Pesquisa

Lição 13 - A Missão Profética da Igreja

Chegamos à última lição da atual revista. Louvado seja Deus por mais um trimestre, que no próximo possamos melhorar cada vez mais e continuar contribuindo para a obra do nosso Senho Jesus Cristo.

Para esse décima terceira lição nos deu a honra de fazer mais um comentário o nosso irmão Flávio, que vocês possam ser ricamente abençoados.


O irmão Flávio já comentou outras vezes no nesse blog, veja:

http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/08/licao-9-jesus-o-cumprimento-profetico.html [" O Cumprimento Profético do Antigo Pacto"]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/07/licao-5-autenticidade-da-profecia.html ["A Autencidade da Profecia]

http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/06/licao-10-o-valor-da-temperanca.html ["O valor da Temperança"]

http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/03/licao-10-defesa-da-autoridade.html ["A Defesa da Autoridade Apostólica de Paulo"]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/01/4-licao-gloria-das-duas-aliancas.html [ A Glória da Duas Alianças"]

http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/04/2-licao-os-perigos-do-desvio-espiritual.html ["Os perigos do desvio espiritual"]
 
 
 
 
Escrito por Flávio José Pereira, professor da classe dos senhores
 
 
É com muita satisfação que estou comentando a 13ª lição da Escola Dominical, espero satisfazer os leitores deste blog com um comentário espirado pelo Espírito de Deus.


 
INTRODUÇÃO

Deus se fez conhecer através de Israel no Antigo Testamento pelos seus profetas. Não é muito diferente no Novo Testamento, veio o seu Filho o profeta dos profetas com novidade de vida através da Graça de seu Pai. E através de seus discípulos, que foram perseguidos com um grande propósito de Deus em suas vidas.



 
Primeiro ponto que queremos abordar é a perseguição. Antes da ascensão de nosso Senhor aos céus Ele falou aos discípulos em Atos 1.8 que eles receberiam a virtude do Espírito Santo para que fossem testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra, mas os agora chamados de apóstolos receberam a virtude do Espírito Santo e a missão que tinham de realizar, já dantes falada por Jesus, não foi bem compreendida pelos seus apóstolos, que permaneceram em Jerusalém, e se esqueceram de Samaria e dos confins da terra.


Então Deus permitiu que viesse a perseguição sobre eles (Atos 8.1), fazendo com que eles fugissem sem para outras regiões e cumprisse o ide de Jesus, ou seja, foram levando o Evangelho para outros povos, assim cumpriu com que está escrito em Atos 1.8.


 
Os Judeus que saiam da Judéia para Galiléia não passavam por Samaria, preferiam fazer um percurso maior, pois indo por um caminho mais curto pela cidade de Samaria (geograficamente Samaria ficava entre a Judéia e Galiléia). Em 722 a.C. nesse tempo dá-se a queda de Samaria, com isso vem o fim do reino do norte e começa a haver um só reino em Israel.


Em 587 a.C a queda de Jerusalém, predita pelo profeta Jeremias, o povo é deportado para Babilônia. Na volta do povo, no período pós-cativeiro, Neemias volta para Jerusalém e constrói os murros da cidade e Esdras trabalha na construção do templo de Salomão e ler a Lei para o povo (Esdras 1.1-3; 8.1-3; Neemias 1.3,4; 2. 3-7). Aqueles que não eram de origem judia e trabalharam na construção do templo se estabeleceram em Samaria, tornando-se um povo misto, porque era um povo considerado impuro pelos judeus ortodoxos, por resultado da mistura de judeus com povos de outras origens, de crenças consideradas pagãs.


Em João 4.4, vemos o nosso Senhor falar que era necessário passar por Samaria – como será que os seus discípulos reagiram com essa noticia, será que eles questionaram? Bem não posso afirmar porque desconheço, não encontrei comentários a respeito na Bíblia. Porém posso perceber que Jesus Cristo tinha em mente a Samaria e os confins da Terra, porque estava a sua espera a mulher samaritana (João 4.7).



Conclusão

Em Mateus 8. 11 se diz: ”Mas eu vos digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no Reino dos céus”. Essa expressão nos mostra que Deus não esta fazendo diferenças de cultura, raça, cor, língua ou qualquer outra diferença, Ele quer que todos se se rendam a sua soberania e adorem a Ele de todo o seu coração. E nós como seus verdadeiros discípulos devemos levar a sua mensagem de amor e paz por todos os lugares da Terra, seja ela Islâmica, Judia, Budista, Espírita, Hinduísta. Que Deus nos ajude a efetuar o seu ide por todo mundo ensinado e batizado em nome do Pai, do Filho e Espírito Santo. Que a Paz de nosso Senhor seja com os irmãos.

Comentários