Pesquisa

Lição 9ª - A Oração e a Vontade de Deus

O comentarista dessa quinta lição é o nosso irmão Flávio.

Por coincidência, essa também é a nona vez que o irmão Flávio comenta uma lição nesse blog. Quer ver os outros oito comentários? Então acesse:


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/10/licao-5-orando-como-jesus-ensinou.html [Orando Como Jesus Ensinou]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/09/licao-13-missao-profetica-da-igreja.html [A Missão Profética da Igreja"]



http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/08/licao-9-jesus-o-cumprimento-profetico.html ["O Cumprimento Profético do Antigo Pacto"]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/07/licao-5-autenticidade-da-profecia.html ["A Autencidade da Profecia]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/06/licao-10-o-valor-da-temperanca.html ["O valor da Temperança"]

http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/03/licao-10-defesa-da-autoridade.html ["A Defesa da Autoridade Apostólica de Paulo"]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/01/4-licao-gloria-das-duas-aliancas.html ["A Glória das Duas Alianças"]



http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/04/2-licao-os-perigos-do-desvio-espiritual.html ["Os perigos do desvio espiritual"]





Escrito por Flávio José Pereira, professor da classe dos senhores



INTRODUÇÃO



Ter vida intima com Deus me parece que não é para todos. Muitos estão quebrando a cara por não conhecer a vontade de Deus em suas vidas. Sabemos a vontade de Deus na vida da igreja, a palavra de Deus mostra o futuro dela, mas em particular a minha vida, o que Deus quer de mim, vemos nas Escrituras que Jeremias estava sendo preparado para o sacerdócio, porém Deus o chamou para profeta, agora vou fazer uma pergunta: O que Deus quer de você que não está escrito na Bíblia?



Para pedirmos algo a Deus precisamos conhecê-lo:


Deus, Ele é um Deus pessoal, tem sentimentos e quer se relacionar conosco, então devemos conhecê-lo como ele é. Em Oséias 6.3 fala que devemos prosseguir em conhecer o Senhor. E isto nos levará a adorá-lo como o Deus pessoal que estendeu uma “ponte” sobre o abismo que separava a sua essência infinita e ilimitada, da nossa, finita e limitada.


“Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, cujo nome é Santo: Em um alto e Santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos” (Isaías 57.15).

 
E o que Ele pede é que possamos guardar os seus mandamentos e seus preceitos, desta forma estaremos em contato com o Rei da Gloria mantendo um relacionamento mais íntimo. Você só pede algo muito importante a alguém se conhecê-lo intimamente, além disso, um crente fiel que busca agradar ao Senhor através de uma vida santa e dedicada ao seu Reino, naturalmente desfrutará da vontade de Deus, pois é impossível que alguém possa ser tão íntimo dEle e estar fora da sua vontade.



Passamos a conhecê-lo, o que podemos pedir e como pedir?


Passamos a conhecer o Senhor agora vamos ver como devemos pedir.


A palavra diz que não sabemos pedir como convém “e da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; por que não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8.26). O problema de algumas pessoas são as orações egoístas, só pensam em si mesmo e esquecem que nós devemos orar pelos nossos irmãos em todas as situações: os enfermos, os desempregados, os perseguidos, os angustiados e aqueles que estão nas redes de Satanás, nas drogas, prostituição, na violência, nos hospitais psiquiátricos.


Não podemos esquecer-nos do próximo, para cumprimos a lei do Senhor. Diz o apóstolo em Romanos 13.8: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei”.


Outros estão mais preocupados por posição sociais, com interesse em honras, dinheiro, fama, em uma posição social elevada. Nisso satisfazem os seus desejos pecaminosos. “E todo aquele que luta de tudo abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível” (I Coríntios 9.25).


E os hipócritas que mostram a aparência de piedade.


Vemos três tipos de pessoas que em suas orações esperam ter retorno de Deus, não sabem, porém, que Deus repugna tais atitudes, estas pessoas tem que mudar de atitude ou talvez nascer de novo para que Deus atenda suas orações. Muitas delas deixam a igreja por orações que não foram atendidas, dizem: “Deus não me ouve”. Em vez de se auto-avaliar, e não percebem que estão agindo errado. Com certeza o erro não é de Deus. Deus não erra, Ele é perfeito. Com o coração sincero, reconhecendo o Deus criador de todas as coisas, com certeza Ele nos ouvirar, como ouviu o povo no Egito, e outros personagens da Bíblia.



Deus atende as orações


Muitos homens de Deus suplicaram a sua atenção. Davi quando estava sendo perseguido pelo próprio filho Absalão (II Samuel 15.13) suplicou a Deus em oração pelo seu perdão e teve a resposta de Deus e o perdão (Salmos 51.1-4).


A oração que podemos dizer, foi a única oração sabia anunciada na Bíblia, foi do rei Salomão que pediu pelo seu povo e não para si mesmo e com isso teve de Deus a resposta (I Reis 4.29).


A oração de glorificação a Deus fez o profeta Elias, que glorificou a Deus diante de seu povo, e mostrando as nações o poder do Deus de Israel destruído os profetas de Baal, o desejo de Elias era que o nome do Senhor fosse reconhecido e aclamado. Se o povo de Deus andar em seus caminhos, com certeza Ele atenderá as suas orações, está escrito:


“Eis que eu envio um anjo di ante de ti, para que te guarde neste caminho e te leve ao lugar que te tenho aparelhado. Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebelião; porque o meu nome está nele. Mas, se diligentemente ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários” (Êxodo 23.20-22).

 

Se tudo for feito com sinceridade de um coração contrito com o Deus vivo, Ele não nos desamparará: “E servireis ao Senhor, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de ti as enfermidades. Não haverá alguma que aborte, nem estéril na tua terra; o número dos teus dias cumprirei” (Êxodo 23.25-26). Então, vale apena suplicar a este Deus tremendo.



Conclusão


O segredo para uma oração eficaz esta nas tuas mãos. Você pode manter uma vida de santidade diante de Deus. Você pode consagrar a sua vida a Ele. Você pode ser sincero com Deus e cultivar um relacionamento íntimo e sincero com o Senhor. Pois bem, você terá as suas orações respondidas se os teus pedidos estiverem no coração de Deus “E esta é a confiança que temos nele; que, se pedimos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançaremos as petições que fizemos” (João 5.14-15). Então estais esperando o quê crente? Pedi.

Comentários