Pesquisa

Lição 2ª - A Ascensão de Cristo e a Promessa de Sua Vinda

Pela sexta vez estamos tendo a alegria de contar com um comentário do nosso vice-dirigente de Escola Dominical em Pereira Carneiro 1, o nosso irmão Aguinaldo Barborsa. Espero que vocês sejam abençoados por Deus pelo se comentário.






Escrito por Aguinaldo Barbosa, vice-dirigente da Escola Dominical em Pereira Carneiro 1






Que a Paz do Senhor que excede a todo entendimento seja convosco hoje e sempre, amém.
Sinto-me regozijado por uma oportunidade de poder comentar mais uma lição Bíblica da Escola Dominical neste ano de 2011 pedindo ao Senhor que a sua misericórdia seja conosco, lições estas que falarão diretamente sobre os Atos dos Apóstolos.
A lição em foco é a de número 2 que traz como titulo A Ascensão de Cristo e a promessa de sua Vinda. Antes de falar da ascensão de Cristo devemos observar que ele falou de paz (João 14.27; 16.33; 20.19; Atos 10.36).
Quando em suas palavras ele disse: “deixo-vos a paz, a minha paz vos dou (...)” porque ele é o Príncipe da Paz (Isaías 9.6), pois ele mesmo é a nossa paz (Efésios 2.14), ele também é amor (João 15.11,12), ele nos incentiva a amar uns aos outros, um amor que nem a si mesmo poupou (João 15.13), o qual o mesmo João não consegue descrever (João 3.16).
Através dele Deus nos trouxe a alegria (Salmos 4.7; Lucas 2.10), o salmista já profetizava no salmo 23.1 e Deus traz um conserto de sangue e envia o grande pastor [das] ovelhas (Hebreus 13.20). Mesmo sabendo o que aconteceria, Jesus não recuou [d]aquilo que estava determinado por Deus a Jesus, se apresentar como pastor (João 10.11).

Quando Ele afirma que dá a vida pelas ovelhas ele faz jus ao grande Rei de Israel Davi, que quando pastoreava o rebanho de seu pai Jessé arriscou sua vida (I Samuel 17.34), do mesmo modo Jesus honrando as palavras de seu Pai celestial através dos profetas que afirmavam que o pastor seria ferido para espalhar as ovelhas (Zacarias 13.7; Mateus 26.31).
Essas são algumas das qualidades de Jesus enquanto exercia o seu ministério, dados estes ensinamentos e ações faziam com que todos desejassem sua presença (Lucas 4.32; 5.1). Ele deixou sua glória para dar a sua vida ou em outras palavras morrer (João 17.4,5; 10.15) e ainda nos dar a vida eterna (João 10.28). Para poder haver ascensão seria necessário que Cristo morresse e ressuscitasse (Lucas 24.7, Mateus 16.21, Marcos 8.31).
Quando Jesus ressuscitou fez questão de reunir a todos os que lhe seguiam para que testificassem e comprovassem a sua ressurreição (João 20.16,17, João 20.20) após sua ressurreição Jesus inicia a fase de preparação espiritual dos discípulos (João 20.21,22).

Aproveitando esse momento atônito Jesus reúne seus discípulos para lhes dar as ultimas instruções, enquanto aqui na terra, e promete derramar sobre eles o Espírito Santo (Atos 1.8), quando Jesus ainda com seus discípulos, certa feita, ele preveniu aos principais dos sacerdotes que [seria] humilhado pelos seus algozes, seria entregue a morte depois ressuscitaria para ser assunto aos céus para nos preparar lugar (João 14.3), também prometeu que não os deixariam órfãos (João 14.18), por isso, quando Ele foi elevado aos céus, Deus envia dois varões para confirmar o que foi dito por Jesus (Atos 1.10,11).
O assunto da vinda de Cristo para buscar a Igreja era algo que preocupava os discípulos (Mateus 24.3; 24.37), por muitas vezes o apóstolo Paulo fez questão de enfatizar sobre este fato extraordinário, que a Igreja aguarda de forma ansiosa (I Coríntios 15.23; I Tessalonicenses 4.15; II Timóteo 4.8), por isso não devemos desanimar em falar, em pregar e ensinar a respeito do amor da bondade e das promessas que o próprio Deus humanizado fez e vai cumprir, por que Ele é fiel (II Pedro 1.4), por tudo isso louvemos a Deus, pois Ele é fiel para cumprir todas as suas promessas.

OUTROS COMENTÁRIOS DE AGUINALDO:








http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/05/licao-6-soberania-e-autoridade-de-deus.html  
(A Soberania e a autoridade de Deus)


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/02/8-licao-exortacao-santificacao.html (Exortação à santificação)



Comentários