Pesquisa

Lição 10ª - O Ministério Profético em o Novo Testamento - parte 2

2. Existe um ministério profético no Novo Testamento como havia no Antigo Testamento?



Para uma explicação mais detalhada sobre o Ministério Profético no Antigo testamento acessar o comentário que eu fiz em ocasião a primeira lição da atual revista(http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/07/o-ministerio-profetico-na-biblia-voz-de.html).

Sabemos que Espírito de Deus se fez revelar ao homem pelo Antigo Testamento, quer seja pelas leis, quer pelos salmos, quer profetas, e entendendo que Moisés e Davi eram profetas de Deus.

Esse ministério profético nos concedeu verdades teológicas inegáveis, conceitos como a santíssima trindade, a eternidade de Deus, sua onipotência, onipresença e onisciência, já são vislumbrado nos 39 primeiros livros. E o próprio Cristo reconheceu a autoridade canônica do ministério profético do Antigo Testamento ao dizer: Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus (Mateus 22.29). E ainda: E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras (Lucas 24.27).

Entedemos que Cristo considerava os livros que temos na primeira parte da Bíblia como revestidos de autoridade e que considerava que os profetas do Velho Testamento se referiam a ele nas suas palavras. Isso tem importância especial porque é o próprio Deus que dá testemunho, a autoridade dos 39 livros é legitimida e autentificada pelo único que tem o poder de assim fazer.

Os apóstolos, por outro lado, também foram revestidos de autoridade canônica. Foram todos escolhidos por Jesus, são testemunhas oculares de Cristo, participaram do mesmo ministério de Cristo sendo seus cooperadores. Porque nós [disse Paulo] somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus (I Coríntios 3.9).

Por toda parte somos informados que os apóstolos são revestidos de autoridade e que são dispenseiros das doutrinas de Cristo (chamada doutrina dos apóstolos): E perseveravam na doutrina dos apóstolos (...) (Atos 2.42).

Evidentemente que várias doutrinas aparaceram, contudo Deus confirmava a autoridade que delegou aos verdadeiros realizando vários milagres por intermédio deles: E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos (Atos 2.43).

O povo naquele tempo já reconhecia o poder de Deus nos apóstolos. E Paulo dizia: E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos (...) (I Coríntios 12.28). E por todo o Novo Testamento as palavras apóstolos e profetas estão próximas em relação a reveleção de nosso Senhor Jesus Cristo, como por exemplo: Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina (Efésios 2.20) (ver também: Efésios 3.5; Lucas 11.49; II Pedro 3.2 e Apolcalipse 18.20).

Não podemos pensar, porém, que esse poder canônico permanece hoje. Nem todos formam chamados para ser apóstolos: Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? (I Coríntios 12.29), claro que não! O que temos que entender é que assim como o ministério profético teve seu papel na revelação escrita, e cessou, assim os apóstolos revelaram-nos a doutrina bíblica, e o ministério apóstólico encerrou porque já cumpriu sua missão.

Se quisermos comparar os dois ministérios, diríamos assim o ministério profético do Antigo Testameto iniciou-se com Moisés e terminou em João Batista, o ministério profético do Novo Testamento iniciou-se em Pedro e terminou com o João, evangelista.

Mas que uma coisa fique muita clara aqui: não estou afirmandado que não há mais hoje o dom de profecia, evidentemente que sempre haverá profecia até a volta de Cristo, e nem mesmo que Deus não nos concedeu líderes eclesiasticos para tomar conta da Sua Igreja. No entanto afirmo com todas as letras que nenhum fundamento mais pode ser colocado naquilo que Deus nos revelou pelo seus santos profetas e apóstolos. A mensagem já está dada, a Bíblia está completa de maneira perfeita.

Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo (I Coríntios 3.11) e esse fundamento foi dado pelos profetas e apóstolos (Efésios 2.20), nós somos apenas retransmissores dessas palavras, não podemos colocar ou tirar nada dela por pretextos próprios. Portanto devemos tomar cuidado nos acréssimos que muitos tem feito à santa Palavra e que nada mais são do que palavras de homens.



Comentários