Pesquisa

Lição 6ª - A Importância da oração na vida do crente

O comentarista desta sexta lição é novamente o nosso irmão Carlos.


P.S. Quer ver os outros comentários do irmão Carlos para esse blog? Acesse:


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/10/o-comentarista-dessa-segunda-licao-e-o.html [A Oração no Antigo Testamento]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/09/licao-11-o-dom-ministerial-e-dom-de.html [O Dom Ministerial e o Dom de Profecia]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/08/licao-7-os-falsos-profetas.html[Os Falsos Profetas]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/06/licao-12-opcao-pelo-povo-de-deus.html [A Opção pelo Povo de Deus]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/05/licao-5-o-poder-da-intercessao.html [O poder da Intercessão]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/02/6-licao-o-ministerio-da-reconciliacao.html [O Ministério da Reconciliação]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/03/licao-11-caracteristicas-de-um.html [Características de um Autêntico Líder]




Escrito por Carlos Antonio de Souza, professor da classe dos jovens



Introdução:



Todo cristão verdadeiramente nascido de novo, deve buscar para sua nova vida um crescimento espiritual.


Salomão diz em Provérbios que “A vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Provérbios 4.18). Isto indica crescimento, avanço, prosperidade, e até mesmo aperfeiçoamento na nossa nova jornada em direção aos céus.



Como novas criaturas, não podemos deixar de reconhecer o valor e a importância das coisas espirituais em nossa vida, pois a busca por estas coisas caracterizam e evidenciam uma nova vida com Cristo; vejamos o que Paulo diz aos colossenses: “Portanto, se já ressuscitastes com cristo, buscai as coisas que são de cima, onde cristo está assentado à destra de Deus” (Colossenses.3.1).


Para se obter as coisas do alto, é preciso ter uma vida de estreita comunhão com Deus, e um dos meios mais usados pelos servos de Deus na Bíblia, para se obter esta comunhão é através da oração. O próprio Deus diz por intermédio do profeta Jeremias: “E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29.13).

Como é maravilhoso contemplar uma tão grande promessa da parte de Deus para nós, todavia, aprendemos uma coisa nesta passagem bíblica: nós não podemos chegar diante de Deus de toda maneira, mas nós devemos chegar diante de Deus com toda reverência, porque somente ele é digno de toda glória, de toda honra e de todo poder! (Apocalipse 4.11).


Devemos também chegar diante dele com honestidade porque ele “sabe todas as coisas (Mateus 6.8), e não podemos deixar de nos aproximar diante de Deus com confiança (Hebreus 4.16). Sobretudo devemos buscá-lo e amá-lo de “todo o nosso coração, e de toda a nossa alma, e de todo o nosso entendimento, e de toda as nossas forças” (Marcos 12:30).


Por causa das nossas fraquezas e debilidades, somos tentados muitas vezes a abandonar a oportunidade real de comunicação com Deus através da oração, porém não estamos sozinhos nesta luta, contamos com a ajuda e intercessão do próprio Cristo ressurreto, (Romanos 834); e também com a ajuda consoladora do Espírito Santo, que intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Nós nunca estamos sozinhos nos dias de angústias e de dor, mas sempre contamos com a ajuda e presença do Espírito Santo, que habita dentro de nós, e nos ajuda em nossas fraquezas nos guiando sempre pelo caminho de paz. Muitas podem ser as aflições dos justos, momentos em que podem até mesmo nos faltar as palavras para nos dirigir à Deus em oração, mas saibamos que quantas vezes for necessário, Ele estará sempre conosco traduzindo diante de Deus todos os nossos desejos, anseios, frustrações e todas as nossas dificuldades, que estamos sujeitos neste mundo.


Por tudo isto Jesus, antes de ascender aos céus, demonstrou com a sua própria vida, o valor e a importância que tem a oração, tendo ele mesmo dado o maior exemplo de uma vida íntima e de comunhão com Deus através da oração. Ele nos deixou o exemplo de uma das orações mais recitadas até hoje por todos os cristãos; a oração do “Pai Nosso” (Mateus 6.9), embora não devamos orar de uma forma mecânica, devemos observar que, através desta oração, Jesus nos ensinou a adorar, a agradecer, a pedir, a interceder e a confessarmos os nossos pecados, portanto uma oração modelo.

Que Deus nos ajude, e nos faça viver na prática, o que estamos estudando durante este trimestre, e que possamos compartilhar das mesmas aspirações e desejos dos salmistas “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?” (Salmos42:2)


Comentários