não pode ser fingido, tem que haver sinceridade, por isso temos que interceder por nossos inimigos, ainda que pra isso haja a intervenção do Espírito Santo em nossa vida (Isaías 53.12).

Pode-se perguntar onde iremos buscar forças para isso. Na Bíblia Sagrada, no exemplo da obediência de Jesus Cristo, o qual foi cuspido, chicoteado, zombado e crucificado (Lucas 23.34). Quando vemos este exemplo de Jesus fazemos uma reflexão em nossa alma para sabemos se Cristo verdadeiramente estar no comando da nossa vida ou simplesmente estamos vivendo uma vida social tranqüila no meio do povo de Deus, pois nossos gestos, ações e motivações são notadas pelo mundo.

Mesmo quando estamos passando por momentos de aflições e tribulação e não conseguimos nem expressar nossos sofrimentos e angústia, o Espírito Santo, o Consolador, intercede por nós a Deus traduzindo cada lágrima em palavras de súplicas e ansiedade perante Deus (João 16.7; Romanos 8.26).

Jesus é sacerdote eterno que intercede por nós diante de Deus, por nossas falhas, culpa e pecados, quando o Espírito nos convence do pecado (João 16.8). Quando  somos convencidos do pecado e aceitamos a Jesus e nos entregamos de corpo e alma na aprendizagem da palavra de Deus e fazemos propósito em seguir os caminhos de Cristo, na fé no amor na caridade, nas ações. Também aprendemos a rogar a pedir e interceder (Hb 7.23-25).
Que possamos investir nisto: no ato de se alegrar com os alegres e chorar com os que choram (Romanos 12.15), compartilhar das aflições dos outros, precisamos ter uma palavra de animo de consolo da parte de Deus (Atos 16.34). Assim espero em Cristo que encarecidamente interceda a Deus por mim [por nós], Amém!

2 comentários

ALTAR DE DEUS em 4 de dezembro de 2010 às 17:25

MUITO BOM!

Ezequiel Carvalho em 4 de dezembro de 2010 às 18:19

E Aguinaldo disse que seria apenas um "simples comentário".

Excelente comentário, curto, mas com ótimas reflexões e aprofundamento de conteúdo.