Pesquisa

Lição 3ª - O Derramamento do Espírito Santo no Pentecostes



Nessa ocasião estamos tendo a alegria de contar novamente com o comentário do nosso irmão pentecostal Manassés Almeida. 





Escrito por Manasses Almeida, professor da classe dos senhores


O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO NO PENTECOSTES


TEXTO ÁUREO (Atos 1.5)


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE (Atos 2.1-6; 12)


OBJETIVOS:

O que significa o batismo com Espírito Santo?

O fundamento bíblico e histórico do Batismo com Espírito Santo.

Os objetivos do batismo com Espírito Santo.


INTRODUÇÃO:

O Espírito Santo é Deus. Essa afirmação incomoda muita gente! Sim, dizer que o Espírito Santo é Deus é uma discussão existente para alguns grupos religiosos, infelizmente, pois a Bíblia nos dá evidências fortíssimas sobre a divindade do Santo Espírito de Deus. Como não é o nosso caso, pois cremos na Santíssima Trindade, cremos também nas evidências bíblicas sobre o agir do Espírito.

Nesta lição estudaremos sobre outro tema que também traz muitas divergências entre os teólogos e grupos religiosos: O batismo com Espírito Santo. Há dois pontos principais que divergem entre si. O primeiro diz que batismo com Espírito Santo é quando o homem aceita a Jesus como salvador, neste exato momento ele é Batizado com Espírito Santo sem necessariamente ter que falar em outras línguas, pois segundo eles o falar em línguas é um dom e não evidência do batismo com Espírito Santo.

Por outro lado, os pentecostais afirmam que a evidência do batismo com Espírito Santo é o falar em outras línguas tendo como base o livro dos Atos dos Apóstolos. Segundo o primeiro grupo citado acima Atos não serve a doutrina, pois é um livro histórico e não doutrinário. Meu convite a você nesta lição é deixar a discussão de lado e se entregar ao Santo Espírito de Deus e O deixar agir em nossas vidas segundo a sua vontade (I Coríntios 12.11 )



1.      O BATISMO COM ESPÍRITO SANTO

Batismo significa literalmente mergulhar. O ato de João batizar no rio Jordão ele não estava introduzindo algo novo em Israel, pois entre os judeus a imersão de todo o corpo, em sendo possível, era um meio de limpar toda impureza cerimonial (Isaías 1.16), portanto quando [os judeus] viram João batizar não ficaram surpresos com o ato do batismo, mas com o fato de ele batizar (João 1.25).

Eles não perguntam que novo rito esse, mas sim, por que tu batizas? Batismo, portanto era sinal de purificação e nova vida. No cristianismo batismo em águas significa morrer com Cristo e ressuscitar com Ele. Mas, e o batismo com Espírito Santo? O que é? Bem, seguiremos a linha pentecostal que afirma:

       I.            Ao aceitar a Jesus o homem tem o Espírito Santo.

    II.            No entanto ele precisa do revestimento de poder.

 III.            Esse revestimento de poder se evidencia em falar em outras línguas.

 IV.            Não necessariamente falar sempre [em outras línguas] mas, pelo menos uma única vez como sinal.

    V.            Assim o homem estará apto para receber os dons.


Como no grego não vem preposição alguma antes da palavra fogo (Ele vos batizará com Espírito santo “e” com fogo) isso mostra que João se refere a dois aspectos dum só batismo. Tem de ser espiritual, em contraste com o material e externo; e deve ser purificante.

Tem-se levantado a questão sobre [se] esse “fogo” se refere à purificação dos piedosos que verdadeiramente aceitam o batismo do Espírito Santo, ou a destruição dos perversos, como nos versos 10 e 12 do cap. 3 de Mateus.

Nós pentecostais, cremos na evidência do batismo com Espírito como bênção distinta da conversão (At. 8.14-20: At. 9.17; ICOR. 12.10,11; 14; 18; At. 10 44-48; At. 19.1-7).



2.       FUNDAMENTOS DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO


Há três tipos de batismos descritos na bíblia sagrada, são eles:


I.                   O batismo em Moisés (I Coríntios 10.2)

Neste batismo o batizador era Moisés o elemento batismal era água e o batizando, o povo hebreu.


II.                O batismo de João (Mateus 3.12)

Neste batismo o batizador era João o elemento batismal era a água e o batizando, o povo hebreu ou os que se tornavam prosélitos judeus.


III.             O batismo com Espírito Santo (Mateus 3.12c)

Neste caso o batizador é Jesus, o elemento batismal é o Espírito Santo e o batizando todo aquele que nele crê (João 3.16). Jesus nunca é o elemento batismal e sempre o batizador, o profeta João disse: “Ele vos batizará com o Espírito Santo”


O batismo no Espírito Santo é uma promessa feita desde a antiga aliança, pois encontramos referências concretas a obra do Espírito Santo, em Isaías (Isaías 44.3), em Joel, que foi citado pelo apóstolo Pedro no dia de pentecostes (Atos 2.16-18); (cf. Joel 2.28-32) e o próprio Jesus prometeu o Espírito Santo sendo derramado sobre aqueles que cressem (Atos 1.4,5)


3.      O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO NA HISTÓRIA DA IGREJA

Muitas são as discussões sobre se o dia de Pentecostes foi um acontecimento único, como evidência da descida do Espírito Santo e que este fato fenomenológico não se repetiu na história.

Céticos afirmam que o falar em línguas pode ser aprendido em escolas. Já que citam o acontecimento de Atos em que os que falavam em línguas era entendido por pessoas de outras nações que vieram adorar em Jerusalém (Atos 2.7-12).

Esquecem estes, que assim pensam, que aqueles que falavam em outras línguas, falavam milagrosamente, pois nunca tinham aprendido em lugar algum! (At.2.7) o espanto das pessoas de outras nações (mais de 16 países citados At 2.9-11) era ouvir aqueles indoutos falar em outros idiomas as grandezas de Deus (glossolalia) glória!!!

Seria burrice dizer que este fato não se repetiu mais na história visto que há evidência na história, dos grandes avivamentos na Inglaterra, EUA, e principalmente no Brasil e que o Espírito Santo continua a conceder dons a quem Ele quer (I Coríntios 12.6,11)


4.      O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO NA HISTÓRIA DA IGREJA [2]

Neste tópico, aconselho você [a] ler alguns livros sobre Lutero, Wesley, Finney, e a história da Assembléia de Deus. Iremos perceber que grandes avivamentos aconteceram através de grandes homens de Deus que dedicaram suas vidas a obra missionária levando o “fogo” para o mundo.

Depois da idade das trevas (Idade Média) onde a igreja romana era detentora do poder e ditava sobre política, história, geografia, astronomia entre outros, e o pior sobre a “salvação” dos homens. É neste cenário que surge uma voz clamando no deserto da escuridão da tirania e diabólica bula papal e concílios oriundos do inferno! Lutero, trazendo luz ao abrir os olhos dos homens acerca da salvação pela fé.



5.      OS OBJETIVOS DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO


Os objetivos vêm descritos em nossa lição, são eles:

A – Poder e unção a fim de proclamar o evangelho de Nosso Senhor Jesus.

B - Reverência diante das coisas de Deus.

C – A experimentação da “plenitude” espiritual.



CONCLUSÃO:

O Espírito Santo é o Deus que habita em nós, procuremos, pois com zelo os Dons Espirituais a fim de sermos capacitados para a obra de Cristo nesta terra. O crente não deve buscar apenas o falar em outras línguas, mas também ter uma vida de santidade e integridade diante de Deus.


Muitos que buscavam o batismo com Espírito Santo com afinco, após receber esta grande bênção, esfriaram na fé, pensando eles que a busca pela santidade se encerra ao falar em outras línguas. A palavra de Deus nos diz: “Não vos embriagueis com o vinho em que há contenda, mas ENCHEI-VOS do Espírito Santo no qual fostes selados para o dia da redenção” (Efésios 5.18), portanto não há lei, pode se encher, se embriagar no Espírito até aquele dia em que O veremos face a face, amém!


Bibliografia:

Bíblia de estudo Pentecostal

Dicionário bíblico universal

Manual bíblico Halley

Espírito Santo: o Deus que habita em nós (Caio Fábio)



P.S.: O irmão Manassés já comentou outras vezes nesse blog. Confira:


"Quando o Crente não Ora" em 
http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/12/licao-12-quando-o-crente-nao-ora.html


"João Batista - O Último Profeta do Antigo Testamento" em    http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/08/licao-8-joao-batista-o-ultimo-profeta.html


“Visões e Revelações do Senhor” em http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/03/licao-12-visoes-e-revelacoes-do-senhor.html


“Chorando aos pés do Senhor” em http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/04/licao-4-chorando-aos-pes-do-senhor.html



P.S. (2): O irmão Manassés também apresenta diariamente na Rádio Boas Novas das 14:00 às 18:00 horas o programa “Altar de Deus”. 


Comentários