Pesquisa

Lição 5ª - Orando como Jesus Ensinou


O comentarista dessa quinta lição é o nosso irmão Flávio.

O irmão Flávio já comentou outras vezes no nesse blog, veja:





http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/08/licao-9-jesus-o-cumprimento-profetico.html ["O Cumprimento Profético do Antigo Pacto"]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/07/licao-5-autenticidade-da-profecia.html ["A Autencidade da Profecia]

http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/06/licao-10-o-valor-da-temperanca.html ["O valor da Temperança"]

http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/03/licao-10-defesa-da-autoridade.html ["A Defesa da Autoridade Apostólica de Paulo"]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/01/4-licao-gloria-das-duas-aliancas.html ["A Glória das Duas Alianças"]

http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/04/2-licao-os-perigos-do-desvio-espiritual.html ["Os perigos do desvio espiritual"] 





Escrito por Flávio José Pereira, professor da classe dos senhores
  

 
 INTRODUÇÃO


        Questionado pelo apostolo Pedro o nosso Senhor nos ensina como orar a famosa oração do Pai nosso, esse modelo de oração é singular pela sua simplicidade e propósito, é um modelo que serve aos crentes de todos os tempos e a principal referência de oração que temos na bíblia, não é um amuleto como usam os católicos que acham que repetindo a oração varias vezes o Senhor vai ouvir, transformando o ensinamento em regra. Vamos ver o verdadeiro significado desta oração.


          COMO O CRENTE DEVE ORAR?


            Quando você vai aprender uma nova atividade na escola o professor primeiro explica as regras da atividade, depois que você entendeu as regras ele dar a prática. E Jesus com o professor dos professores, começa ditando as regras da oração.



          QUAIS SERIAM ESTAS REGRAS?


1. Não ser como os Hipócritas (Mt 6. 5)”E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens, em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.”


2. Sempre que for orar se reserve com portas fechadas (Mt 6.6)” Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.”


3. Não usar palavras vãs e repetitivas nas orações (Mt 6.7)”E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem serão ouvidos.”


4.  Não se igualha a eles (Mt 6.8)”Não vos assemelheis, pois, a eles, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes.”


5. “Pai nosso, que estás no céu” No inicio da oração Ele começa a tratar a parte que deixa claro que toda oração deve ser dirigida exclusivamente ao Deus Criador, (ao Pai), que esta no céu. Segundo a Bíblia, a palavra "santificado" significa: "separado, diferenciado, exclusivo e de forma inconfundível". Isso quer dizer que devemos dirigir a oração direto ao Criador. Não devemos encontrar outros para nossas orações, como Maria, João, Pedro etc. (Mt 6.9).


6. “Venha o teu Reino” Aqui, Jesus Cristo usou a palavra reino porque, naquela época, a maioria dos povos só conhecia organizações do tipo “reinado” (um rei e seus súditos). Nos dias de hoje as "sociedades" são mais comuns (governantes e cidadãos). Portanto, a expressão reino de Deus quer dizer sociedade de Deus, critérios sociais estabelecidos e administrados por Deus. Logo, nesta parte da oração Jesus Cristo nos ensina que não devemos inventar leis de nós mesmos. Precisamos praticar as leis de Deus (Seus mandamentos) para sermos cidadãos do seu reinado e termos direito a petições (Mt 6.10).


7. “Seja feita a tua vontade” Nesta parte Jesus deixa claro que: mesmo nos tornando cidadãos do reino de Deus, não podemos fazer projetos a revelia. Temos que nos adaptar aos critérios de Deus e nos conformar com o que Ele nos permitir. Só assim seremos, de fato, bem-aventurados (bem-sucedidos) em tudo o que fizermos (Mt 6.10).

8. “O pão nosso de cada dia” Aqui, a palavra "pão" significa suprimento, alimento, vestimentas, etc. Nesta parte Jesus ensina que não adianta pedir a mais com o intuito de estocar. Deus só concede o que necessitamos de imediato, o amanhã é outro dia e não adianta pedir com antecedência. (Provavelmente para não descuidarmos com o que já temos, nem desperdiçarmos) (Mt 6.11).


9. “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores” Nesta parte fica evidente que, se estamos em débito com Deus, precisamos pedir o perdão destas dívidas (destas ofensas) para que, estando sem débitos, Deus nos conceda aquilo que desejamos. Note, entretanto, que existe uma precondição para que Deus nos perdoe e, conseqüentemente, nos atenda. A pré-condição é sermos capazes de perdoar os que estão em débito conosco também (aos que tenham nos ofendido), de modo a alcançarmos o perdão de Deus e recebermos aquilo que desejamos (Mt 6.12).


10. “E não nos induzas à tentação, mas nos livra-nos do mal” Aqui, Jesus Cristo comenta que o mal e as tentações existem de verdade. A melhor maneira de nos proteger é seguir os ensinamentos de Deus pedindo a Ele freqüentemente que nos proteja e nos salve do "predador" da humanidade (mais conhecido como diabo ou satanás).


         Neste modelo de oração Jesus ensina todos os aspectos que devemos considerar para nos relacionar corretamente com Deus. As pessoas que encaminham suas rezas e orações a personalidades históricas, ainda que próximas de Deus, normalmente não obtêm os resultados desejados. Grande parte das pessoas do Norte e Nordeste, por exemplo, apesar de muito rezar não tem alcançado os objetivos desejados. Infelizmente, a dor e a miséria continuam predominando nestes lugares. 


        Portanto, os cristãos mais esclarecidos da sociedade brasileira precisam ajudar estas pessoas, que já tem fé, a entender tais coisas e usá-la de forma eficiente e com mais sabedoria. Como no deserto Deus falou a Moises “tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores” (Ex 3.7), e vemos que falar corretamente com Deus é necessário para obtermos sucesso na nossas vidas. Orando desta forma a Igreja avançou e alcançará o mundo, porque o nosso Senhor esta ouvido o clamor da sua Igreja.

Comentários